Husky Siberiano

Amigável, gentil, atento, expansivo e independente.
CBKC - Grupo 5
Não demonstra as qualidades possessivas de um cão de guarda, e tampouco é desconfiado com estranhos ou agressivo com outros cães. Algumas atitudes de reserva e dignidade podem ser
esperadas de um cão adulto. Sua inteligência, docilidade e disposição o tornam um
companheiro agradável e um cão sempre disposto ao trabalho.
Também conhecido como: Siberian Husky, Husky.

Informações Gerais

Inteligente e gentil, o Husky Siberiano é alerta e sociável. Ele também é de uma natureza muito independente, fujona e caçadora. Dócil em alguns momentos, o Husky Siberiano tende a esquecer seu adestramento em mais de uma ocasião. É um cão adorável, muito asseado e que gosta de crianças, tem muita energia especialmente quando jovem, sendo pouco recomendada a vida em apartamento. Deve ser exercitado física e mentalmente. Talhado para a vida ao ar livre, o Husky gosta de dormir fora de casa. Não é um cão de guarda e é necessário ensiná-lo a viver sozinho ainda muito cedo. Mais do que latir, ele tem a particularidade de uivar. Esse cão nórdico adapta-se bem ao clima temperado.

Huskies Siberianos são cães de carga, e eles precisam de um proprietário que seja o líder da matilha. Isso torna o treinamento mais fácil, porque você vai achar que seu cão te respeita, mas não se surpreenda se ele testar os limites da sua posição na matilha e tentar assumir o controle de tempos em tempos. Quando isso acontece, é importante não ser agressivo com ele. Afirmar-se como líder – não por assédio moral ou violência – mas confirmando as regras do “jogo”, com clareza e coerência. Fazendo seu cão esperar para comer é uma das melhores maneiras de estabelecer o seu papel de liderança.

Huskies Siberianos atiçam a imaginação das pessoas, bem como artistas, escritores e produtores de cinema, com seus olhar atraentes e talento inspirador. Este cão de médio porte de trabalho possui o poder e capacidade atléticas. Desenvolvido pela primeira vez como cães de trenó – alguns ainda são usados ​​neste trabalho – Huskies são cães notáveis ​​- e sua capacidade de aprender é impressionante.

Muitos têm se encantado com a natureza amorosa,  selvagem e orgulhosa dos Huskies, mas desconhecem exatamente o que esta raça realmente gosta. Esta não é uma raça para todos. Sua beleza muitas vezes leva as pessoas a comprá-los, sem saber de seus traços difíceis de se lidar, o que torna muitos Huskies Siberianos os principais candidatos para abrigos.

A crescente popularidade da raça atraiu criadores de fundo de quintal que não sabem sobre a reprodução correta para um bom temperamento. Isto tem efeitos adversos sobre a raça em geral e muitos dos traços negativos estão se tornando comuns nestes cães mal-criados, incluindo algumas características que não são normais para Huskies siberianos.

Se você conhecer todos os pontos positivos de seu temperamento,  sem dúvida alguma você vai chegar a conclusão que esta é uma raça incrível. Eles são inteligentes e independentes. Eles são afetuosos com todos, mas não ficam constantemente incomodando você por atenção. Eles não são conhecidos por serem agressivos e geralmente se dão bem com outros animais. Eles se dão bem com crianças e vai acolher a todos em sua casa – sim, até mesmo os intrusos.

No entanto, eles costumam usar esse intelecto notável para aprender coisas menos agradáveis ​​e não estão preocupados ou ansiosos em agradar seu tutor. Eles são extremamente difíceis de treinar , por isso os proprietários inciantes de cão ou pessoas tímidas devem escolher outras raças. Huskies se encaixar melhor com tutores auto confiantes, seguros de si e experientes em estabelecer regras e ser consistente.

Expectativa de vida

Expectativa
Mínima
12 anos
Expectativa
Máxima
15 anos

Altura

Altura
Mínima
51
cm
Altura
Máxima
60
cm

Peso

Peso
Mínimo
15
kg
Peso
Máximo
28
kg

Características

Adaptabilidade
Nível de afeição
Bom para apartamento
Tendência de latir
Amigável com gatos
Amigável com crianças
Amigável com cães
Necessidade de exercícios
Espaço necessário
Tosa
Problemas de saúde
Inteligência
Gosto por brincadeiras
Queda de pelo
Necessidade social
Amigável com estranhos
Territorialista
Facilidade de treinamento
Cão de guarda
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor

