Rottweiler

Equilibrado.
CBKC - Grupo 2
Cão robusto e bem musculoso, com estatura bem proporcionada, que lembra a força, a flexibilidade e a resistência. Seu físico inspira respeito.
Também conhecido como: Rottweiler Metzgerhund, Rott, Rottie.

Informações Gerais

Um cão robusto, com um forte instinto protetor, o Rottweiler é particularmente resistente. Versátil, ele pode ser tanto um gigante gentil e maleável quanto um guarda intrépido e feroz. O Rottweiler é muito leal e um membro da família, que precisa de um trabalho e atividade para ser verdadeiramente feliz.

Eles são indivíduos com personalidades que vão desde o sério e reservado ao amoroso. O Rottweiler tem a tendência de ser mais calmo, alerta, extremamente leal e um companheiro maravilhoso.

Sua aparência é uma das mais reconhecidas do mundo canino. Com um corpo musculoso, grande cabeça e cor de pelagem preta com marcas fogo, sua vontade de proteger sua família e sua força física não devem ser subestimadas. Por causa disso, ele não é indicado para tutores de primeira viagem, e sim para os que irão se dedicar e fazer um compromisso para com o cão.

O Rottweiler é bem receptivo ao adestramento e o treinamento deve começar desde a mais tenra idade, principalmente focando na socialização com crianças, estranhos e outros animais. Utilizando reforço positivo, os tutores devem ser firmes, mas nunca com brutalidade. Ele deve ser ensinado a dominar sua força. Como todos os cães, se estiver entediado, seja físico ou mentalmente, ele poderá desenvolver comportamentos destrutivos. Seja justo e firme com seu Rottweiler, que ele te retribuirá com amor e respeito.

Ele é muito ativo, tem muita energia para gastar e adora ter a possibilidade de correr em liberdade. Ao analisar seu passado de trabalhador na Alemanha, que vigiava os rebanhos e a casa dos seus proprietários, é fácil compreender o porquê dele não suportar ficar inativo por muito tempo e sua desconfiança com estranhos.

Rottweilers são territorialistas e não vão permitir que estranhos entrem em sua propriedade ou em sua casa, a não ser que os tutores estejam presentes e acolham a pessoa. Alguns não vão deixar entrar até mesmo pessoas que conhecem na casa se o proprietário não estiver lá, o que pode ser um problema.

Não é de se surpreender que o Rott seja um excelente cão policial, ótimo no pastoreio, cão de serviço e terapia e um competidor em obediência. Resumindo, ele pode fazer qualquer tarefa que aparecer em sua frente.

Mesmo podendo fisicamente dormir fora de casa, ele é muito apegado a sua família, e a recomendação é que ele fique próximo aos seus tutores, porém com acesso ao jardim.

Expectativa de vida

Expectativa
Mínima
8 anos
Expectativa
Máxima
10 anos

Altura

Altura
Mínima
56
cm
Altura
Máxima
68
cm

Peso

Peso
Mínimo
46
kg
Peso
Máximo
50
kg

Características

Adaptabilidade
Nível de afeição
Bom para apartamento
Tendência de latir
Amigável com gatos
Amigável com crianças
Amigável com cães
Necessidade de exercícios
Espaço necessário
Tosa
Problemas de saúde
Inteligência
Gosto por brincadeiras
Queda de pelo
Necessidade social
Amigável com estranhos
Territorialista
Facilidade de treinamento
Cão de guarda
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor

Origem do Rottweiler

País: Alemanha

Para o cinólogo Strebel, esse cão é tipicamente alemão e descende do Boiadeiro da Baviera. Para outros, ele é oriundo dos Mastins introduzidos na Alemanha por invasores romanos.

Na idade média ele era muito difundido nos cantões suíços de Argóvia e de Schaffhouse, assim como na região de Rottweil, no sul do Wurtemberg.

A cidade de Rottweil era então um centro muito frequentado por mercadores de gado, que confiaram ao Rottweiler, cão poderoso e corajoso, a tarefa de vigiar ao mesmo tempo os rebanhos e a vida deles, já que muitas vezes transportavam grandes quantias de dinheiro, transformando-se assim em alvos perfeitos para os bandidos.

A cidade abrigava também uma importante corporação de açougueiros. Estes adotaram o Rottweiler, então apelidado “cão açougueiro”.

Além de proteção, eles também puxavam carrinhos, entregavam carne e leite para os clientes. Com a chegada dos veículos motorizados, a número de Rottweilers decresceu bastante. Felizmente, amantes da raça na Alemanha e em outros países fizeram questão de investir na raça e impedir seu desaparecimento, principalmente devido a ética de trabalho e natureza protetora.

Durante a Primeira e Segunda Guerras Mundiais, ele ganhou novamente atenção e trabalhou para as Forças Armadas alemãs. Em 1966, a raça foi definitivamente fixada e reconhecida.

