Grande Boiadeiro Suiço

Calmo, gentil, alerta, e divertido.
CBKC - Grupo 2
Cão grande, delicado e descontraído foi criado para proteção. Só atinge a maturidade com quatro ou cinco anos de idade, o Boiadeiro Suíço é confiante e nasceu para ser um cão de guarda.
Também conhecido como: Greater Swiss Mountain Dog, Grosser Schweizer Sennenhund

Informações Gerais

Obediente e confiável, o Grande Boadeiro Suíço é facil de ser adestrado. Por isso, a ele são destinados múltiplas tarefas; vigia bois, puxa pesadas cargas ou guarda fazendas e casas. Seu físico impressionante e sua voz grave são suficientes para afastar intrusos. É melhor educá-los muito cedo e com firmeza, mas sem violência, do contrário será difícil dominá-lo na idade adulta. Alerta, amigável e fiel. bem como muito protetor com  crianças, o Grande Boiadeiro Suíço é também um cão de companhia muito apreciado.

Quando ele for apropriadamente socializado e treinado, o adulto Grande Boiadeiro Suíço é calmo e devotado à sua família. Por causa de sua herança como uma raça de trabalho, o Boiadeiro é auto confiante, mesmo em face de situações inusitadas ou na presença de pessoas que não conhece Ele não deve ser tímido ou agressivo para com estranhos ou outros cães. Podem, no entanto, perseguir gatos ou outros animais, e seu instinto de pastoreio pode falar mais alto em relação a  criança. Ensine que uma criança não faz parte do rebanho.

A Suíça tem quatro variedades de cães de fazenda, e o Grande Boiadeiro Suiçocão (muitas vezes apelidado de Swissy), é o maior. Na fazenda, seus trabalhos incluíam guarda e pastoreio de gado e puxando carros carregados com leite e queijos. Esta é uma raça gigante. Ele tem muitas qualidades, incluindo uma natureza alerta que faz dele um excelente cão de guarda. Nos dias de hoje, Grande Boiadeiro Suíço é principalmente um cão de companhia da família, amado por ser gentil e ter um temperamento tranquilo.

Expectativa de vida

Expectativa
Mínima
7 anos
Expectativa
Máxima
9 anos

Altura

Altura
Mínima
60
cm
Altura
Máxima
68
cm

Peso

Peso
Mínimo
35
kg
Peso
Máximo
40
kg

Características

Adaptabilidade
Nível de afeição
Bom para apartamento
Tendência de latir
Amigável com gatos
Amigável com crianças
Amigável com cães
Necessidade de exercícios
Espaço necessário
Tosa
Problemas de saúde
Inteligência
Gosto por brincadeiras
Queda de pelo
Necessidade social
Amigável com estranhos
Territorialista
Facilidade de treinamento
Cão de guarda
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor

Origem do Grande Boiadeiro Suiço

País: Suíça

No fim da Idade Média, o Grande Boiadeiro acompanhava os confederados suíços nos combates. Em 1489, ele praticamente desapareceu. Foi um cinólogo suíço quem finalmente fixou a raça, por volta de 1905. Essa raça foi utilizada para desenvolver as raças São Bernardo e Rottweiler.

O Grande Boiadeiro Suíço é considerada uma das mais raças mais antigas de cães da Suíça. Existem várias teorias quanto às origens do Swissy. O mais popular é que ele é descendente de cães de grande porte, semelhante ao Mastiff que foram trazidos para os Alpes na invasão das legiões romanas.

Antepassados ​​do Swissy trabalharam como cães de pastoreio e de guarda . O Swissy nesse período pode ter sido uma das raças mais populares na Suíça. Pelos anos 1900 no entanto, os números diminuíram, provavelmente porque seus empregos em fazendas tradicionais suíças foram assumidos por outras raças ou por máquinas.

Em 1908, um pesquisador canino chamado Albert Heim avistou dois cães em uma exposição do Swiss Kennel Club, ele logo reconheceu os cães como sendo grandes membros do tipo Sennenhund, uma família de quatro raças que inclui o Swissy. Preocupado com a possível instição da raça instou os criadores a não deixar que a raça morresse. Em 1910, o Swissy foi reconhecido pelo Swiss Kennel Club, e um clube da raça foi formado.