Origem do Husky Siberiano

País: Rússia

O Husky vem da região do rio Kolyma, na Sibéria do Norte, onde teria surgido há cerca de 2 mil anos. A raça foi desenvolvida e fixada por uma tribo seminômade, os Chuktii, para puxar trenós e pastorear o gado. Em 1909, um mercador de peles introduziu o Husky Siberiano no Canadá para fazê-lo participar de corridas de trenó. Incluído no grande sweepstake do Alasca, disputado sobre 650 km, a primeira atrelagem de Husky Siberiano se revelou notável e desde então seus descendentes não desmentiram as qualidades desse “puro- sangue” extremamente resistente, obstinado e ágil. Ganharam popularidade em 1925, quando de uma epidemia no Alasca, em que esses cães foram usados para levar remédios aos necessitados. Essa raça, a menor dos cães nórdicos, é também a mais rápida, e é essa notável velocidade que se procura nos muitos cruzamentos feitos para obter cães de trenó sempre mais produtivos.

Reconhecida oficialmente pelo American Kennel Club em 1930, a raça chegou à França somente em 1972. Desde então o Husky Siberiano desenvolveu-se sobremaneira naquele país, e os verdadeiros amadores o fazem participar de corridas de trenós.

mostrar mais

Curiosidades sobre o Husky Siberiano

– Do nordeste da Sibéria, foram desenvolvidos pelos Chukchis para puxar trenós;

– O uivo dos Huskies podem ser ouvidos até 16 km de distância;

– Suporta temperaturas baixíssimas e seu corpo é preparado para o ártico. Com patas peludas para isolar o frio e fortes para dar tração, possibilitando que cavem e se protejam dos ventos;

– Possui uma pelagem dupla tão densa que o protege do frio extremo, que já foi reportado a chegar até -30ºC;

– Eles têm a capacidade de controlar seu metabolismo para não gastar suas reservas de gordura e não ficarem fadigados. Os cientistas não entendem como conseguem fazer isso;

– Em 1925 uma epidemia de difteria iria matar muitas pessoas em um povoado muito distante e coberto de neve. O remédio não pode ir de avião. O trenó liderado pelo cão Baldo foi que levou o medicamento mesmo em situação de escuro total. Uma estatua foi feita em homenagem a Baldo e está no Central Park, em Nova York.

Cuidados e Bem Estar

Husky Siberianos precisam de exercício durante 30 a 60 minutos diariamente para mantê-los em boa forma e para não se tornar entediado.Eles são excelentes companheiros de jogos, mas não devem ser exercidos em no calor do dia. Surpreendentemente, eles precisam apenas de um quintal pequeno e seguro para gastar sua energia.

Huskies Siberianos precisam de uma ocupação para ficar felizes. Geralmente manter sua vida ativa através de caminhadas e outros esportes ao ar livre irá manter o Husky saudável, feliz e longe de problemas.

Como mencionado anteriormente, o treinamento é uma obrigação com esta raça e você pode querer investir em aulas mais avançados de obediência . Isso pode ser difícil para muitos proprietários e treinadores como a raça é muito inteligente e vai fazer a diferença entre aulas e casa.

Eles irão se comportar maravilhosamente na aula, seguindo todas as instruções e comandos, mas em casa eles podem mudar para o cão teimoso que roubou seu coração. Isso pode ser frustrante, mas você vai precisar de paciência, tempo e um pouco de persistência.

Verifique se o seu aspirador de pó está em bom estado porque você vai precisar para remover os pelos soltos pela casa inteira se você optar por um Husky Siberiano.

Huskies Siberianos são cães limpos e ele mesmo vai levar algum tempo para limpar-se – do memso jeito que um gato faz. Eles normalmente não emitem odor de cachorro e raramente precisam de banhos. A menos, claro, que eles mexam em algo nojento no quintal ou encontrem uma poça de água para pular dentro. Quando for tempo de banho , selecione um shampoo de alta qualidade para cães, o ideal é um que mantenha os óleos naturais da pele e pelagem do seu cão.

Escove os dentes do seu cão, pelo menos, duas ou três vezes por semana para remover o acúmulo de tártaro e as bactérias que se escondem no seu interior. A escovação diária é ainda melhor se você quiser prevenir doenças da gengiva e mau hálito.

Apare as unhas uma ou duas vezes por mês. As unhas têm vasos sanguíneos, e se você cortar demais pode causar sagramento – e seu cão pode não cooperar na próxima vez. Então, se você não tem experiência em aparar as unhas do cão, peça a um veterinário ou tosador.