Hoje, o Rottweiler está no 11º lugar entre as raças registadas pelo American Kennel Club. Em 1990, eles ocupavam o 2º lugar das raças mais famosas na AKC.

mostrar mais

Curiosidades sobre o Rottweiler

– Sua mordedura é mais forte que a do Pit Bull e Pasto Alemão. Com uma força de 148 quilos, o segredo está no tamanho da cabeça. Quanto maior o crânio, mais forte a mordida;

– Sem variação de cor, seus lábios são sempre pretos, assim como sua pelagem, adornada com castanhas em volta da boca, ombros e patas, assim como manchas sobre os olhos;

– O corte da cauda do Rottweiler é banido em muitos lugares do mundo, incluindo o Reino Unido. Porém, nos Estados Unidos, ainda é permitido e praticado. Eles eram cortados antigamente por questões práticas, para não atrapalhar o trabalho. Hoje, o prática é basicamente baseada em preferência estética;

– Devido a reprodução por vezes desenfreada e sem controle da raça, Rottweilers têm uma grande tendência a apresentar problemas nos ossos;

– Will Smith é um tutor orgulhoso de um grupo de 4 Rottweilers,

– Recebeu esse nome em homenagem a cidade de Rottweil, na Alemanha, onde trabalhava com pastoreio desdes a idade média;

– Jake, um Rottweiler de 2 anos, estava caminhando com sua tutora Liz Maxted-Bluck, em 2008, quando escutaram gritos de uma mulher que estava sendo molestada. Ele localizou o criminoso e a vítima em um matagal espesso, espantou o agressor, levou sua tutora à cena, e ficou guardando as mulheres até o momento que a polícia chegou. O homem foi condenado e preso por 4 anos. Jake recebeu uma medalha e ganhou um prêmio de bravura pela polícia local;

– A cobertura negativa, por vezes sensacionalista, do Rott na mídia sem dúvida influencia muito na percepção que o público tem quanto a raça, assim como alguns filmes e séries de televisão, como O Omen;

-Os filmes Máquina Mortífera 3, Prá Lá de Bagdá e a séria da HBO Entourage, todos mostram cães da raça Rottweiler em uma luz positiva.

Cuidados e Bem Estar

O Rottweiler precisar se exercitar diariamente e trabalhar não só o seu físico, mas também o mental. Longas caminhadas são ideais para esse cão naturalmente trabalhador, assim como jogos e esportes caninos.

Como ele tem uma tendência a engordar, a quantidade de comida deve ser regrada.

Com sua pelagem dupla, eles normalmente soltam pelo moderadamente durante o ano. Uma ou duas escovações por semana são suficientes para manter o pelo e pele saudáveis. Entretanto, durante a primavera e o outono, quando eles soltam ainda mais pelo, é recomendado que a escovação seja feita diariamente.

Dê banho em seu Rottie pelo menos 1 vez por mês ou apenas quando ele ficar sujo. Utilize apenas shampoos aprovados por médicos veterinários.

Limpe as orelhas, conforme necessário com uma solução recomendada por seu veterinário. Não use cotonetes dentro do ouvido; eles podem empurrar ainda mais para dentro o conteúdo. Limpe a orelha com uma bola umedecida de algodão.

Corte as unhas regularmente, geralmente a cada duas semanas. Eles nunca devem ser tão longas ao ponto de fazerem barulho no chão. A escovação dental deve ser feita diariamente com pastas especiais para cães, para garantir uma saúde bucal em dia.

Predisposição à Doenças: Artrose no ombro, displasia coxofemural, alterações cardíacas, endócrinas, oftálmicas, dermatológicas e falência hepática.

Aparência física

A cabeça, de crânio largo, orelhas medianas em triângulo, implantadas no alto e mantidas pendentes, tem fronte moderadamente convexa, stop bem marcado, assim como dois grandes olhos amendoados, castanho-escuros e de olhar tranquilo. A boca é armada de uma poderosa dentadura. O pescoço é forte, os ombros são de largura impressionante e o corpo é atarracado.
A cauda, deixada ao natural, é mantida na na horizontal e pode ficar pendente no descanso. Esse cão atlético adota naturalmente o trote quando se move.

Pelagem do Rottweiler

Formada por pelo e subpelo. Pelo rijo, comprimento médio, tosco,
denso e assentado. Nos posteriores o pelo é um pouco mais longo. O subpelo não deve ultrapassar o comprimento da pelagem externa.

Cor da pelagem

Preta, com marcações bem delimitadas numa rica coloração de castanho nas faces, focinho, garganta, peito e pernas, bem como acima dos olhos e sob a raiz da
cauda.

Filhotes

Os Rottweilers são cães inteligentes e adestráveis, que podem começar o treinamento desde o primeiro dia que chegam em sua casa. A hierarquia e senso e respeito aos comandos deve ser levada a sério.

A socialização com crianças, outros cães e animais e estranhos deve ser levada a sério, devido ao seu espírito de protetor.

Levá-los a uma Day Care, quando já estiverem em uma idade apropriada e protegidos com vacinas, é importante para acostumá-los a outros ambientes e pessoas.

São cães ativos, que devem estar com os exercícios em dia, mas a intensidade deve respeitar o corpo do animal em casa estágio que ele estiver.

Preço

R$2000 à R$6000

Perguntas frequentes

O Rottweiler pode viver em apartamentos ou espaços pequenos?

É um cão de porte grande que precisa de espaço, então, recomenda-se para tutores que tenham casas maiores, de preferência com quintal.

O Rottweiler é recomendado para crianças?

É importante adestrá-lo para a convivência com crianças, pois, o fato dele ser bom com pequenos da própria família, não significa que ele será tão aberto com crianças desconhecidas.

O Rottweiler pode ficar sozinho em casa?

Não, como todo cachorro, ele é sociável e não deve ser deixado sozinho por muitos períodos de tempo sozinho.

O Rottweiler late muito?

Ele não tem a tendência de latir muito.

O Rottweiler solta muito pelo?

Ele solta pelo moderadamente durante todo o ano, porém, na primavera e outono é mais forte. A escovação precisa estar sempre em dia.

Fotos doRottweiler

Raças similares aoRottweiler

Mastim Napolitano

Muito forte. Firme e leal, não é agressivo

Boxer

Boxers são divertidos, alegres, companheiros e enérgicos

Boiadeiro Bernês

Esperto, alegre e moderadamente dócil.

Mastim Tibetano

Guardião por natureza, corajoso, fiel e dócil.

Explore outrasRaças

Deixe seu comentário