Pastor Australiano

Inteligente, dotado de bom temperamento, companheiro e leal
CBKC - Grupo 1
Cão muito ágil e sólido; as fêmeas são nitidamente menos maciças que os machos. Com uma disposição equilibrada, ele é naturalmente bom e raramente briguento. Pode ser um pouco reservado num encontro inicial.
Também conhecido como: Australian Sherperd, Aussies.

Informações Gerais

Esse cão de inteligência viva tem forte instinto para conduzir rebanho. Cheio de energia, o Australian Shepherd pode trabalhar o dia todo. Raramente se mostra briguento. De temperamento equilibrado, esse excelente companheiro é muito afetuoso e inteiramente devotado aos donos. Ele é reservado com estranhos.

Criado para ser agressivo com o gado, o Pastor Australiano pode e vai assumir o papel dominante na casa, se você não deixar claro para ele quem é o líder, mostrando firmeza e confiança. Isso os torna uma escolha não muito adequada para os tutores iniciantes ou tímidos.

O Pastor Australiano é super inteligente, versátil e energético. Este é um cão que pensa por si só, e toma as próprias decisões. Ele quer ser uma parte de tudo o que está acontecendo e precisa de um estilo de vida ativo para ser feliz. Ele também é muito disciplinado. Gosta das coisas nos seus devidos lugares e segue sua rotina diária. Tudo deve estar em ordem, incluindo seus horários para cada atividade – as refeições, passeios e o horário de dormir. Toda vez que você quiser mudar alguma coisa, seu Pastor Australiano terá que aceitar esse mudança primeiro.

Como a maioria das raças de pastoreio, o Pastor Australiano tem uma raia de proteção inata e pode ser cauteloso com estranhos. Ele não é um cão fofinho como outros cães, mesmo com socialização frequente, que deve ser precoce.  O Pastor Australiano pode tornar-se tímido ou agressivo na presença de pessoas que ele não conhece. Também são cães altamente sensíveis ao som e podem desenvolver fobias de ruído, especialmente de tempestades ou fogos de artificio, se eles não estão acostumados a ruídos altos ou inesperados. No lado positivo, eles são excelentes cães de guarda e sempre vão alertá-lo quando alguém estranho se aproximar ou alguma coisa fora do comum estiver acontecendo.

Não subestime sua inteligência. Essa é uma das raças consideradas mais inteligentes, e um cujos tutores precisam estar atentos para não serem ludibriados por esses cães. Não deixe seu cão isolado no quintal ou preso o dia todo, essas são maneiras de criar um cão que vai  latir muito, vai cavar buracos no quintal e será destrutivo em vez de calmo, bem comportado e o companheiro leal que ele pode ser.

O Australian Shepherd revela-se muito ativo e maleável durante a guarda tanto de carneiros quanto de bovinos, que sabe guiar na direção dos cercados, emitindo por vezes um “grito” muito particular, entre um latido e um pio. Os exemplares de tamanho pequeno são os mais procurados.

Expectativa de vida

Expectativa
Mínima
12 anos
Expectativa
Máxima
16 anos

Altura

Altura
Mínima
46
cm
Altura
Máxima
58
cm

Peso

Peso
Mínimo
20
kg
Peso
Máximo
25
kg

Características

Adaptabilidade
Nível de afeição
Bom para apartamento
Tendência de latir
Amigável com gatos
Amigável com crianças
Amigável com cães
Necessidade de exercícios
Espaço necessário
Tosa
Problemas de saúde
Inteligência
Gosto por brincadeiras
Queda de pelo
Necessidade social
Amigável com estranhos
Territorialista
Facilidade de treinamento
Cão de guarda
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor

Origem do Pastor Australiano

País: Estados Unidos

Esse Pastor, embora de origem australiana, pode ser considerado totalmente como uma raça norte-americana. Primo do Kelpie e do Boiadeiro Australiano, esse cão, importado da Austrália, foi de fato selecionado na Costa Oeste dos Estados Unidos, na California, há mais de meio século.

Apesar de seu nome, esta é uma raça estadunidense. O Pastor Australiano foi originalmente desenvolvido para pastorear gado para fazendeiros e agricultores nos Estados Unidos, e nos dias atuais, alguns Aussies (como é conhecido carinhosamente nos Estados Unidos) ainda desempenham seus trabalhos como cães pastores.

