Welsh Corgi (Cardigan)

Ativo e descontraído
CBKC - Grupo 1
Descontraído e de alto astral. Companheiro dedicado e carinhoso com a família.
Também conhecido como: Corgi, Cardigan, Cardi.

Informações Gerais

O Welsh Corgi Cardigan é normalmente identificado como o Corgi com cauda, porém, as diferenças entre o Cardigan e o Pembroke não ficam só nessa característica. O Cardigan é corporalmente maior, possui orelhas mais arredondadas e vem uma uma grande variedade de cores na palagem, com a maioria tendo marcas no pescoço, peitoral, patas e na ponta do rabo. Eles pesam em média de 11 a 17 quilos, fazendo-os um pouco maior do que seu primo Pembroke. Em relação ao temperamento, Cardis podem ser mais territoriais, menos sociáveis e mais tenazes que o Pembroke. A semelhança principal, fora a aparência e personalidade como um todo, é o fato de ambos soltarem muito pelo.

Ele ganhou esse nome especialmente por causa de sua causa, que lembra a manga de um suéter estilo cardigan. Ele é o mais velhos dos dois Corgis e acredita-se que ele está presente no País de Gales há pelo menos 3 mil anos, sendo descendente da mesma família de cães teckel que produziu raças como Dachshund e Basset Hound.

O Cardigan possui um temperamento muito amável, descontraído, não é agressivo nem tímido, no geral um cachorro muito confiável, leal à sua família e que adora a vida em grupo.

Atlético e ativo, ele se sai muito bem em esportes caninos como agility, herding, flyball, obediência, rally e tracking. Outras atividades que serão muito apreciadas pelo Cardigan incluem caminhadas e trilhas. Seu tamanho e estrutura corporal podem não entregar de primeira, mas esse é um cachorro muito ágil. Ele é bem tolerante com crianças e outros pets, podendo até mesmo conviver com gatos ou outros cães.

Devido ao seu passado em pastoreio, que continua vivo e forte em seu instinto, ele tem uma natureza alerta e irá latir para qualquer barulho ou estranho que se aproximar, assim como poderá dar mordiscadas no calcanhar de seus humanos durante brincadeiras, remanescente de quando pastoreavam o gado. Esses traços podem ser amenizados com treinamento, de preferência começando o quanto mais cedo melhor e sem dúvida com reforço positivo para esse cãozinho que pode ser teimoso em algumas situações. Como são animais muito rápidos e conseguem aprender com facilidade, eles podem iniciar o adestramento com 8 a 10 semanas.

Expectativa de vida

Expectativa
Mínima
12 anos
Expectativa
Máxima
14 anos

Altura

Altura
Mínima
25
cm
Altura
Máxima
30
cm

Peso

Peso
Mínimo
12
kg
Peso
Máximo
15
kg

Características

Adaptabilidade
Nível de afeição
Bom para apartamento
Tendência de latir
Amigável com gatos
Amigável com crianças
Amigável com cães
Necessidade de exercícios
Espaço necessário
Tosa
Problemas de saúde
Inteligência
Gosto por brincadeiras
Queda de pelo
Necessidade social
Amigável com estranhos
Territorialista
Facilidade de treinamento
Cão de guarda
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor

Origem do Welsh Corgi (Cardigan)

País: Reino Unido

O mais velho dos dois Corgis, o Welsh Corgi Cardigan tem a mesma descendência que outras raças como o Dachshund e o Basset Hound, também tendo vindo do grupo Teckel.

Apesar de ser praticamente impossível saber com certeza, acredita-se que seus ancestrais tenham sido levados para o País de Gales há pelo menos 3 mil anos por tribos Celtas que migraram para o país vindos da Europa Central. Nos primordios da formação do Cardigan, eles ainda se assemelhavam mais a cães das famílias Teckel e Spitz.

A raça como a conhecemos hoje vem das montanhas de Cardiganshire, que antigamente possuia muitas fazendas e vales, terreno perfeito para criar gado. Seus ancestrais pastoreavam o gato dando mordiscadas nos calcanhares dos animais para que eles se movessem.

Depois que a Revolução Indutrial mudou a dinâmica do trabalho no Reino Unido e muitas pessoas migraram do campo para as cidades, a popularidade do Cardigan foi muito afetada, sendo ainda menos comum de se encontrar do que seu primo, o Pembroke.

Em 1925, o Cardigan e o Pembroke apareciam em Dog Shows como se fossem pertencentes da mesma raça. Nesse mesmo ano, o clube do Corgi, em Carmarthen, foi fundado. Relata-se que, como os membros locais do clube tinham uma preferência pelo Pembroke, um ano depois um clube especialmente voltado para o Cardigan foi inaugurado.

Em 1931, cães da raça foram importados por Robert Bole para Boston, em Massachusetts, tornando-os famosos nos Estados Unidos.

O fato do Kennel Club inglês tê-lo separado do Pembroke em 1934 o deu uma chance melhor de sobreviver. Em 1935, o AKC também passou a reconheceu a raça.

Um dos descendentes dos cães de Bole, Ch. Swansea Jon, ganhou o prêmio de Melhor da Raça por três anos consecutivos no Westminster Kennel Club Dog Show.

