Terra Nova

Meigo e calmo
CBKC - Grupo 2
Com seu tamanho impressionante e a andadura um tanto oscilante, ele nunca passa despercebido.
Também conhecido como: Newfoundland, Newfie,

Informações Gerais

Os cachorros da raça Terra Nova são simplesmente um dos mais especializados cães d’água do mundo. Suas patas com membranas interdigitais bem desenvolvidas deixam claro que o corpo do Newfie foi criado para um fim e este é se movimentar com facilidade na água. Extremamente dedicados, eles não hesitam em nenhum momento quando precisam pular na água para salvar alguém, ainda nos dias de hoje trabalhando como salva-vidas ou em missões de resgate. Basicamente eles vão fazer o retrieve de qualquer coisa que estiver na água, seja ela uma pessoa ou um brinquedo.

Possuindo trabalhos tão exigentes que realmente pedem um cão com proporções heróicas, ou seja, para puxar um ser humano ou uma rede cheia de bacalhau, ele precisa mesmo ser grande.

Com estatura monumental, esses cachorrões de natureza particularmente calma, meiga, maleável e dócil se dão muito bem com crianças e são ideais para famílias que têm um espaço grande para que eles possam se divertir.

Seus ancestrais foram cuidadosamente selecionados para que a raça tivesse resistência, coragem, habilidade e fidelidade. Tendo como terra de origem o Canadá, mais especificamente na ilha de Terra Nova, seu corpo que possui pelagem dupla e resistente à água, aguenta bem o frio e o permite que ele nade em águas muito geladas sem grandes problemas.

Como eles têm a tendência de se tornarem protetores quando a situação pede, ao adquirir um Terra Nova, os tutores devem socializá-lo e adestrá-lo desde filhote. No geral são adestrados com certa facilidade e são muito inteligentes.

Ele aprecia muito atividades em contato com a natureza, especialmente, quando envolve água. Eles não suportam serem deixados sozinhos e presos e, como a maioria dos cachorros, se não forem propriamente trabalhados e instigados mentalmente e psicologicamente, irão se tornar destrutivos. De preferência, utilize um treinamento com técnicas de reforço positivo, principalmente por ele ser um aprendiz muito disposto.

Devido ao seu tamanho, que chega a atingir os 68 quilos quando adulto, o Newfie tem uma expectativa de vida menor que outros cachorros de estatura pequena, vivendo em média de 8 a 10 anos. Eles possuem a tendência de desenvolver problemas ortopédicos e precisam de um cuidado especial nessa área durante seu crescimento, com um tratamento de prevenção que o veterinário que o acompanhará poderá instruir.

Expectativa de vida

Expectativa
Mínima
8 anos
Expectativa
Máxima
10 anos

Altura

Altura
Mínima
66
cm
Altura
Máxima
71
cm

Peso

Peso
Mínimo
54
kg
Peso
Máximo
68
kg

Características

Adaptabilidade
Nível de afeição
Bom para apartamento
Tendência de latir
Amigável com gatos
Amigável com crianças
Amigável com cães
Necessidade de exercícios
Espaço necessário
Tosa
Problemas de saúde
Inteligência
Gosto por brincadeiras
Queda de pelo
Necessidade social
Amigável com estranhos
Territorialista
Facilidade de treinamento
Cão de guarda
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor

Origem do Terra Nova

País: Canadá

Esse colosso é uma das raras raças caninas que têm origem na América do Norte. Quanto a sua origem misteriosa, pouco se sabe realmente e muito fica no campo da especulação.

Ele seria descendente de cães indígenas e do grande cão urso preto, introduzidos pelos Vikings depois do ano de 1100.

Com a chegada de pescadores europeus, principalmente da região de Biarritz, a raça teria sido revigorada com cruzamentos com raças que incluem Labrador Retriever, Leonberg, São Bernardo e o Cão de Montanha dos Pirineus.

A partir de então, as caracaterísticas da raça essenciais foram mantidas até hoje. Quando a colonização da Ilha começou em 1610, o Terra Nova já estava largamente em poder de sua própria morfologia e comportamento natural.

Já em 1700, além de seu talento nato para o resgate, o Terra Nova também trabalhava trazendo pesadas redes com bacalhau para a terra. Nesse mesmo período, ele adquiriu outros papéis e passou a trabalhar com pastoreio e também com caça, dependendo das circunstâncias.

