ShihTzu

Alegre e carinhoso.
CBKC - Grupo 9
Pequeno cão de pelagem abundante. Sua barba e sua cabeleira fazem lembrar a figura de um velho sábio.
Também conhecido como: Chinese Lion Dog, Chrysanthemum Dog.

Informações Gerais

Indiscutivelmente, o ShihTzu chama a atenção com sua presença, porte altivo e pelagem suntuosa. Não tem como não notar e não se apaixonar por seu focinho achatado e curto, olhos escuros e amendoados e personalidade amiga e fiel.

Esse companheiro por excelência, que um dia foi animal de estimação de imperadores chineses, ama ser o centro das atenções e ser mimado. Muito gentil, alegre e divertido, o ShihTzu é sem dúvida uma das raças caninas mais doces e é recomendada para uma gama de tutores, sejam eles iniciantes, famílias com filhos ou solteiros.

Ele não é um cão de caça, não é um cão de guarda, e não espere que ele vá ser um exímio esportista ou atleta. Esse pequeno cão tem um propósito muito nobre: aproveitar a vida, ser amado e retribuir esse sentimento, sempre pronto para receber carinho. Definitivamente ele é um perfeito cão de interior e de colo.

O que quer que você faça, ele estará lá do seu lado, pronto para qualquer situação, mesmo as mais mundanas. Se você tiver cansado, ele vai tirar um cochilo com você; se estiver limpando o jardim, ele estará observando toda a ação. Apesar de apresentar uma certa independência de caráter, para ele, o importante é estar junto e participando. Com todo esse apego, é de se imaginar que ele não suporte estar sozinho, por isso, é necessário auxiliá-lo para que não desenvolva ansiedade de separação.

O cuidado com sua pelagem é diário e é imperativo que os tutores separem um tempo para mantê-lo saudável e brilhoso.

Eles têm a tendência de gostar de outros cães e crianças, e podem ser ótimos cães de terapia. A convivência com gatos depende da preferência de cada indivíduo, muito mais do que traços da raça.

Eles irão latir para avisar sobre estranhos que estão na porta, porém, por serem abertos e confiantes, não demora muito para que eles se abram.

São cães inteligentes, que adoram aprender e se dão bem em aulas de obediência. Às vezes, eles podem demorar a pegar um pouco o ritmo do treinamento, levando de 40 à 50 repetições para entender um comando. Por isso é essencial que haja um treinamento consistente e com paciência. Eles podem ser um pouco teimosos, porém essa não é uma marca da raça.

Eles precisam de exercícios diários, podendo ser caminhadas moderadas, ou jogos dentro de casa que trabalhem seu intelecto e gastem um pouco de sua energia física.

Ele é brincalhão, até um pouco arteiro. Pode acontecer dele roubar seu sapato, só para você correr atrás e criar uma diversão no dia a dia.

Um cão de apartamento fantástico, ele se dá bem igualmente em mansões e fazendas. O Shih Tzu é muito pequeno, muito apegado aos seus humanos e muito sensível para viver fora de casa, sem a proteção de uma família. Ele pode não precisar de um palácio, mas ele definitivamente precisa de um lar.

Expectativa de vida

Expectativa
Mínima
10 anos
Expectativa
Máxima
18 anos

Altura

Altura
Mínima
20
cm
Altura
Máxima
26
cm

Peso

Peso
Mínimo
4
kg
Peso
Máximo
8
kg

Características

Adaptabilidade
Nível de afeição
Bom para apartamento
Tendência de latir
Amigável com gatos
Amigável com crianças
Amigável com cães
Necessidade de exercícios
Espaço necessário
Tosa
Problemas de saúde
Inteligência
Gosto por brincadeiras
Queda de pelo
Necessidade social
Amigável com estranhos
Territorialista
Facilidade de treinamento
Cão de guarda
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor

Origem do ShihTzu

País: Tibet

Pouco se sabe sobre a origem do ShihTzu, porém, graças aos testes genéticos, foi possível descobrir que ele é uma das raças mais antigas que existem hoje. Alguns acreditam que eles tenham surgido no Tibet, criados por lamas tibetanos para serem uma pequena réplica de um leão, traço associado à mitologia budista. Eles eram companheiros e cães de guarda para os monges.

Há muitos mitos envolvendo o Shih Tzu. Ele já foi apontado como a encarnação de deuses arteiros, assim como responsável por carregar as almas de lamas que ainda não tinham atingido o nirvana.