Apesar de não ser uma raça muito popular no mundo, ela não corre o risco de desaparecer.

mostrar mais

Curiosidades sobre o Welsh Corgi (Cardigan)

– O Welsh Corgi Cardigan tem origem no grupo de cães Teckel, o mesmo que originou raças como Dachshund e Basset Hound;

– A diferença física principal entre o Cardigan e o Pembroke é que o Cardigan possui uma cauda grande e o Pembroke curta;

– Corgi (Cor Gi) significa cachorro anão em galês;

– No ranking que analisaria a inteligência canina feito por Stanley Coren, o Welsh Corgi Cardigan se encontra em 26º lugar;

– Segundo um antigo folclore, durante uma viagem da Rainha Victoria em uma estrada do interior do Reino Unido, sua carruagem parou devido a um tronco caído no caminho. Enquanto se perguntava como iria passar, uma fada veio e produziu dois cães da raça Corgi. Um era o Pembroke e outro o Cardigan. Ambos moveram o tronco juntos e é por isso que dizem que os Corgis são tão apreciados pela Rainha Elizabeth II;

– Outro folclore tem um Welsh Corgi Cardigan lutando contra um dragão.

Cuidados e Bem Estar

A pelagem dupla e densa do Welsh Corgi Cardigan cai muito, principalmente durante a primavera e o inverno. A escovação dos cães Corgi deve ser diária, com escovas especiais que removam o pelo morto.

Uma das características da pelagem do Cardigan é que ela naturalmente o protege do tempo e da sujeira, que dificilmente consegue penetrar sua pele. Por causa disso, não há a necessidade de banhos tão frequentes.

Cuidados básicos como manter as orelhas limpas, aparar o pelo, escovar os dentes (diariamente) e escovação da pelagem devem estar em dia.

Mesmo sendo um cão baixinho, com pernas curtas e com uma estrutura que normalmente não entregaria sua habilidade em atividades físicas, ele é um cachorro muito ativo que precisa de exercício diários, tanto físicos quanto mentais, para drenar a sua energia.

É uma raça que simplesmente ama comer, e por isso, tem uma tendência de comer mais do que o necessário. Os Cardigans podem facilmente ficar acima do peso ideal, então o tutor precisa ter um controle maior da quantidade oferecida ao pet.

Como outros cães que possuem estrutura similar, pulos e muito esforço podem influenciar negativamente na coluna dessa cão. No ambiente residencial, a adição de escadas e rampas próprias para o pet, podem ajudar e muito a evitar que eles desenvolvam problemas nas costas.

Predisposição à Doenças: Alterações oftalmológicas, dermatológicas, alérgicas, de coluna, ortopédicas (luxação patelar, necrose asséptica da cabeça femoral, displasia coxofemural), surdez, monorquidismo e predisposição a engordar.

Aparência física

Com uma aparência geral robusta, forte, versátil e resistente, tem corpo longo em proporção à altura, terminando em uma cauda de raposa, inserida em linha com o corpo. Sua cauda é inserida em linha com o corpo e moderadamento comprida, bem próxima ou tocando o solo. Tem um troco bastante longo e forte, cintura claramente definida, tem peito profundo e costelas bem arqueadas. Seus membros tem ossatura forte e, apesar de suas pernas curtas, o corpo é claramente separado do solo. Suas patas são redondas, fechadas, grandes e bastante acolchoadas, voltadas ligeiramente para fora.

Pelagem do Welsh Corgi (Cardigan)

Curto ou médio, de textura dura. À prova de intempéries, com bom subpelo. Preferivelmente reto.

Cor da pelagem

Qualquer cor, com ou sem manchas brancas, porém o branco não deve
predominar.

Filhotes

Os filhotes da raça Welsh Corgi Cardigan são muito elétricos e adoram atividade. Por ser uma raça canina inteligente e de rápido aprendizado, o adestramento pode começar cedo, por volta das 8 a 9 semanas. Eles respondem muito bem ao reforço positivo, principalmente quando há comida envolvida.

Preço

R$ 3000 a R$ 5000

Perguntas frequentes

O Welsh Corgi (Cardigan) pode viver em apartamentos ou espaços pequenos?

Sim, o Welsh Corgi Cardigan se adapta muito bem a todos os tipos de ambiente, desde uma fazenda a apartamentos na cidade. A única questão é que o tutor deve se comprometer a levá-lo para passear. Sempre que possível, oferecer um campo aberto para que ele possa correr o deixará muito satisfeito.

O Welsh Corgi (Cardigan) é recomendado para crianças?

Sim, é uma raça muito tranquila e que e amigável com crianças. Só a característica que ele tem de dar mordiscadas nos calcanhares deve ser amenizada através do adestramento.

O Welsh Corgi (Cardigan) pode ficar sozinho em casa?

É uma raça mais independente e tolera melhor ficar alguns períodos de tempo sozinho. Lembrando que todos os cães são seres sociais e necessitam da companhia dos outros.

O Welsh Corgi (Cardigan) late muito?

O Welsh Corgi Cardigan tem uma tendência de latir muito, principalmente quando avista estranhos. Essa característica precisa ser amenizada com adestramento.

O Welsh Corgi (Cardigan) solta muito pelo?

Sim, a pelagem dupla do Welsh Corgi Cardigan cai muito, principalmente na primavera e inverno. Por isso, a escovação é uma prioridade para os tutores.

Fotos doWelsh Corgi (Cardigan)

Raças similares aoWelsh Corgi (Cardigan)

Bearded Collie

Alerta, vivaz, auto-confiante, ativo e seguro.

Pastor Alemão

Esse cão muito inteligente tem aptidão particular para a obediência

Welsh Corgi (Pembroke)

Alegre e companheiro.

Xoloitzcuintli

Aprazível e alegre

Explore outrasRaças

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.