Para adicionar a sua longa lista de trabalho, em 1880, ele também fazia o transporte de cartas na Ilha de Terra Nova.

Hoje, o Terra Nova é uma raça moderadamente popular nos Estados Unidos, ficando em 44º lugar nas raças registradas no American Kennel Club (AKC).

mostrar mais

Curiosidades sobre o Terra Nova

– Com origem na ilha de Terra Nova, no Canadá, esse é o território mais leste do país;

– Um cachorro da raça Terra Nova da ilha de Elba salvou Napoleão Bonaparte quando o imperador caiu no mar, durante seu retorno à França;

– Nana, a cadela de Wendy Darling e seus irmãos no clássico Peter Pan, é da raça Terra Nova. Muitos a confundem com um São Bernardo;

– No filme “Procura-se um Amor que Goste de Cachorros“, uma comédia romântica de 2005 estrelada por Diane Lane e John Cusack, a personagem canina de nome Madre Theresa, foi feita por duas filhotinhas da raça Terra Nova. Ao fim do filme, o diretor Gary David Goldberg adotou as duas;

– Ao viver com um Terra Nova, pode ter certeza que baba e pelo em todo canto serão parte de sua vida e algo que você deverá lidar. Antes de reclamar, saiba que essas são duas características que permitiram que essa raça fosse tão incrível e resistente. A pelagem do Terra Nova o protege das mais geladas temperaturas, enquanto seus lábios caídos e mandíbulas são na verdade uma inovação de design, já que a combinação cria passagens convenintes de ar, que o permite respirar mesmo quando está com a boca cheia;

– O maior Terra Nova tinha 1.8 metros e pesando 117 quilos, ou seja, o tamanho de um elefante filhote;

– Diferente de outros cães, o Newfie nada uma espécie de nado de peito modificado, fazendo movimento para baixo e para fora;

– O fato das patas do Terra Nova terem membranas interdigitais bem desenvolvidas o dá propulsão no nado;

– Além de sua reputação de trabalho na água, os cães da raça também trabalham na terra, transportando madeira e entregando leite;

– Auxiliou soldados na Segunda Guerra Mundial ao levar suplementos e munição em condições climáticas críticas;

– Nigel, um cachorro da raça Terra Nova, estava na presente na noite que o Titanic afundou e nadou ao lado de um bote por três horas em águas congelantes, aparentemente procurando por seu tutor. As pessoas no bote quase foram mortar pelo navio Carpathia, pois a tripulação não conseguia escutar os suplícios baixos, porém graças aos latidos de Nigel, cão e as pessoas do bote foram salvas;

– Landseer é o nome que se dá para cães da raça Terra Nova que possuem uma pelagem preta e branca. O nome é uma homenagem ao artista Sir Edwin Landseer, que frequentemente incluia o Terra Nova em suas pinturas. Em alguns países europeus, criadores defendem que os Landseers deveriam ser separados dos cães da raça Terra Nova, afirmando que eles teriam pernas maiores e maior tendência a esportes e maior necessidade de exercício;

– Na lista desenvolvida por Stanley Coren que categoriza a inteligência dos cães de acordo com sua raça, o Terra Nova está na 34ª posição, dividindo com outras raças como o American Staffordshire Terrier e Bearded Collie.

Cuidados e Bem Estar

Apesar de corporalmente aguentarem bem o clima frio, eles não são cães para serem criados no jardim e idealmente devem ter acesso ao jardim, porém dormir com a família. Eles amam estar perto com o tutor e a família e são realmente parte do grupo.

Eles não se dão bem em climas quentes e precisam de ajuda para ultrapassar essa parte do ano, sempre de olho nos sinais de insolação. Tente envolver o amor por água que esses cães sentem durante o verão e oferença um ambiente mais gelado para que ele possa fugir do calor.

Como os cães da raça Terra Nova têm a tendência de babar, principalmente depois de refeições e de beber água, sempre mantenha um paninho para mantê-lo limpo.

Com sua pelagem dupla, eles soltam muito pelo, em especial durante a primavera e outono, então escovação frequente é recomendada para diminuir o estrago no ambiente e para manter a pelagem livre de nós e sadia. Atenção para escovar as duas pelagens, a mais externa e a interna.