Os lamas presentearam cães da raça para imperadores e governantes chineses, e foram eles que deram o nome de Shih Tzu, que em chinês significa “cão leão”. Também deram o nome de Chrysanthemum canino. No século XVI, ele era oferecido a todo visitante chinês importante. Ele chegou a dividir a atenção e favoritismo da corte imperial com o Pequinês.

A China se tornou uma república em 1912, e esse pequeno cão poderia ter desaparecido, mas felizmente, sua longevidade foi garantida ao ser apresentado para estrangeiros, com alguns exemplares da raça tendo feito seu caminho para o ocidente. Dentre os apaixonados da época, o General Douglas e Lady Brownrigg se destacaram. Ambos e outras pessoas levaram exemplares da raça para a Inglaterra, embora a primeira importação registrada para a Grã-Bretanha não tenha ocorrido antes de 1931.

Foi reconhecida como uma raça distinta de outras raças orientais em 1934, sendo concedido um registro separado pelo The Kennel Club em 1940, com certificados para campeonato disponibilizados a partir de 1949.

Na Segunda Guerra Mundial, o desenvolvimento da raça foi temporariamente interrompido, mas voltou com toda força nas décadas de 50 e 60.

O American Kennel Club (AKC) reconheceu a raça em 1969, e hoje, ele é um dos mais populares, em 10º lugar no ranking das raças mais registradas da AKC.

mostrar mais

Curiosidades sobre o ShihTzu

– A menor raça de origem tibetana é o Shih Tzu;

– O nome Shih Tzu foi dado na China e significa “pequeno leão”;

– Eles também receberam o nome de Chrysanthemum canino, pois o pelo no rosto cresce em todas as direções, como as pétalas da flor;

– De acordo com a lenda, os Shih Tzus dormiam na cama, nos pés de nobres chineses para aquecê-los;

– Shih Tzu era a raça oficial da dinastia Ming – Shih Tzus foram populares na China durante séculos, mas especialmente durante a dinastia Ming;

– Depois da invasão inglesa na China, apenas 7 fêmes e 7 machos da raça continuaram vivos. Ou seja, todos os Shih Tzus modernos descendem desses 14 cães;

– O Shih Tzu possui o incrível número de 19 combinações de cores na pelagem;

– O Kennel Club de Beijing, quando descreveu o padrão da raça Shih Tzu, não economizou na licença poética. “A cabeça de leão, a face redonda como uma coruja, os olhos lustrosos de um dragão, a língua oval em formato de uma pétala de peônia, a boca de um sapo, dentes como grãos de arros, orelhas como folhas de palmeira, o torso de um urso, as costas largas como um tigre, a cauda de uma fênix, as pernas de um elefante, dedos como uma cadeia montanhosa, pelagem amarela como um camelo e o movimento de um peixe”. Ufa!;

– Muitas pessoas confundem o Shih Tzu com o Lhasa Apso. Enquanto o Lhasa Apso e Shih Tzu podem parecer bem semelhantes agora, eles eram ainda mais, já que programas de aperfeiçoamento só começaram há 150 anos, criando uma consistência e estabelecendo verdadeiramente a singularidade de cada raça. A cabeça e o rosto é onde as diferenças entre as duas raças se tornam mais evidentes. O focinho do Lhasa Apso está localizado mais inferior no rosto e é mais longo que o do Shih Tzu. O crânio da Lhasa é estreito e não abobadado, enquanto o crânio do Shih Tzu é redondo e larga;

– O filme “7 Psicopatas e um Shih Tzu” fala a história de um roteirista que se envolve sem querer no submundo do crime de Los Angeles depois de seus amigos excêntricos sequestrarem Bonny, o amado Shih Tzu de um gangster. Detalhe que Bonny é tanto o nome do personagem, como o nome real do ator canino;

– Celebridades que têm, ou já tiveram, um Shih Tzu: Dalai Lama, Beyonce, Bill Gates, Rainha Elizabeth, Mariah Carey, Colin Farell, Geri Halliwell, Nicole Richie.

Cuidados e Bem Estar

A longa pelagem do Shih Tzu exige cuidados diariamente, e é preciso que o tutor faça um compromisso com a escovação. Muito por causa disso, a tosa clássica e longa é mais vista em cães que participam de show caninos, e em pets é mais fácil encontrá-los com tosa filhote.