Há muitas teorias sobre quais raças foram utilizadas para criar o Pastor Australiano. É provável que os ancestrais do Aussie incluam cães do tipo Collie e do tipo Pastor que foram importados com ovinos da Austrália na década de 1840 – daí o nome. Criadores se esforçaram para melhorar a sua capacidade de pastoreio e criar um cão que fosse mais versátil no trabalho, resistente e inteligente.

A raça teve um boom de popularidade nos anos do pós-Segunda Guerra Mundial que trouxe de volta o interesse no estilo western (faroeste) e de passeios a cavalo. Multidões em rodeios ou shows de cavalos, e as audiências de filmes de faroeste ou programas de TV, foram surpreendidas pelos cães atléticos que viam trabalhando ao lado dos cowboys. Apesar do interesse popular, a raça não foi reconhecida pelo American Kennel Club antes 1993.

Hoje, o pastor australiano é o mesmo atraente, energético, cão inteligente que se mostrou tão útil a fazendeiros e agricultores no Velho Oeste. Ele é amado por muitos e goza de sua vida como um companheiro da família, protetor e cão de pastoreio.

mostrar mais

Curiosidades sobre o Pastor Australiano

– O Australian Shepherd não é da Austrália e foi, de fato, desenvolvido pelos pastores bascos nos Estados Unidos. A confusão sobre suas origens é apenas um dos muitos equívocos sobre esse cão de pastoreio talentoso e trabalhador;

– Eles também são conhecidos como “Ausssies”;

– Os Nativos Americanos chamavam o Pastor Australiano de “Olho de Fantasma” e os consideravam sagrados;

– A raça ficou famosa porque fazia truques em rodeios;

– Pastores Australianos vêm nas mais diversas cores;

– Um Pastor Australiano é o personagem principal do livro infantil “Henry with no tail”;

– O fato deles terem o rabo pequeno era positivo durante o trabalho de pastoreio, já que eles poderiam ficar presos durante as tarefas;

– Apesar de serem maravilhosos em seus trabalhos de pastoreio, por serem cães extremamente inteligentes, também podem trabalhar em outras tarefas, como cães de serviço, busca e resgate, etc;

– São excelentes atletas e se saem muito bem em competições caninas de esporte e agility;

– São conhecidos por seu dinamismo e energia que parecem nunca acabar.

Cuidados e Bem Estar

Se você tem um quintal, precisa ser murado ou que tenha uma cerca bem segura e que o seu Pastor Australiano não pode escavar por baixo ou pular. Cerca elétrica não funciona com esta raça: o desejo do seu Aussie de sair e encontrar um rebanho para cuidar vai superar qualquer preocupação que ele pode ter com um leve choque. Pela mesma razão, quando for passear com ele, levá-lo na coleira, a menos que você esteja disposto a treiná-lo para resistir aos seus impulsos.

Seu Aussie precisa de uma meia hora ou uma hora de atividade estimulante todos os dias, como uma corrida, um jogo de frisbee, treino de obediência ou exercícios de agilidade. Quando você não estiver jogando com seu cão, brinquedos de quebra-cabeça, como o buster cube (cubos onde se coloca petiscos ou ração para o cão retirar) são uma ótima maneira de manter a mente ativa dele ocupada.

O hábito de mordiscar e perseguir é excelente para pastorear ovelhas, mas se tornam maus modos quando aplicados a seres humanos e outros animais de estimação. Aula de obediência pode ajudá-lo a reduzir o seu comportamento de cão de rebanho, e ajuda a satisfazer sua necessidade de estimulo mental.

Aussies respondem bem ao treinamento com métodos que usam reforço positivo – recompensas, tais como elogios, jogos e petiscos – e geralmente ficam felizes em receber comandos de seu treinador. Eles só querem saber quem é responsável para que eles possam fazer um bom trabalho.

Se você está se perguntando se o Pastor Australiano solta pelos, a resposta é sim. A raça perde muito pelo durante todo o ano, e aumenta durante a primavera, quando ele perde o seu “casaco” de inverno.

