maltes

Maltês

Inteligente, esperto e dócil
CBKC - Grupo 9
Com o pescoço ereto e seu manto branco, esse cão tem um belo porte.
Também conhecido como: Bichon Maltês

Informações Gerais

É uma raça gentil e sem medo, o maltês cumprimenta a todos como um amigo. Seu casaco branco glamuroso dá-lhe um olhar de nobreza altiva, mas as aparências enganam. Este é um cão enérgico e vigoroso que se destaca não só como um companheiro, mas também como um cão de terapia e concorrente em alguns competições para cachorro como agility, obedience, rally, e tracking. Mas acima de tudo, ele gosta de estar com seus donos.

Ao longo de sua longa história, o maltês tem recebido muitos nomes, tais como “Melitae Dog,” “Ye Ancient Dogge of Malta,” o “Roman Ladies Dog,” “The Comforter,” o “Spaniel Gentle,” o “Bichon,” o “Maltese Lion Dog,” e o “Maltese Terrier”. Hoje, ele é conhecido simplesmente como o Maltês.

Esta raça elegante de “cão de brinquedo” é famoso por seu pelo branco de seda que cobre seu corpo. Em linha reta e grosso, o revestimento cai até o chão. Muitos anos atrás, o Maltês veio em diversas cores, mas nos dias de hoje são sempre brancos. Ele parece flutuar sobre uma nuvem de pelos brancos. Por que ele não tem um sub-pelo, a queda de pelos é pouquíssima, e muitas pessoas consideram a raça ideal para quem tem alergias.

Mas o maltês é mais do que um lindo casaco branco. Completando o quadro tem um crânio ligeiramente arredondado, nariz preto, orelhas caídas, olhos pretos e alertas, pernas retas e curtas, e uma cauda graciosa. Ele é um doce, inteligente e dedicado aa sua família humana. E, como uma das menores das raças toy, ele é bem adequado para apartamentos ou condomínios . Onde quer que ele viva, o maltês é sensível ao seu ambiente e se torna um cão de guarda eficaz.

Embora pareça delicado e aristocrático, o Maltês pode ter uma grande quantidade de energia. Eles aprendem rapidamente se recompensados por seus esforços. Eles têm uma longa história como cães de companhia. Malteses exigem muita atenção humana e sofrem de ansiedade de separação.

Expectativa de vida

Expectativa
Mínima
15 anos
Expectativa
Máxima
18 anos

Altura

Altura
Mínima
20
cm
Altura
Máxima
25
cm

Peso

Peso
Mínimo
3
kg
Peso
Máximo
4
kg

Características

Adaptabilidade
Nível de afeição
Bom para apartamento
Tendência de latir
Amigável com gatos
Amigável com crianças
Amigável com cães
Necessidade de exercícios
Espaço necessário
Tosa
Problemas de saúde
Inteligência
Gosto por brincadeiras
Queda de pelo
Necessidade social
Amigável com estranhos
Territorialista
Facilidade de treinamento
Cão de guarda
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor

Origem do Maltês

País: Egipto

A origem do Maltês vem sem dúvida do Egito antigo, De fato, foi encontrada ali uma estatueta com representação de um Bichon de pelos achatados em um tumulo que data do reinado de Ramasés II. Esse cão também foi descrito pelo geógrafo grego Estrabão.

Seu nome não significa que ele é originário da ilha de Malta, porque o adjetivo “Maltês” vem da palavra semítica “màlat” que quer dizer refúgio ou porto. Os ancestrais deste pequeno cão viviam nos portos e cidades marítimas Centrais do Mediterrâneo onde caçavam camundongos e ratos que se encontravam em profusão nos armazéns dos portos e nos porões dos navios.

Na lista de cães existentes na época de Aristóteles (384- 322 A.C.) ele menciona uma pequena raça para o qual atribui o nome latino de “canes malitenses”. Este cão era conhecido na Roma Antiga; companheiro favorito das matronas, foi elogiado por Strabon, poeta latino do Primeiro Século A.D.. Representações do Maltês por numerosos pintores da Renascência mostram este pequeno cão nos salões da época, ao lado das belas damas daquele tempo.

