Poodle

Inteligente e capaz de uma relação estreita.
CBKC - Grupo 9
Harmonioso e elegante, ele é facilmente reconhecível por sua pelagem encaracolada. Tem olhar e andar amigável.
Também conhecido como: Caniche, Pudel.

Informações Gerais

Muito afetuoso e sociável, o Poodle é uma das raças mais populares do Brasil e uma das mais requisitadas no mundo, mantendo sua posição de queridinho graças à sua boa natureza. O Poodle é uma raça recomendada tanto para casais, quanto para famílias com crianças.

Com uma lealdade e fidelidade infalível com os seus tutores, o Poodle adora agradá-los, ele se adapta facilmente em todos os ambientes, em particular à vida na cidade. Eles geralmente se dão bem com outros cães, gatos e estranhos. Adora ser o centro das atenções.

Eles têm uma capacidade surpreendente para comportamentos e truques que envolvem o cérebro e agilidade. Seu amor por brincadeiras e sua inteligência abrem um mundo de possibilidades para serem oferecidas para esse cão ativo que adora novos aprendizados. Ele se dá muito bem em esportes caninos, como agility e obediência, assim como aprecia jogos que trabalhem seu intelecto. Apesar do Poodle Toy ser fisicamente mais sensível e precisar de um pouco mais de cuidado na hora da brincadeira, Poodles maiores precisam de bastante exercício para serem felizes e são bem resistentes.

Muito adestráveis e com excelente memória, o que em outros tempos os levaram a trabalhar em picadeiros cincenses, esse cachorro esperto deve ser adestrado com doçura, porém, ainda assim com firmeza, pois toda essa inteligência pode ser traduzida também em teimosia.

Eles normalmente são cães maravilhosos da terapia. Sua natureza empática e alegria ao se envolver com pessoas, torna-os perfeitos para visitar lares de idosos, hospitais e escolas.

A raça Poodle possui uma variedade incrível de cores (branco, preto, marrom, cinza, abricó e fulvo avermelhado) e tamanhos (grandes, médios, anão e toy), sem dúvida fazendo dela uma das mais diversas no mundo canino.

Há muitas semelhanças no comportamento e personalidade compartilhados pelos 4 tamanhos de Poodle, mas também existem algumas pequenas diferenças.

Poodles Grandes são ativos e enérgicos, mas tendem a ser um pouco mais reservados do que os outros. Eles gostam de ter um trabalho a fazer e se manter ocupados. Poodles Médios e Anões estão sempre seguindo seus tutores e são bem ativos. Devido ao seu tamanho maior que o Toy, eles são mais adequados para crianças pequenas. Poodle Toys são perfeitos cães de companhia, e muito pelo seu tamanho, precisam de bem menos exercícios dos que seus irmãos maiores.

Tendo uma das mais reconhecíveis aparências do mundo canino, principalmente com a tosa Continental (comum em shows caninos) dando um ar aristocrático ao cão, não se engane, ele foi originalmente desenvolvido para caçar patos.

A pelagem de um Poodle, que por um lado não solta muito, requer manutenção constante e seus tutores pecisam fazer um compromisso para mantê-la sempre saudável.

Poodles precisam ser tratados como cães, não como pequenos príncipes ou princesas. Dê a um Poodle orientação firme consistente, ou ele vai andar em cima de você.

Expectativa de vida

Expectativa
Mínima
14 anos
Expectativa
Máxima
18 anos

Altura

Altura
Mínima
25
cm
Altura
Máxima
60
cm

Peso

Peso
Mínimo
2
kg
Peso
Máximo
23
kg

Características

Adaptabilidade
Nível de afeição
Bom para apartamento
Tendência de latir
Amigável com gatos
Amigável com crianças
Amigável com cães
Necessidade de exercícios
Espaço necessário
Tosa
Problemas de saúde
Inteligência
Gosto por brincadeiras
Queda de pelo
Necessidade social
Amigável com estranhos
Territorialista
Facilidade de treinamento
Cão de guarda
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor

Origem do Poodle

País: França

Embora o poodle seja mais frequentemente identificado com a França, seus antepassados ​​eram provavelmente cães com pelagem encaracolada da Ásia central que ajudavam com pastoreio e seguiram muitas rotas para várias partes da Europa.