Seus ouvidos devem ser verificados semanalmente se estão com vermelhidão ou um odor ruim, o que pode indicar uma infecção. Quando você verificar as orelhas do seu cão, limpe-as com uma bola de algodão umedecido com um produto suave e de pH equilibrado. Ouvido limpo para ajudar a prevenir infecções. Não insira nada dentro do canal auditivo; apenas limpar o ouvido externo.

Verifique se há feridas, erupções cutâneas, ou sinais de infecção, tais como vermelhidão, sensibilidade, ou inflamação na pele, no focinho, boca, olhos e patas. Os olhos devem ser claros, sem vermelhidão ou secreção. Seu exame cuidadoso semanal vai ajudar a detectar potenciais problemas de saúde mais cedo.

Sua alimentação deve ser controlada principalmente para ele entender que você manda na matilha. Não deixe comida a disposição do seu cão o dia inteiro. Determine os horários de duas refeições diárias nas quantidades recomendadas de 1,5 a 2 xícaras de alimento seco de alta qualidade por dia. Essa quantidade ode variar dependendo da estrutura do seu cão e do quanto ele se exercita.

Predisposição à Doenças: Alterações dermatológicas, oftalmológicas, ortopédicas (necrose asséptica da cabeça femoral, luxação patelar, displasia coxofemoral), hipozincemia, uretra ectópica.

Aparência física

O Husky Siberiano exibe crânio ligeiramente arredondado e ponta do focinho nem pontuda nem quadrada. As orelhas, medianas e eretas, são atapetadas, no interior, por pelo cerrado. Os olhos, castanhos ou azuis amendoados e ligeiramente dispostos em oblíquo, têm expressão viva e amigável. Os cães de olhos azuis são os mais apreciados; olhos vairões (um de cada cor) são admitidos, mas não desejados. O peito é profundo e forte, e os quadris, esticados e secos. O Husky Siberiano tem a pata típica de cão de neve, com pelos densos nos intervalos entre os dedos e solado muito sólido. A cauda, cerrada, é mantida em foice na garupa, quando o cão está atento, e baixa quando ele está em repouso ou no trabalho.

Pelagem do Husky Siberiano

A pelagem é composta de pelo de comprimento médio, reto e um tanto assentado, e de subpelagem macia

Cor da pelagem

Todas as cores são possíveis, desde o preto até o branco puro. É comum uma variedade de marcações na cabeça, incluindo muitas combinações não
encontradas em outras raças.

Filhotes

Se são adultos ativos imagine quando são filhotes. Precisam e muito exercício indicado para cada idade. Cuidado para não forçar demais seu filhote e ele acabar tendo problemas futuros .

Treine seu filhote logo muito cedo. Huskies são cães inteligentes mas muito obstinados. Faça do treinamento um tempo divertido e com recompensas de carinhos, elogios e petiscos. Jamais tente treinar seu filhote com ameaças ou violência.

Preço

R$ 800 a R$ 1.500

Perguntas frequentes

O Husky Siberiano pode viver em apartamentos ou espaços pequenos?

Eles não são animais de estimação ideais para apartamentos por causa do seu alto nível de energia.

O Husky Siberiano é recomendado para crianças?

Huskies  são ótimos animais de estimação para as famílias com crianças. Eles são muito pacientes com as crianças, mas como todos os outros cães, devem ser supervisionados quando perto de crianças pequenas.

O Husky Siberiano pode ficar sozinho em casa?

Esta raça de alta energia pode ser destrutiva dentro e fora de casa – especialmente quando entediado ou não faz  exercício suficiente. Eles vão demolir a casa se forem deixados sozinhos e já tem casos de comerem até parede de cimento

O Husky Siberiano late muito?

Huskies Siberianos não latem – essa é a boa notícia. A má notícia é que eles gostam de uivar, o que pode ser muito frustrante para os seus vizinhos. A menos que tenha um treinamento adequado.

O Husky Siberiano solta muito pelo?

Espere por um lote inteiro de pelos caindo – especialmente durante a primavera e o outono, quando eles mudam de pelos.

Fotos doHusky Siberiano

Raças similares aoHusky Siberiano

Basenji

Inteligente, independente e ativo

Malamute do Alasca

Sociável com os humanos, afetuoso e amigável.

Lulu da Pomerânia

Muito dócil, extrovertida, inteligente e vivaz.

Akita

Docil, leal e protetor

Explore outrasRaças

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.