Pode-se pensar que Bichon Maltês de hoje seja muito semelhante ao dos primórdios. Todavia, é ceto que ele sofreu cruzamentos  com outras raças nanicas, com o objetivo de diminuir seu tamanho e melhor alguns traços estéticos.

Criadores ingleses desenvolveram o Maltês como o conhecemos agora. Muitos dos Malteses  hoje nos Estados Unidos podem traçar sua herança de volta às importações inglesas. Malteses foram vistos pela primeira vez nos Estados Unidos no final dos ano 1800. Eles foram introduzidos a primeira vez nas exposições do Westminster Kennel Club na década de 1870.

O número de cães malteses registados pelo AKC cresceu muito lentamente até a década de 1950. Desde então, a raça tornou-se bastante popular. Malteses são uma das raças mais populares entre os espectadores em exposições de cães, e freqüentemente ganham no Toy Group. Eles também têm uma excelente reputação na competição “Best in Show”.

mostrar mais

Curiosidades sobre o Maltês

– Ele está presente na pintura da tapeçaria “A dama e o unicórnio”. Esse cão foi muito apreciado por grande figuras no decorrer dos séculos;

– O Maltês pequeno e doce é um dos favoritos de celebridades, incluindo Halle Berry, Heather Locklear, e Eva Longoria;

– Embora seu maltês vai querer agradá-lo, ele pode ser difícil de ser treinado;

–  Os egípcios e séculos depois muitos europeus, pensavam que o Maltês tinha a capacidade de curar as pessoas de doenças e colocavam um no travesseiro de uma pessoa doente. Isso inspirou um de seus nomes – “O Consolador”;

– Durante o reinado de Henrique VIII, o Maltês chegou nas Ilhas Britânicas. Até o final do século 16, o Maltês tinha se tornado um animal de estimação favorito para senhoras da nobreza e realeza;

– O cãozinho foi um dos favoritos da rainha Elizabeth I, Mary Queen of Scots, e Rainha Vitória;

– Numerosos pintores, incluindo Goya e Sir Joshua Reynolds, incluiu esses cães pequenos em seus retratos de mulheres bonitas.

Cuidados e Bem Estar

O Maltês pode desfrutar de um passeio regular ou brincadeira ao ar livre. Eles muitas vezes continuam brincalhões até na velhice. Eles não requerem uma grande quantidade de exercícios, não é preciso muito esforço para mantê-los em boa forma.  Malteses são definitivamente uma raça para domicílio e não toleram o calor ou frio extremos.

A glamuroso Maltês é um cão de alta manutenção. O maltês tem um casaco branco de seda único que deve ser cuidado diariamente com uma escova de pinos ou um pente de aço inoxidável para evitar ou remover qualquer emaranhados. Maltês que não é escovado regularmente, vai ter emaranhados e provavelmente terá que cortar o pelo bem curto, por que vai ser muito doloroso para pentear ou escovar.

Antes de você pentear ou escovar seu maltês, pulverize o pelo com uma mistura de condicionador diluído com água. Isso ajudará a proteger o pelo de quebra e evitar o acúmulo de estática.

Banhe seu maltês sempre que seu pelo começar a ficar acinzentado. Com os shampoos suaves para pets, você pode banhá-lo semanalmente, se você quiser, sem prejudicar seu pelo.

Antes de dar banho, pentear o pelo para remover todos os emaranhados. Usar um shampoo de branqueamento, seguido por um condicionador para cães com pelos longos. Enxágüe bem e, em seguida, enxaguar novamente para certificar-se de que você tenha removido todo o shampoo e condicionador. Use uma toalha para absorver umidade, tanto quanto possível, em seguida, secar o peloo até que esteja completamente seco.

Se tudo isso parece muito trabalhoso para você, então procure ajuda profissional que possa cuidar devidamente do pelo do seu Maltês. Claro, um maltês também precisa da mesma atenção básica como outros cães. Apare as unhas semanalmente, deixe curto o suficiente para que não fica batendo no chão, e escovar os dentes com freqüência com um creme dental aprovado para pets para uma boa saúde e hálito fresco.

Quantidade diária recomendada de alimento é de 1/4 a 1/2 xícara de alimento seco de alta qualidade por dia, dividido em duas refeições. Evite que seu Maltês fique acima do peso  medindo sua comida e alimentando-o duas vezes por dia em vez de deixar comida o tempo todo na vasilha.