Talvez a mais antiga encarnação do poodle foi o Barbet, introduzido pelos árabes na península ibérica, onde ele teria sido cruzado com o Cão de Água.

Porém, é a versão alemã, que exerceu a maior influência no Poodle moderna. Na verdade, a palavra poodle vem da palavra pfudel, que em alemão significa “poça” ou “para espirrar,” provavelmente refletindo habilidades de água do cão.

Na França, ele era conhecido como Caniche ou Chien Canard, tanto referindo-se a suas habilidades na caça de patos.

Foi do de suas raízes na água e pastoreio até um talentoso companheiro de caça na água. O poodle também foi utilizado no serviço militar, como cão guia, cão de guarda e, eventualmente, como um artista de circo.

Sua pelagem foi cortada curta para facilitar a natação, deixando um pouco mais sobre o peito para manter o calor na água fria. Apesar de alguns acreditarem que a tosa deixando bolas de pelo por volta das articulações das pernas e na ponta da cauda tenha sido criada para facilitar a natação e caça, há provas convincentes sugerindo que ela surgiu como a decoração durante os dias como artista.

Ele tornou-se favorecido pela aristocracia francesa e eventualmente se tornou o cão nacional da França. Ele entrou nos salões sob Luís XV e começou a ser miniaturizado sob Luís XVI. O Segundo Império foi a grande época do Poodle, que, tosado “em leão” e perfumado, se exibia nos salões de moda.

Desde então, outras tosas surgiram e houve um maior esforço para aperfeiçoar os espécimes menores.

Os Poodles entraram em shows de competição no final de 1800. Em alguns dos primeiros espetáculos, os Poodles podiam se apresentar com pelo encordoado. Embora atraente, a manutenção era difícil e a tendência morreu no início da década de 1900, sendo substituído pelos estilos bufantes ainda em voga. Ao mesmo tempo, a popularidade do Poodle na América diminuiu, de modo que até o final de 1920, ele tinha quase desaparecido na América do Norte. Na década de 1930, a raça retornou e ainda hoje se mantém como um dos cães mais populares nos Estados Unidos. A raça foi reconhecida pela FCI em 1936.

mostrar mais

Curiosidades sobre o Poodle

– O Poodle Grande é o mais antigo de todas as variações;

– O Poodle Toy foi desenvolvido no século 18 na Inglaterra;

– Ele está em segundo lugar, apenas atrás do Border Collie, na lista desenvolvida por Stanley Coren, que categoriza raças caninas por inteligência;

– A imagem tradicional do Poodle, com o pelo encaracolado ou cacheado, é a primeira que vem a mente quando pensamos neles. O que poucos sabem é que o Poodle também pode ter o pelo encordoado, similar com os cães da raça Komondor e Puli, Assim como em seus companheiros caninos húngaros, a pelagem encordoada no Poodle se desenvolve naturalmente com o tempo e para mantê-la, o tutor precisa ter uma boa dose de tempo e paciência;

– O pesquisador da USP e engenheiro têxtil, Renato Lobo, atento ao pelo e possível matéria prima desperdiçada em pet shops com o grooming regular de tantos cães, teve a iniciativa de transformar o pelo do Poodle em tecido. A partir de testes e pesquisas que começaram há 6 anos, eles descobriram que o pelo do Poodle é o mais similar ao da lã de carneiro, principalmente em termos de alongamento, absorção de líquido, isolamento térmico e tingibilidade;

– O artista Jeff Koons já recriou alguns Poodles em suas obras, como um feito de aço que tem a forma de um cachorro feito com balão e uma escultura perfeita de um Poodle;

– A palavra poodle vem da palavra pfudel, que em alemão significa “poça”;

– Também conhecido como Caniche, acredita-se que deva seu nome ao termo “canichon”, que designava outrora tanto um pequeno pato quanto o cão que o caçava;

– Diferente dos outros cães, o Poodle tem uma pelagem que se assemelha ao cabelo humano. O pelo canino cresce apenas até determinado ponto, depois se desprendendo do corpo. Já o do Poodle, ele continua a crescer;

