Golden Retriever

Obediente, inteligente, amável, amigo e confiável.
CBKC - Grupo 8
Cão bem estruturado, de porte vigoroso, cuja andadura é segura e regular. Muito sociável, lembra um Labrador, só que com pelos compridos.
Também conhecido como: Golden,

Informações Gerais

Ativo e vigoroso, o Golden Retriever é brilhante caçador rústico e polivalente, dotado de excelente faro. Inteligente, e revelou-se também um belo cão-guia para cegos e de ajuda a deficientes motores, assim como guardião competente. Calmo, doce, equilibrado e afetuoso, gentil e muito paciente com crianças, o Golden Retriever é muito apreciado como animal de companhia. Para seu equilíbrio, é essencial que possa gastar as energias, inclusive praticando natação.

Muito sensível, o Golden Retriever deve ser instruído muito cedo, com doçura, e não “adestrado”. É um cão dócil e muito sociável. O conjunto de suas qualidades de trabalho e suas excelentes disposições para a vida em família lhe asseguram sucesso internacional, atualmente não distante do sucesso do Labrador.

Pergunte a qualquer um sobre a característica que define o Golden Retriever, e a resposta que você sempre vai ser sobe seu temperamento. A principal característica da raça Golden é a sua delicadeza e natureza ansiosa de agradar. Ele anseia por afeto e vai buscá-la té mesmo com estranhos, bem como com sua própria família.

Goldens são adaptáveis a situações ​​e pessoas, e essas características estão no topo da lista das razões que as pessoas gostam deles. Infelizmente, a popularidade da raça fez com que pessoas irresponsáveis começassem a reprodução de Goldens sem qualquer tentativa de manter a sua doce e suave disposição. Timidez e agressão são resultados de cruzamentos descuidados, levando o cão a ter medo acessivo e consequentemente morder ou não ser tão amigável com as pessoas e outros cães.

Goldens têm tendencias de gostar de todo mundo, seu maneira de demonstrar isso se traduz em saltar como uma forma de saudação. Treinamento básico de obediência começando cedo é uma obrigação para estes cães grandes e barulhentos. Felizmente, Goldens são muito fáceis de treinar, e um pequeno investimento de tempo quando o cão é jovem vai valer a pena quando ele estiver maduro.

Se não forem treinados, socializados e se não se exercitarem diariamente, a exuberância e boa índole do Goldens – especialmente quando adolescentes e jovens adultos – pode ser esmagadora, e até mesmo assustador para crianças pequenas, apesar das melhores intenções do cão tentando ser simpático. Escolha um de Golden como um cão para sua família somente se você estiver disposto a vigiar as crianças e o cão quando eles estão juntos.

O perfeito Golden Retriever é um produto de seu ambiente e criação. Se você quer um Golden bem educado, obediente e companheiro, ensine seu cão com se portar. Ele depende de sua instrução para se tornar um cão agradável.

Expectativa de vida

Expectativa
Mínima
10 anos
Expectativa
Máxima
12 anos

Altura

Altura
Mínima
51
cm
Altura
Máxima
61
cm

Peso

Peso
Mínimo
25
kg
Peso
Máximo
32
kg

Características

Adaptabilidade
Nível de afeição
Bom para apartamento
Tendência de latir
Amigável com gatos
Amigável com crianças
Amigável com cães
Necessidade de exercícios
Espaço necessário
Tosa
Problemas de saúde
Inteligência
Gosto por brincadeiras
Queda de pelo
Necessidade social
Amigável com estranhos
Territorialista
Facilidade de treinamento
Cão de guarda
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor

Origem do Golden Retriever

País: Reino Unido

O Golden Retriever resultaria da união, de fins do século XIX, entre um macho Retriever de pelo achatado com uma fêmea Tweed Water Spaniel, raça atualmente desaparecida, e também do cruzamento com o Terra Noa e o Setter Islandês. Se a raça era ainda variável, os criadores ingleses fizeram uma seleção que resultou no Golden Retriever que conhecemos atualmente. O objetivo deles era antes de tudo melhorar sua capacidade de erguer a caça na água.

Por muitos anos, havia uma lenda que Golden Retrievers eram descendentes de cães pastores russos comprados de um circo. Na verdade, a raça foi desenvolvida na Escócia, na propriedade serrana de Sir Dudley Majoribanks, mais tarde conhecido como Senhor Tweedmouth.

Tweedmouth, como muitos da nobreza do seus dias, criava animais de todos os tipos, tentando aperfeiçoar raças diferentes. Os registros de criação de Tweedmouth 1835 – 1890 mostrar o que ele estava apontando para o Golden: Um talentoso Retriever – Tweedmouth era um caçador ávido de aves aquáticas – com um nariz excelente, que seria mais atento ao seu companheiro humano de caça do que os Setters e Spaniels usados para recuperar a caça. Ele também queria que o cão fosse leal e bem-humorado em casa.