Predisposição à Doenças: Luxação da patela, atrofia progressiva da retina, hipoglicemia e espirro reverso.

Aparência física

De tamanho pequeno, corpo alongado. Coberto por uma pelagem branca muito longa. Muito elegante com um distinto e orgulhoso porte da cabeça. Seu crânio é ligeiramente mais longo que o focinho. Olhos são abertos, de expressão viva e atenta, maiores do que se imagina; sua forma tende a ser redonda. Os olhos são inseridos em um plano quase frontal. Vistos de frente, não devem mostrar a esclerótica (o branco dos olhos); são de cor ocre escuro; a borda dos olhos são pretas.
O comprimento do tronco, da ponta do ombro à ponta da nádega é 38% maior que a altura na cernelha. Peito é amplo; descido abaixo dos cotovelos, com costelas pouco arqueadas. Sua cauda é inserida ao nível da garupa, espessa na raiz e fina na ponta.

Pelagem do Maltês

Denso, brilhante, lustroso, caindo pesadamente e de uma textura sedosa, muito longa sobre todo o corpo; reto sobre todo seu comprimento, sem sinal de ondulação ou caracol.
Sobre o tronco deve ser mais longo do que a altura da cernelha e cai pesadamente para o solo, como uma capa bem colocada sobre o tronco sem se abrir ou formar flocos ou mechas. Não tem subpelo. Na cabeça, o pelo é muito longo, como também, no focinho onde ele se mistura com o pelo da barba, também no crânio de onde ele cai até misturar com o pelo das orelhas. Na cauda, os pelos caem para trás de um
lado do corpo, quer dizer, sobre um dos flancos e sobre as coxas, de um comprimento que atinge os jarretes.

Cor da pelagem

Branco puro ou um pálido tom de marfim.

Filhotes

Como regra geral, espere até que seu filhote de cachorro Maltês tenha 8 meses de idade para fazer longas caminhadas com ele, porque seus ossos ainda estão em desenvolvimento. Deixe o seu cachorro brincar no seu próprio ritmo, em seu quintal fechado até que ele seja adulto.

Preço

R$ 1200 a R$ 4500

Perguntas frequentes

O Maltês pode viver em apartamentos ou espaços pequenos?

Muito indicado para apartamentos por causa do seu tamanho e seu temperamento dócil e gentil.

O Maltês é recomendado para crianças?

Pode não ser o cão ideal para famílias com crianças pequenas. O Maltes é uma raça pequena e pode ser facilmente ferido ou machucado se as brincadeiras forem muito pesadas, ou eles podem latir com uma criança em auto-defesa se assustado ou machucado. Eles também podem ser intolerantes com crianças quando mimados demais por seus tutores.

O Maltês pode ficar sozinho em casa?

Não é um cão para se deixar sozinho em casa já que ele se apega muito à seu tutor. Ele pode sofrer de ansiedade de separação.

O Maltês late muito?

Malteses tem tendencia a latir principalmente quando estão animados, para avisar de alguma estranho ou quando chega alguem na sua casa.

O Maltês solta muito pelo?

A queda de pelo é quase inexistente por ele ter somente uma camada de pelo.

Fotos doMaltês

Vídeos doMaltês

Cute Maltese Puppy Playing...

Maltese Puppy: Crate Training...

Maltese puppy playing www.sonshineacres.com 402-994-5505...

Lilica (Maltes) fazendo birra pra ir dormir......

Adestramento da Nina , uma maltês de apenas 4 meses...

NINA - TREINO PARA BUSCAR BRINQUEDOS - 1ª AULA, 1ª PARTE...

mostrar mais

Raças similares aoMaltês

king-charles

King Charles

Feliz, inteligente, reservado, gentil e afetuoso.

chihuahua

Chihuahua

Rápido, alerta, cheio de vida e muito corajoso.

papillon-

Papillon

Brincalhão, dócil, feliz, alerta e amigável

lhasa-apso-

Lhasa Apso

Alegre, seguro de si, alerta, estável e indiferente com estranhos.

Explore outrasRaças

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.


Copyright 2015 - Todos os direitos reservados à portaldodog.com.br