Sua tendência a desenvolver problemas ortopédicos devem ser acompanhadas pelo médico veterinário que acompanha o cão durante seu crescimento, se necessário, trabalhando com a prevenção.

O cuidado básico deve ser mantido com afinco, como escovação dentária diária, unhas cortadas com frequência e a limpeza das orelhas em dia para evitar infecções.

Predisposição à Doenças: Displasia coxefemural, alterações oftálmicas, cardíacas, dermatológicas (dermatite alérgica a picadas de pulgas) e predisposição a engordar.

Aparência física

Nas cores preto, branco e preto e marrom, o Terra Nova verdadeiramente grande, com cabeça larga e maciça e focinho cruto e razoavelmente curto e quadraro. Suas orelhas relativamente pequenas são implantadas bem para trás. Os olhos relativamente pequenos, são profundos, afastados e não mostram a terceira pálpebra. O corpo é maciço e quando visto de perfil se mostra vigoroso e profundo. A cauda do Terra Nova é larga e forte na raiz, característica essas que permitem que ela seja usada como um leme quando o cachorro está nadando. Seus ossos grandes o dão flutuabilidade e sua musculatura forte o permite nadar no oceano, mesmo com correntes poderosas. Seus pulmões grandes permitem que o Terra Nova tenha uma capacidade grande de nadar grandes distâncias.

Pelagem do Terra Nova

Tem uma pelagem dupla, resistente à água. A pelagem de cobertura é moderadamente longa e reta, sem ser encaracolada. Uma ligeira ondulação é permitida.
O subpelo é macio e denso, mais denso no inverno do que no verão, mas sempre encontrado em uma certa extensão na garupa e no peito. O pelo na cabeça, focinho e orelhas é curto e fino. As pernas dianteiras e traseiras são franjadas. A cauda é
completamente coberta por pelos longos densos, mas sem formar uma bandeira.
Trimming não é desejado.

Cor da pelagem

Preto, branco e preto e marrom.
Preto: A cor tradicional é o preto. A cor deve ser a mais uniforme possível, mas um ligeiro tom de queimado de sol é permitido. Manchas brancas no peito,
dedos e/ou na ponta da cauda são permitidas.
Branco e preto: Esta variedade é de importância histórica para a raça e ficou conhecida como Landseer. A marcação preferida é uma cabeça preta, de preferência com uma faixa branca que vai do
focinho ao crânio passando entre os olhos, uma sela preta com manchas iguais e uma garupa preta, além de preto no começo da cauda. O restante da pelagem é branca e pode ter um mínimo de pequenas manchas pretas.
Marrom: A cor marrom vai do chocolate ao bronze. Manchas brancas no peito, dedos e/ou ponta da cauda são permitidas. Cães preto e branco e cães marrons são julgados na mesma classe dos cães pretos nas exposições.

Filhotes

Muito inteligentes, cães da raça Terra Nova podem começar o treinamento com apenas 10 à 12 semanas de vidas, sempre utilizando o reforço positivo.

Preço

R$2.500 à R$5.500

Perguntas frequentes

O Terra Nova pode viver em apartamentos ou espaços pequenos?

Apesar dele não precisar de uma quantidade muito grande de exercícios, o Newfie não é um cachorro bom para viver em apartamento principalmente por causa de seu tamanho. Esse gigante canino precisa viver em um lugar que o dê espaço para se movimentar.

O Terra Nova é recomendado para crianças?

Sim, o Terra Nova é uma raça maravilhosa com crianças e muito paciente e dócil.

O Terra Nova pode ficar sozinho em casa?

Não, o Terra Nova adora ficar com a família e não suporta ficar longe do tutor.

O Terra Nova late muito?

Não, o Terra Nova não é um cachorro que normalmente late muito.

O Terra Nova solta muito pelo?

Sim, o Terra Nova solta muito pelo de sua pelagem dupla, principalmente durante os dois períodos referentes a primavera e outono.

Fotos doTerra Nova

Raças similares aoTerra Nova

Buldogue Inglês

Muito sensível e afetuoso

Mastim Tibetano

Guardião por natureza, corajoso, fiel e dócil.

Doberman

Cão afetuoso mas de forte personalidade

Pinscher Miniatura

Cheio de segurança e vivo.

Explore outrasRaças

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.