Escovar o pelo do Aussie semanalmente, e talvez mais frequentemente durante a pior temporada, para impedir nós. Antes de iniciar a escovação, use algum produto, indicado pelo veterinário, para ajudar a desembaraçar. Em seguida, usando uma escova mais lisa, escove na direção que o pelo cresce, tendo a certeza de fazer todo o caminho até a pele – não escovar superficialmente. Se as escovações forem frequentes, o Aussie deve precisar de um banho apenas quando ele estiver realmente sujo, o que provavelmente será poucas vezes por ano. Use um shampoo para cães para evitar ressecar a pele e pelagem.

Cuidados com o pelo podem ser uma boa oportunidade para verificar o estado geral do seu cão. Antes de iniciar a escovação, verificar se há feridas, erupções cutâneas, pele seca, ou sinais de infecção, tais como inflamação ou sensibilidade. Verifique os olhos se estão limpos e os ouvidos livres de objetos estranhos, tais como sujeiras ou muita cera. O pelo deve ter um aspecto brilhante.

Corte as unhas com cuidado para evitar sangramento e dor. Se tiver duvida na hora de cortar, peça ajuda ao tosador ou ao veterinário.

Na parte da alimentação, seja cuidadosa nas quantidades certas diárias para não deixar comida sobrando na vasilha do seu cão que pode levar a obesidade.

Predisposição à Doenças: Alterações oftálmicas, sanguíneas, de coluna vertebral, displasia coxofemoral, dermatites e epilepsia.

Aparência física

De tamanho médio, o Pastor Australiano tem crânio tão largo quanto longo, stop moderado focinho que se afina gradativamente. Os olhos amendoados têm olhar particularmente vivo. As orelhas, mantidas altas, se recolhem "em rosa" quando o cão está em alerta. O corpo é um tanto alongado. A cauda é reta, naturalmente curta ou cortada.

Pelagem do Pastor Australiano

O pelo, semi-longo, pode ser ereto ou ondulado; ele tem uma capa interna cuja espessura varia de acordo com as estações. O pelo é curto e liso na cabeça e na parte inferior dos membros, onde forma um colar e um culote espesso.

Cor da pelagem

Pode ser de tom preto, azul-melro, vermelho-melro, vermelho, salpicado ou não por manchas brancas, com ou sem manchas de fogo. O colar branco não se estende além da cernelha.

Filhotes

Socialização ajuda a garantir que o seu filhote cresça para ser um cão bem educado. Matricular-lo em uma day care para  filhotes é um grande começo. Convidar seus amigos regularmente, e levá-lo para os parques movimentados, lojas que permitem cães e em passeios de lazer para conhecer os vizinhos também irá ajudá-lo a aperfeiçoar suas habilidades sociais.

Os filhotes não precisam de tanto exercício duro como adultos, e na verdade, você não deve deixá-los correr em superfícies duras como concreto ou deixá-los saltar até que estejam, pelo menos, com um ano de idade. O esforço pode prejudicar suas articulação que ainda estão em formação e causar futuros problemas.

Preço

R$ 2.000 a R$ 6.000

Perguntas frequentes

O Pastor Australiano pode viver em apartamentos ou espaços pequenos?

Ele se adapta bem em apartamentos, mas precisa diariamente sair para fazer seus exercícios.

O Pastor Australiano é recomendado para crianças?

Pastores Australianos, com o nome já diz, são cães pastores e muitos consideram crianças como parte do “rebanho”, então você precisa ensinar ao seu Aussie que perseguir e mordiscar as crianças não é permitido. Uma vez que eles aprendem esta lição, são companheiros maravilhosos para famílias com crianças.

O Pastor Australiano pode ficar sozinho em casa?

Ele não toleram muito bem a solidão e vai tentar compensar sua ausência de alguma forma, o problema é que, como ele é um cão muito inteligente e toma suas próprias decisões, isso provavelmente não vai lhe deixar muito feliz.

O Pastor Australiano late muito?

Late quando necessário para avisar de estranhos se aproximando ou de algo incomum.

O Pastor Australiano solta muito pelo?

Solta pelo o ano inteiro e em alguns períodos essa queda de pelos fica mais intensa. Escovações frequentes ajudam a diminuir o pelo nos cantos da casa.

Fotos doPastor Australiano

Raças similares aoPastor Australiano

Xoloitzcuintli

Aprazível e alegre

Affenpinscher

É um cão vivo e inteligente, charmoso e companheiro.

Labradoodle

Amigável, calmo, enérgico e alegre

Boiadeiro Australiano

Dócil, fiel e dinâmico

Explore outrasRaças

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.