Ele começou com um cachorro amarelo chamado Nous , que Tweedmouth havia comprado de um sapateiro perto de Brighton em 1865. Tweedmouth deu preferencia aos cães amarelos, e Nous – cujo nome significa sabedoria  – foi o único filhote amarelo no meio uma massa de Retrievers Wavy de pelos pretos.

Tweedmouth levou Nous para casa, na Escócia, e em 1868 e 1871, ele já tinha Belle, uma Tweed Water Spaniel. Tweed Water Spaniels (agora extinta) eram conhecidos por serem Retrievers ansiosos no campo de caça, e excepcionalmente calmos e leais em casa  –  características que você encontrará nos Golden Retrievers de hoje.

Nous e  os  descendentes de Belle foram cruzados com retrievers  de pelo duro e liso, Tweed Water Spaniel e um Setter vermelho. Tweedmouth mantinha principalmente os filhotes amarelos para continuar o seu programa de melhoramento, e deu os outros a amigos e parentes.

Não surpreendentemente, os cães de Tweedmouth atrairam primeiro a atenção por suas habilidades no campo de caça. Um dos mais conhecidos foi Don de Gerwyn, tinha o pelo cor fígado, venceu o International Gundog League em 1904.

O Kennel Club, na Inglaterra reconheceu oficialmente o Golden Retriever como uma raça distinta em 1911. Naquela época, eles foram classificados como “Retriever –  amarelo ou dourado”. Em 1920, o nome da raça foi mudado oficialmente ao Golden Retriever. O American Kennel Club reconheceu a raça em 1932.

mostrar mais

Curiosidades sobre o Golden Retriever

– Eles pegam as coisas com a boca de uma forma tão delicada que podem levar até dois ou três ovos crus sem quebrá-los;

– Liberty, um presente do presidente Gerald Ford para sua filha Susan, fazia companhia ao presidente na Casa Branca e nadava na piscina do Camp David;

– O Golden Retriever tem um revestimento duplo denso repelente a água que vem em vários tons de dourado;

– Goldens geralmente têm ninhadas de seis a oito filhotes;

– O presidente Ronald Reagan também foi tutor de um Golden Retriever;

– Os Golden Retrievers  são comumente treinados para vários trabalhos, como cães-guia, animais de terapia, bem como busca e resgate;

– Existem três tipos de Golden Retrievers que variam em cor e tamanho, são eles: americano, britânico e canadense.

Cuidados e Bem Estar

Golden Retrievers são feitos para a ação, dar amor e fazer traquinagens ao ar livre. Se você gosta de caminhar ou correr, o seu Golden terá o maior prazer em acompanhá-lo. E se você sentir vontade de jogar uma bola no quintal, eles seriam mais do que feliz para acompanhá-lo.

Faça caminhadas de 20-30 minutos ou exercícios vigoroso duas vezes por dia para mantê-los com uma postura madura quando ele está dentro de casa. Se não fizerem atividades físicas  pode levar a problemas de comportamento .

Como outra raça de retriever, Goldens são naturalmente “empolgados”, e ficam felizes quando têm algo que possa levar em suas bocas: como uma bola, brinquedo macio , jornal, ou melhor de tudo, uma meia fedorenta.

A espessa camada de pelos do Golden significa que precisa de muitos cuidados. A escovação diária é recomendado para evitar o embaraço, e uma vez por semana é o mínimo requerido. Seu Golden também vai precisar de um banho pelo menos uma vez por mês, ou com mais freqüência, para mantê-lo com boa aparência e cheiroso.

Como a maioria dos retrievers, Goldens adoram água. Quando o seu Golden ficar molhado – e vai ser com uma certa frequência se ele tiver a chance – é bom um banho completo em água doce para remover o cloro, sal ou sujeiras que podem ficar de rios ou lagos na sua pele, de preferencia antes dele ficar seco porque isso pode prejudicar o pelo. Mantenha seus ouvidos secos para evitar infecções, e use um limpador de orelha recomendado pelo seu veterinário depois que dele nadar. Ouvidos é um ambiente acolhedor para bacterias e fungos por ser escuro e úmido –  como se molham muito, os Golden Retriviers  são propensos a infecções de ouvido. Seus ouvidos deve ser verificados semanalmente se tem vermelhidão ou um odor ruim, o que pode indicar uma infecção.

Escovar os dentes do seu Golden, pelo menos, duas ou três vezes por semana para remover a formação de tártaro e as bactérias que se escondem no seu interior. A escovação diária é ainda melhor se você quiser prevenir doenças da gengiva e mau hálito.