O Swissy permaneceu como uma raça de exclusividade européia até 1968, quando alguns foram importados para os Estados Unidos. O American Kennel Club reconheceu a raça em 1995.

mostrar mais

Curiosidades sobre o Grande Boiadeiro Suiço

– Apesar do tamanho e sua aparência que lembra um São Bernardo, o Boiadeiro Suíço não baba;

– Foi uma das primeiras raças a trabalhar em fazendas na Suíça por causa de sua força e habilidade;

– Como muitos fazendeiros não tinham recursos suficientes para comprar cavalos que ajudassem nos trabalho nas fazendas o Grande Boiadeiro Suíço foi a opção mais barata e que dava conta do serviço. Assim ficou conhecido como “cavalo de pobre”;

– O Grande Boiadeiro Suíço vai alertá-lo da aproximação de estranhos com seu latido alto e forte até que alguém vá verificar o que há de errado;

– São delicados e cuidadosos com crianças podendo até serem “contratados” com babás.

Cuidados e Bem Estar

Com sua herança suíça, esta raça é naturalmente adaptada para climas frios, e ele gosta de brincar na neve. O lado negativo é que ele é propenso a insolação. Não deixe que ele se exercite demais em horários que o sol estiver muito quente; durante períodos quentes, limitar as suas saídas pela manhã cedo ou à noite. Durante o calor do dia, mantê-lo dentro de casa com ventiladores ou ar condicionado. Se ele precisar ficar fora por algum motivo, certifique-se de que ele tenha sombra e, claro, muita água.

Os cuidados com o pelo de um Swissy não são muito complicados – o pelo curto é de fácil manutenção e a raça é naturalmente limpa. Escovar uma ou duas vezes por semana , além de um banho quando necessário (geralmente a cada mês ou próximo disso) com um shampoo suave para cão será o suficiente para manter o Swissy com boa aparência.  Escove-o com uma escova de borracha ou uma luva para remover pelos mortos e distribuir a oleosidade da pele que mantem o pelo brilhoso.

Escovar os dentes do seu Swissy pelo menos duas ou três vezes por semana para remover a formação de tártaro e as bactérias que se escondem no seu interior. A escovação diária é ainda melhor se você quiser prevenir doenças da gengiva e mau hálito.

Apare as unhas uma ou duas vezes por mês. As unhas têm vasos sanguíneos cuidado para não cortar muito curto e provocar um sangramento. Isso vai ser traumático para você e seu cão, que provavelmente na próxima vez não vai colaborar muito. Então, se você não tem experiência em aparar as unhas do cão, peça a um veterinário ou tosador para ajudar.

Os ouvidos devem ser verificados semanalmente se há vermelhidão ou um odor ruim, o que pode indicar uma infecção. Quando você verificar as orelhas do seu cão, aproveite e limpe-os com uma bola de algodão umedecido com um produto suave de pH equilibradoincado por seu veterinário. Ouvido limpo ajuda a prevenir infecções. Não insira nada dentro do canal auditivo;apenas limpe o ouvido externo.

Comece a acostumar o seu Grande Boiadeiro Suíço desde filhote com esses cuidados, assim quanto estiver crescido já vai aceitar com tranquilidade a escovação, corte de unhas e exames.

Verifique se há feridas, erupções cutâneas, ou sinais de infecção, tais como vermelhidão, sensibilidade, ou inflamação na pele, no focinho, boca e olhos, e nas patas. Os olhos devem ser claros, sem vermelhidão ou secreção. Seu exame cuidadoso semanal vai ajudar a detectar potenciais problemas de saúde mais cedo.

Na parte de alimentação seja cuidadoso com a qualidade de ração que você dar para seu cão. Sempre compre ração de qualidade que realmente garanta a nutrição necessária. A quantidade recomendada é de 4 a 5 xícaras de alimento seco de alta qualidade por dia, dividido em duas refeições. Nunca deixe comida sobrando na vasilha do seu cão.