– Uma dos motivos que o Poodle tem sido cruzado com outras raças, criando o que conhecemos hoje como Designer Breeds (Labradoodle, Cockapoo, Goldendoodle, etc), se dá por causa de seu pelo, e na busca de criar um cão hipoalergênico (o que não existe em sua totalidade);

– Em 1787, o Poodle ganhou de Beethoven a composição intitulada “Elegia à Morte de um Poodle”;

– Entre os Poodles mais famosos da sociedade humana, estão os dançarinos das festas nos grandes salões promovidas pela aristocracia européia no século XVI;

– Tutores famosos que têm ou já tiveram um Poodle: Beethoven, Chopin, Winston Churchill, Walt Disney, Elvis Presley, Marilyn Monroe, Elizabeth Taylor, Patrick Swayze, Barbra Streisand, Ellen Pompeo, Grace Kelly, Portia de Rossi, Blake Lively, Rihanna, Katy Perry;

– Filmes que contaram com a presença de Poodles: Entrevista com o Vampiro, Zoolander, Babe, Edward Mãos de Tesoura, etc;

– Poodle ganharam o Best in Show no Westminster Kennel Club Dog Show em 1991 e 2002;

– No Crufts, maior Dog Show canino do mundo que acontece todos os anos na Inglaterra, eles levaram Best in Show nos anos de 1955, 1966, 1982. 1985, 2002 e 2014.

– Taffy Gayle, um Poodle que morava no Alabama, Estados Unidos, viveu aé os 27 anos;

– Cães que se assemelhavam ao Poodle estavam presentes em moedas na Roma Antiga.

Cuidados e Bem Estar

A tosa é um ponto essencial para os tutores de Poodles. A pelagem leve e encaracolada que funcionava bem quando o Poodle passava a maior parte de seu tempo na água caçando, precisa ser cortada regularmente, normalmente a cada 6 a 8 semanas, dependendo das preferências de tutor. Ela forma nós facilmente e requer escovação regular e diária em casa. Se deixada sem ser aparada, a pelagem vai enrolar naturalmente em cordas, em estilo dreadlock.

O cuidado com a saúde bucal é importante, particularmente para Toys e Poodles Médios e Anões. Escove os dentes todos os dias com creme dental especial para cães e aprovados por médicos veterinários.

Apare as unhas conforme necessário, geralmente a cada uma ou duas semanas. Elas não devem ficar tão longas ao ponto de você poder ouví-las clicando no chão.

Um cão muito ativo, você deve exercitar seu Poodle todos os dias, além de investir em jogos para trabalhar seu intelecto. Ele é muito inteligente e vai adorar poder ser desafiado.

Manter as orelhas limpas com uma solução recomendada pelo seu médico veterinário. Não use cotonetes dentro do ouvido; eles podem empurrar a sujeira mais para dentro. Use sempre bolas de algodão umedecido, sem ir muito profundo.

Predisposição à Doenças: Geralmente saudáveis. Poodle Toy idoso pode apresentar: diabetes, doença de cushing (hiperadrenocorticismo), catarata, atrofia progressiva da retina, ressecamento de córnea, KCS (doença dos olhos secos), apresentar epilepsia, necrose asséptica da cabeça do femur (mais nos toys), entre outas.

Aparência física

O Poodle ostenta orgulhosamente a cabeça com o crânio oval e um tanto convexo. O stop é muito pouco marcado, ao contrário do sulco entre os olhos. As faces, não salientes, modelam-se em cima dos ossos.
O focinho, sólido, carrega a grossa trufa marrom ou preta, de acordo com a cor da pelagem. As narinas são bem abertas. Os olhos, amendoados, levemente oblíquios, são pretos ou castanhos muito escuros nos animais pretos, e brancos ou cinza, e muitas vezes âmbar, nos cães marrons. As orelhas, bastante compridas, achatadas, arredondadas nas pontas e cobertas por pelos longos ondulados, caem sobre as faces.
O pescoço sólido e sem barbela é de comprimento médio e ligeiramente curvo. A cabeça é mantida alta e orgulhosa. O peito é bastante reto, o dorso reto e curto, e os quadris musculosos. O ventre e os flancos, levantados, afinam a silhueta. O Poodle é bem plantado em cima de seus anteriores retos e coxas robustas e musculosas. Ele tem pequenas patas ovais. A cauda, naturalmente comprida, implantada bastante no alto, é mantida oblíqua quando o cão está em ação.
Pálpebras, trufa, lábios, gengivas, palato, orifícios naturais, escroto, almofadas plantares são bem pigmentadas. 