Cortar as unhas uma ou duas vezes por mês. Unhas aparadas mantém as patas em boas condições de saúde. Mas cuidado, as patas têm vasos sanguíneos, se você cortar demais pode causar sangramento –  e seu cão pode não cooperar na próxima vez. Então, se você não tem experiência em aparar as unhas do cão, peça a um veterinário ou tosador.

Sua alimentação deve ser balanceada com quantidades regulares de 2 a 3 xícaras de alimento seco de alta qualidade por dia, dividido em duas refeições. Mantenha o seu Golden em boa forma, medindo sua comida e alimentá-lo duas vezes por dia em vez de deixar comida a disposição dele o dia todo.

Predisposição à Doenças: Catarata, atrofia progressiva da retina, displasia do cotovelo e displasia da anca.

Aparência física

O crânio é lago, o focinho potente, e as mandíbulas são fortes. Os olhos, escuros, e bem afastados, tem olhar doce. As orelhas, triangulares e de comprimento médio, são caídas. O peito é bem descido. Os membros são musculosos. O dorso é reto, os quadris, curtos, fortes e musculosos. Os joelhos são bem angulares; os jarretes, bem descidos, são retos; e as patas, arredondadas. A cauda implantada e mantida no nível do dorso, alcança o jarrete. Ela não se enrola na extremidade.

Pelagem do Golden Retriever

Liso ou ondulado, bem franjado. Subpelo denso e resistente às intempéries.

Cor da pelagem

Qualquer tom de dourado ou creme.

Filhotes

Impor limites de maneira afetuosa e com firmeza, sem brutalidade, é a melhor forma de cria-lo. É normal os cachorros perseguirem e mordiscarem durante uma brincadeira, e aí você precisa ensinar ao filhote de Golden como agir com uma crianças, bem como ensinar as crianças como brincar corretamente com o cão.  No caso do Golden, nos anos de “adolescente” que pode começar aos seis meses e continuar até que o cão complete dois ou três anos de idade, comece a treinar cedo, seja paciente e perseverante, e um dia você vai ver que você vive com um grande cão.

Estes cães crescem muito rapidamente entre a idade de quatro e sete meses, tornando-os suscetíveis a doenças ósseas. Agora, tudo o que foi dito, é importante ter calma com os exercícios nos dois primeiros anos de vida de um filhote de Golden. Suas articulações ainda estão em formação nesses dois primeiros anos, e exercício pesado pode danificá-las. Leve-o para nadar, passeios na grama ou outras superfícies macias e fazer caminhadas rápidas, mas não inicie qualquer prática que exija muito dele como acompanhar você enquanto anda de bicicleta, subidas íngremes ou descidas, ou atividades que exigem salto até que ele atinja a maturidade física completa aos dois anos de idade .

Preço

R$ 1.200 a R$ 4.500

Perguntas frequentes

O Golden Retriever pode viver em apartamentos ou espaços pequenos?

São cães muito ativos que precisam de muito espaço para se exercitar, incluindo espaços com água. São calmos dentro de casa, mas por suas necessidades de exercícios são mais indicados para lugares onde possa correr e se divertir bastante.

O Golden Retriever é recomendado para crianças?

O amável Golden Retriever não se incomoda com barulho e agitação das crianças –  na verdade, ele gosta exatamente disso. Ele é um cão grande, forte e ele pode facilmente derrubar uma criança pequena acidentalmente, mas é muito paciente e amigável.

O Golden Retriever pode ficar sozinho em casa?

Ele suporta mal a solidão. Qualquer cão, mesmo um Golden, pode desenvolver níveis detestáveis ​​de latido, mania de cavar, roubar comida e outros comportamentos indesejáveis ​​quando entediado ou quando se sente solitário.

O Golden Retriever late muito?

Geralmente late pouco. Em momentos de alegria pode expressar com latidos, mas costumeiramente não são barulhentos nesse sentido.

O Golden Retriever solta muito pelo?

Golden Retrievers solta pelo moderadamente no inverno e no verão, e fortemente na primavera e no outono. Se você vive com um Golden, você vai precisar se adaptar a uma certa quantidade de pelos em sua casa e em sua roupa. A escovação vai diminuir bastante a queda de pelos.

Fotos doGolden Retriever

Raças similares aoGolden Retriever

Cão de Água Português

Ardente, voluntarioso e altivo, sóbrio e resistente à fadiga.

Chesapeake Bay Retriever

Disposto, alegre, brilhante, inteligente e tranquilo.

Cocker Spaniel Americano

Ele é brincalhão, alerta e ativo,

Labrador Retriever

De natureza amigável, sem nenhum traço de agressividade ou de timidez.

Explore outrasRaças

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.