Staffordshire Bull Terrier

Particularmente inteligente e afetuoso
CBKC - Grupo 3
Cão ágil, bastante forte para o tamanho que tem.
Também conhecido como: Bull Terrier de Staffordshire, Am Staff, Staffie, Staffbull.

Informações Gerais

Esse Terrier natural de Staffordshire, na Inglaterra, ama sua família, se dá muito bem com humanos e já foi conhecido como o “cachorro babá”, devido a sua docilidade e paciência com crianças.

Não se deixe levar pela reputação dos Pit Bulls, quando o assunto são humanos, os Staffies realmente são muito apaixonados por nós. A convivência se torna  problemática quando o assunto são outros cães, traço esse ainda remanescente de sua origem nos ringues. Por isso, esse relacionamento deve ser trabalhado no cão através de socialização e treinamento desde filhote para que se acostume com a presença dos outros animais. Eles são particularmente abertos com estranhos. Adoram um bom jogo e desafios, então essa também é uma boa alternativa para drenar toda essa energia que os Staffies têm.

Sua necessidade de exercício deve ser levada a sério. Como eles são cães que irradiam energia, longos passeios no parque e atividades que o trabalhem mentalmente são essenciais.

Inteligante, corajoso e independente, sua natureza de Terrier toma conta em muitas situações, principalmente quando o assunto é a tenacidade, caça e escavações.

Em uma relação estreitamente estabelecida, essa é uma raça que se mostra muito agradável, companheira, obediente e segura, com as fêmeas sendo particularmente mais dóceis. Porém, para atingir esse equilíbrio, ele precisa ser treinado com persistência e continuidade, de preferência desde a mais tenra idade com técnicas que envolvam o reforço positivo. A raça não é recomendada para tutores que costumam deixar seus cães fazerem o que quiserem, principalmente por que nesse caso, eles o farão. Com a falta de harmonia, pode se esperar um cão que não escuta a você, muitos buracos no jardim e o sofá em pedaços.

A raça não reage bem quando fica sozinha por longos períodos de tempo e os cães não devem ser deixados no jardim. O ideal é que eles fiquem com a família dentro de casa, mas com acesso ao jardim.

Apesar de ser um cão de porte médio, com uma média de 11 à 17 quilos, tem grande força física, vinda de um corpo musculoso e compacto. Ele é levemente mais longo do que alto, relativamente largo, o dando um centro de gravidade baixo e um posicionamento firme. Seu tamanho pode esconder a agilidade surpreendente e a força que vem de seus músculos. A cabeça larga oferece espaço suficiente para a fixação dos músculos da mandíbula.

Expectativa de vida

Expectativa
Mínima
12 anos
Expectativa
Máxima
14 anos

Altura

Altura
Mínima
35
cm
Altura
Máxima
40
cm

Peso

Peso
Mínimo
11
kg
Peso
Máximo
17
kg

Características

Adaptabilidade
Nível de afeição
Bom para apartamento
Tendência de latir
Amigável com gatos
Amigável com crianças
Amigável com cães
Necessidade de exercícios
Espaço necessário
Tosa
Problemas de saúde
Inteligência
Gosto por brincadeiras
Queda de pelo
Necessidade social
Amigável com estranhos
Territorialista
Facilidade de treinamento
Cão de guarda
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor

Origem do Staffordshire Bull Terrier

País: Reino Unido

As diversas raças Bull estão presentes pelo menos desde o século 15, quando então ganharam seu apelido graças ao seu papel no esporte chamado de Bull Baiting, que consistia em um embate sangrento e fatal entre um cachorro e um touro. Esse esporte macabro servia tanto como forma de entretenimento, quanto para amaciar a carne do touro para o consumo posterior, de acordo com a crença popular da época.

Cães do tipo Pit Bull têm seu início no século 18, quando houve o cruzamento entre buldogues bravos e grandes e terriers rápidos e menores. Com o cruzamento, eles procuravam produzir um cachorro que não fosse agressivo com outros humanos, assim permitindo que fosse manejável durante uma briga.

O Sttafordshire Bull Terrier evoluiu desses cruzamentos. Eles eram muito populares com a classe operária, especialmente na minas de carvão de Staffordshire, na Inglaterra. Essas pessoas colocavam os cães para brigar uns com os outros, e continuaram com essa prática mesmo depois dela ser proibida em 1835.  Essa associação com as brigas significou para a raça um maior tempo para ser reconhecida. Só após 100 anos o Kennel Club inglês os reconheceu, e o American Kennel Club apenas em 1975.