A frequência de escovação em um Shih Tzu depende muito da textura da pelagem em particular. Alguns exigem cuidados diários, e alguns precisam apenas uma vez por semana. Uma pelagem mais macia fica emaranhada mais rapidamente – ainda mais se ele é grossa. Pelo sujo também irá ficar emaranhado mais rápido.

Banhe seu Shih Tzu no máximo 1 vez por semana, e não se esqueça de pentear toda a pelagem antes, pois os nós podem ficar mais apertados quando molhados. Não deixe de secá-lo depois do banho, para manter o pelo belo, saudável e o seu cão quentinho.

Qualquer cão, de qualquer raça, pode desenvolver comportamentos destrutivos se estiver frustrado, sem praticar exercícios e sem viver em vida equilibrada. Exercícios diários, mesmo que esse cão não precise gastar muita energia, são essenciais. Jogos e brinquedos que enriqueçam o ambiente são maravilhosos para trabalhar mentalmente seu cachorro. Como ele é um cão braquicefálico, é necessário ter cuidado para não expô-lo ao calor, se possível, sempre mantendo-o em um local fresco.

O resto é a atenção básica. Apare as unhas conforme necessário, geralmente a cada uma ou duas semanas. Limpe os cantos internos dos olhos diariamente com um pano úmido para minimizar a coloração. Para manter a extremidade traseira limpa, cortar a pele ao redor do ânus. Escove os dentes com creme dental aprovado por um médico veterinário para manter uma boa saúde bucal e hálito fresco.

Predisposição à Doenças: Alergias, alterações endócrinas, dermatológicas, do sistema digestivo e da coluna.

Aparência física

O Shih Tzu tem cabeça larga e arredondada, toda descabelada, com pelos sobre os olhos, formando barba. Em cima do nariz, o pelo cresce par ao alto. O focinho é quadrado, curto e de boa largura. A trufa é preta ou marrom-escura. As orelhas, grandes e caídas, são cobertas por longos pelos, que se confundem com os do pescoço. Os olhos, escuros e arredondados, de bom tamanho, não são forçosamente proeminentes.
A cauda, implantada no alto e abundantemente guarnecida de pelos, se enrola em penacho sobre os quadris. O corpo, mais comprido que alto, é vigoroso, com peito largo e profundo, membros curtos e musculosos, fortemente estruturados e que devem ser retos.

Pelagem do ShihTzu

Revestimento exterior longo, denso, não encaracolado, com moderado
subpelo, não lanoso. Ligeira ondulação é permitida. Pelo não afetando a habilidade do cão para enxergar. O comprimento do pelo não deve restringir o movimento

Cor da pelagem

Todas as cores são permitidas; uma listra branca na testa e branco na ponta da cauda são altamente desejados nos particolores.

Filhotes

Muitos filhotes de Shih Tzu que estão se aproximando de um ano de idade, tendem a mudar de pelagem; durante este período, eles perdem tão profusamente que você não pensaria ser possível. Mantenha a escovação diária, se não mais frequentemente, através da mudança. Felizmente, esta é uma condição de curto prazo que dura apenas cerca de três semanas.

Conhecido como um dos cães mais difíces de serem adestrados, é importante começar o treinamento o mais cedo possível.

Preço

R$1200 à R$3500

Perguntas frequentes

O ShihTzu pode viver em apartamentos ou espaços pequenos?

Sim, o Shih Tzu é um excelente cão para viver em apartamento, pois ele não necessita de muito espaço e não precisa gastar uma grande quantidade de exercícios.

O ShihTzu é recomendado para crianças?

Sim, o Shih Tzu é um cão doce e geralmente se dá muito bem com crianças. Adestramento é sempre recomendado para cães de todas as raças, para que convivam bem com o mundo ao seu redor.

O ShihTzu pode ficar sozinho em casa?

Não, o Shih Tzu é um cão muito apegado à sua família e ele não suporta ficar sozinho.

O ShihTzu late muito?

Ele têm a tendência de latir apenas para avisar que estranhos estão chegando. Fora isso, ele é no geral silencioso.

O ShihTzu solta muito pelo?

Não, o Shih Tzu não solta muito pelo, porém, sua pelagem longa exige cuidados diários.

Fotos doShihTzu

Raças similares aoShihTzu

Poodle

Inteligente e capaz de uma relação estreita.

Papillon

Brincalhão, dócil, feliz, alerta e amigável

King Charles

Feliz, inteligente, reservado, gentil e afetuoso.

Pug

Afetuoso e brincalhão.

Explore outrasRaças

Deixe seu comentário