Tamanhos e pesos:
- Poodle Grande: Acima de 45cm até 60cm, com uma tolerância de 2cm a mais. De 21 a 23 kg.
A reprodução do Poodle Grande deve ser desenvolvida e ampliada a partir do Poodle médio, uma vez que ele guarda as mesmas características.
- Poodle Médio: Acima de 35cm até 45cm. De 11 a 14 kg.
- Poodle Anão: Acima de 28cm até 35cm. De 6 a 7 kg.
O Poodle Anão deve exibir em seu conjunto o aspecto de um Poodle Médio reduzido, conservando, do mesmo modo, as mesmas proporções, sem apresentar qualquer característica de nanismo.
- Poodle Toy: Acima de 24cm até 28cm (a altura ideal: é 25cm) e até 24cm (tolerância de menos 1cm). Por volta de 2,5 kg.
O Poodle Toy conserva, em seu conjunto, o aspecto de um Poodle Anão e as mesmas proporções gerais correspondendo a todas as exigências do padrão. Qualquer sinal de “nanismo” é excluído, somente a crista occipital pode ser um pouco menos acentuada

Pelagem do Poodle

Poodle de pelo cacheado: Pelo abundante de textura fina, lanoso, bem ondulado,  elástico e resistente à pressão da mão. Espesso, farto, de comprimento uniforme, formando cachos iguais. 
Poodle de pelo  encordoado: Pelo abundante, de textura fina, lanoso e fechado, formando cordões bem característicos. Devem medir ao menos 20cm. 

Cor da pelagem

Pelo Unicolor: preto, branco, marrom, cinza e abricó e fulvo avermelhado. 
Marrom: Deve ser sólido,  bem  escuro,  uniforme  e vivo. O bege  e seus tons derivados mais claros não são admitidos. 
Cinza: Deve ser uniforme, suas gradações de tonalidade não devem tender ao preto nem ao branco. 
Abricó: Deve ser de uma tonalidade uniforme,sem tender ao fulvo pálido ou areia, nem ao fulvo avermelhado. 
Fulvo avermelhado: Deve ser de uma tonalidade uniforme sobre toda a pelagem. Não deve, em nenhum caso, tender ao abricó. 

Filhotes

Por serem cães muito ativos, inteligentes e brincalhões, vocêpode começar o adestramento do seu Poodle desde o primeiro dia que ele chegar em casa.

Por ser adestrável com mais facilidade e adorar agradar, ele vai entrar de cabeça no treinamento. O melhor é que você vá trabalhando o intelecto do seu cão, de maneira divertida, utilizando jogos e esportes.

Preço

R$1000 à R$4000

Perguntas frequentes

O Poodle pode viver em apartamentos ou espaços pequenos?

O Poodle se adapta muito bem a todos os tipos de ambientes. Como eles são ativos, os tutores precisam ter como prioridade oferecer exercícios para gastar a energia.

O Poodle é recomendado para crianças?

Sim, o Poodle se dá muito bem com crianças e é recomendado para famílias.

O Poodle pode ficar sozinho em casa?

Não, o Poodle é extremamente apegado à família e não reage bem quando deixado sozinho por longos períodos de tempo.

O Poodle late muito?

O Poodle late moderadamente ao ver estranhos.

O Poodle solta muito pelo?

Não, mesmo com uma pelagem suntuosa, o Poodle não solta muito pelo.

Fotos doPoodle

Raças similares aoPoodle

King Charles

Feliz, inteligente, reservado, gentil e afetuoso.

Lhasa Apso

Alegre, seguro de si, alerta, estável e indiferente com estranhos.

Papillon

Brincalhão, dócil, feliz, alerta e amigável

Buldogue Francês

Alegria é sua principal característica. Brincalhão, companheiro e silencioso.

Explore outrasRaças

Deixe seu comentário