Ele ficou muito famoso nos Estados Unidos no período de entre guerras. Em seguida, sua popularidade cresceu muito na Grã-Bretanha e Europa Continuental.

mostrar mais

Curiosidades sobre o Staffordshire Bull Terrier

– O Staffordshire Bull Terrier faz parte do grupo de raças que entram na categoria dos Pit Bulls, junto com o American Pit Bull Terrier e o American Staffordshire Terrier;

– No Reino Unido, seu território de origem, assim como na Austrália e Nova Zelândia, os Staffies são especialmente excluídos das leis que banem Pit Bulls em um local. Porém, nos Estados Unidos, as leis se aplicam a eles;

– Já foi conhecido como “cachorro babá” no Reino Unido, devido a sua ligação e docilidade com crianças;

– Deu origem ao Sttafordshire americano;

– Sttafordshire é a área que a o Staffie foi desenvolvida, na Inglaterra. Graças a essa ligação ganhou esse nome;

– Antes de Staffordshire Bull Terrier ter esse nome definido, a raça chegou a ter 3 outros nomes;

– Na lista desenvolvida por Stanley Coren que categoriza a inteligência dos cães de acordo com sua raça, o Sttafordshire Bull Terrier está na 49ª posição, dividindo com o Dachshund.

Cuidados e Bem Estar

É um cachorro que precisa de muito exercício para drenar sua energia. Então, passeios longos são essenciais para que eles não se tornem destrutivos. Como geralmente adoram uma brincadeira, jogos e esportes caninos são boas opções para cães da raça trabalharem não só o físico, como o mental.

Soltam pelo moderadamente e quase não requerem manutenção com o pelo. Escovação semanal para manter a pelagem saudável e para estreitar os laços com o cão é recomendada.

Cuidados básicos como escovação dentária diária, manutenção das orelhas limpas, unhas cortadas e banhos regulares devem ser seguidos à risca.

Apesar de aguentarem bem o clima mais quente, não se dão bem em climas frios e precisam de proteção. Por serem muito apegados as suas famílias, devem ser mantidos dentro de casa com seus humanos.

Predisposição à Doenças: Alterações indócrinas, dermatológicas, de coluna, oftálmicas, neurológicas, displasia coxofemoral, palato alongado e flatulência.

Aparência física

O Sttafordshire Bull Terrier possui uma cabeça de crânio largo, dotada de um maxilar inferior muito potente. Seus olhos são de preferência escuros, apesar de ser tolerado alguma relação com a cor da pelagem, redondos e posicionados de maneira a olhar para a frente. As orelhas são em rosa ou semi-eretas.
O pescoço é espeço é espesso, musculoso, bastante curto, de bom formato e alargando gradualmente para os ombros.
O dorso é reto, los quadris ligeiramente erguidos. Os anteriores bem separados e o peito largo e profundo acentuam a força do animal.
A cauda, de comprimento médio e que se afina na direção da ponta, pe mantida baixo e não deve se enrolar demasiadamente.

Pelagem do Staffordshire Bull Terrier

Curto, liso e assentado.

Cor da pelagem

Vermelho, fulvo, branco, preto ou azul ou qualquer uma dessas cores com branco. Qualquer sombreado de tigrado ou qualquer sombreado de tigrado com branco.
Preto e castanho (black and tan) ou cor de fígado são altamente indesejáveis.

Filhotes

Como é uma raça independente e inteligente, que por vezes pode se tornar teimosa, é preciso começar o adestramento logo cedo. São filhotes amáveis, ativos e recebem bem o treinamento.

Preço

R$ 2.000 à R$ 4.000

Perguntas frequentes

O Staffordshire Bull Terrier pode viver em apartamentos ou espaços pequenos?

Apesar de ser um cachorro compacto, o Sttafordshire Terrier tem muita energia e ela precisar ser trabalhada, caso contrário, o cão pode se tornar destrutivo e frustrado. O tutor precisa se comprometer a levar seu pet para longos passeios.

O Staffordshire Bull Terrier é recomendado para crianças?

Conhecido anteriormente como o “Cachorro babá”, o Staffie é geralmente dócil e paciente com crianças. Entretanto, é importante salientar que nenhum cachorro deve ser deixado sozinho com uma criança pequena sem supervisão.

O Staffordshire Bull Terrier pode ficar sozinho em casa?

Não, o Staffie é um cachorro que não reage bem ao ficar longos períodos de tempo sozinho e é muito apegado ao tutor e à família.

O Staffordshire Bull Terrier late muito?

Não, o Staffie não é conhecido por latir muito.

O Staffordshire Bull Terrier solta muito pelo?

Eles soltam pelo moderadamente.

Fotos doStaffordshire Bull Terrier

Raças similares aoStaffordshire Bull Terrier

American Staffordshire Terrier

Esperto e inteligente

Lakeland Terrier

Alegre, amigável e corajoso

Dandie Dinmont Terrier

Independente, altamente inteligente, determinado, persistente, sensível, afetuoso e digno.

Airedale Terrier

Amigável, leal e corajoso. Extremamente inteligente e sensível.

Explore outrasRaças

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.