Predisposição à Doenças: Displasia da anca, torção gástrica, torção do baço e luxação patelar.

Aparência física

O Grande Boiadeiro Suíço tem a cabeça forte, sem ser pesada, com crânio largo e achatado; orelhas medianas em triângulo, que caem achatadas quando em situação de descanso. Os lábios (beiçada(, apertados, escondem potentes mandíbulas. Os olhos, de tamanho médio e cor de avelã ou marro, tem expressão alerta e gentil. O quadris são largos e fortes; a garupa, comprida; e o peito, amplo e profundo. Quando em situação de descanso, a cauda pende até o jarrete; ela se endireita na ação. Cortam-se os esporões dos membros posteriores pouco tempo após o nascimento, exceto nos países onde alei proíbe essa prática.

Pelagem do Grande Boiadeiro Suiço

Pelo de cobertura apertado e de comprimento médio, é dotado de uma capa densa.

Cor da pelagem

Pode ser cinza-escuro ao preto. Ela é tricolor: fundo preto com fogo vermelho-castanho simétrico e marcas brancas.

Filhotes

Os filhotes são extremamente ativos, barulhentos e indisciplinados, por isso ele pode não ser uma boa aquisição para uma família com crianças pequenas. Seu treinamento precisa ser iniciado muito cedo. O Boiadeiro Suíço demora a amadurecer, isso significa que o Swissy não é muito fácil de ser treinado e não aprende tão rapidamente quanto algumas raças.

Como qualquer cão, os filhotes do Swissy são mastigadores inveterados e por causa de seu tamanho pode facilmente causar mais danos do que cachorros de outras raças. Eles são propensos a ingerir itens como meias e outros panos, resultando em visitas ao veterinário ou até mesmo cirurgia para bloqueios intestinais.

Não espere até que ele esteja com seis meses de idade para começar o treinamento, ou você vai ter um cão mais obstinado de se lidar. Levar o filhote para uma classe de jardim de infância quando ele tiver de 10 a 12 semanas de idade é uma boa ideia, para que você possa começar a construir uma forte relação de trabalho e socializá-lo.

Swissy cresce rapidamente entre as idades de quatro e sete meses, tornando-os suscetíveis a doenças ósseas e lesões.

Preço

R$ 2.000 a R$ 2.500

Perguntas frequentes

O Grande Boiadeiro Suiço pode viver em apartamentos ou espaços pequenos?

A vida em apartamento não lhe convém de forma nenhuma, pois ele precisa de grandes espaços para se desenvolver.

O Grande Boiadeiro Suiço é recomendado para crianças?

O Swissy adora a atenção e companhia de crianças se ele foi acostumado desde novinho, e as crianças devem ser ensinadas a tratar o cão com cuidado e respeito. No entanto, as crianças nunca devem ser deixadas sem vigilância com qualquer cão. Mesmo que o Swissy seja muito tranquilo este é um cão grande, forte, e pode facilmente derrubar uma criança pequena por acidente. Tal como acontece com todas as raças, você deve sempre ensinar as crianças a se aproximarem de maneira correta de um cão.

O Grande Boiadeiro Suiço pode ficar sozinho em casa?

Um cão ansioso, pode ser muito destrutivo, latindo, grunhindo, mastigando, e pode causar prejuízos. Nunca deixe seu Grande Boiadeiro sozinho por longo períodos.

O Grande Boiadeiro Suiço late muito?

Tem uma grande tendência a latir e seu latido é alto e potente. Isso pode ser problema se você tiver vizinhos muito próximos.

O Grande Boiadeiro Suiço solta muito pelo?

Solta pelo durante o ano inteiro ficando mais intenso na primavera e no outono. Escovações frequentes vão ajudar a diminuir essa queda de pelos.

Fotos doGrande Boiadeiro Suiço

Raças similares aoGrande Boiadeiro Suiço

Doberman

Cão afetuoso mas de forte personalidade

Terra Nova

Meigo e calmo

Buldogue Inglês

Muito sensível e afetuoso

Pinscher Miniatura

Cheio de segurança e vivo.

Explore outrasRaças

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.