West Highland White Terrier

Independente e afetuoso.
CBKC - Grupo 3
Esse pequeno cão compacto, de nariz curto e olhos pretos, que lhe dão ar malandro, é um bichinho cheio de energia.
Também conhecido como: Westie.

Informações Gerais

West Highland White Terrier, mas para os íntimos e amantes, simplesmente Westie. De roupagem branca como a neve, olhos e nariz pretos e muita atitude dentro desse corpinho de Terrier, o Westie é um símbolo escocês que foi adotado por tutores em todo o mundo, apaixonados por seus espírito livre e beleza.

Com fácil adptação para os mais variados ambientes, desde apartamentos na cidade a fazendas, ele é um cachorro energético, cheio de vontades, amigável com pessoas (principalmente as conhecidas) e crianças de todas as idades, divertindo sempre seus familiares com suas palhaçadas.

Ele é bem curioso e está sempre investigando cada barulho e atividade ao seu redor. É um Terrier muito afetuoso e amigável, só não com outros animais pequenos que em outros tempos seriam suas presas.

Apesar de ser a imagem da fofura, ele é muito elétrico para ser um cachorro de colo. Como tem um nível de energia alto, ele adora atividades como cavar, correr, pular e caçar animais menores. Apesar do treinamento e adestramento amenizarem, nunca irá acabar com o instinto desse Terrier para a caça, que é forte e embutido em sua natureza. Por isso, é bem provável que um dia você o encontre metido em confusão com suas possíveis presas. Com treinamento e a devida convivência é até possível que ele se acostume com um companheiro felino, o que realmente dificulta são os animais menores, como ratos.

São independentes e precisam de muito exercício para drenar sua energia. Treinamento se faz necessário para esse cachorro que pode ser um pouco teimoso. O adestramento correto pode controlar sua tendência a ser muito barulhento, visando diminuir os latidos e escavações no jardim. Como ele é inteligente e um aprendiz rápido, ele responde bem ao adestramento com reforço positivo, mantendo a consistência e energia positiva.

Como são muito ativos, são muito bons em esportes caninos como agility, obediência, flyball, etc. Todas essas atividades são positivas para trabalhar não só o corpo mas a mente desse escocês, canalizando sua energia em algo positivo.

Expectativa de vida

Expectativa
Mínima
15 anos
Expectativa
Máxima
20 anos

Altura

Altura
Mínima
28
cm
Altura
Máxima
30
cm

Peso

Peso
Mínimo
6
kg
Peso
Máximo
8
kg

Características

Adaptabilidade
Nível de afeição
Bom para apartamento
Tendência de latir
Amigável com gatos
Amigável com crianças
Amigável com cães
Necessidade de exercícios
Espaço necessário
Tosa
Problemas de saúde
Inteligência
Gosto por brincadeiras
Queda de pelo
Necessidade social
Amigável com estranhos
Territorialista
Facilidade de treinamento
Cão de guarda
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor

Origem do West Highland White Terrier

País: Reino Unido

O West Higland White Terrier faz parte do grupo seleto de Terriers escocese que inclui o Terrier Escocês, Skye Terrier, Cairn Terrier e Dandie Dinmont. Todos compartilham das mesmas raízes e foram criados para ter suas habilidades de caçar bem afloradas.

Originalmente ele vinha em várias cores, como preto, vermelho e creme. Porém, depois de um acidente com o Coronel Edward Donald Malcolm de Poltalloch, Argyllshire, na Escócia, quando em 1860 ele atirou em seu cachorro pensando que era uma raposa, por terem a mesma cor. Por isso, Malcolm decidiu criar cães com a pelagem branca para serem facilmente identificados no campo.

mostrar mais

Curiosidades sobre o West Highland White Terrier

– Westies são um símbolo da Escócia e sua imagem, utilizando um tartan vermelho, se tornou um clássico imagético;

– Devido a textura de sua pelagem externa, quando ela fica suja de lama, a sujeira é facilmente removida. Quando o pelo seca, a sujeira simlesmente cai;

– Eles são muito bons em um esporte chamado Earthdog Trial, que consiste em uma série de labirintos que em um dos extremos possui uma caixa com o odor de um rato. Para se qualificar, o cachorro precisa atingir a caixa em até 30 segundos e permanecer parado junto a caixa por mais 30 segundos. Esse esporte é baseado nas temporadas de caça antigas que os cães participavam;

– A pelagem branca do West Highland White Terrier foi criada justamente para que o cão pudesse ser visto enquanto caçava raposas e outros animais com pelagem avermelhada. A história tem origem quando o coronel e nobre escocês Edward Donald Malcolm acidentalmente atingiu seu cachorro, um Cairn Terrier de pelagem avermelhada, durante a caça;

– Os WestieS faziam realmente de tudo para capturar a caça. Utilizando toda a sua capacidade de cavar, muitas vezes eles faziam buracos e não conseguiam voltar. A única maneira seria latindo alto o suficiente para que os caçadores pudesse escutá-lo e com pás o tirassem dali;

– O rabo do Westie foi deliberadamente atingido para ser forte o suficiente para que o cachorro pudesser ser puxado pelos caçadores quando estivesse em algum buraco. Possui uma robusta estrutura óssea e muscular. A vértebra na base do rabo tem quase o mesmo tamanho que o resto da espinha;

– O Westie é utilizado pela marca de comidas caninas, Cesar, em todas as embalagens, comunicação e material promocional e pela marca de Whisky Black & White;

– É o ator principal do filme escocês “The Adventures of Greyfriars Bobby”, de 2005, que conta a história do Westie Bobby;

– A animação brasileira “As Aventuras de Gui & Estopa” tem como um dos protagonistas o Westie chamado Gui;

– O fundador do Paquistão, Muhammad Ali Jinnah, tinha um Westie como pet;

– Celebridades e personalidades que têm ou já tiveram um West Highland White Terrier como pet: Kate Beckinsale, Rob Schneider, Robert Pattinson, Al Pacino e Alfred Hitchcock.

Cuidados e Bem Estar

Com sua pelagem dupla, o Westie precisa ser levado escovado de preferência diariamente. Enquanto a pelagem interna ainda não tiver crescido, processo esse que se dá depois que o cachorro atinge pelo menos 1 ano, a escovação pode ser semanal. Não deixar de escovar toda a pelagem, incluindo a interna, para evitar a formação de nós. A pelagem externa, por ter uma textura mais dura, não retém sujeira, assim mantendo o cachorro limpo e protegendo sua pelagem interna.

O Westie necessita de visitas regulares ao pet shop para que um profissional possa manter seu corte característico.

Como naturalmente não solta muito pelo, a escovação diminui ainda mais a possibilidade de encontrá-los caidos pela casa.

Outros cuidados básicos como corte das unhas e limpeza das orelhas e olhos precisa estar em dia. Para manter a pelagem branquinha, há produtos veterinários especiais para cães com pelos brancos, como shampoos e condicionadores para o corpo e produtos para as manchas lacrimais.

É um cão elétrico e precisa gastar sua energia diariamente, seja através de passeios ou jogos mentais.

O Westie não gosta do calor extremo e a ponta de suas orelhas é suscetível à queimaduras. Sua pelagem dupla o protege do frio e ele prefere climas mais amenos.

Predisposição à Doenças: Geralmente saudável, porém é predisposto a alterações oftalmolóticas, neurológicas, endócrinas, comportamentais, ortopédicas (luxação patelar, necrose asséptica da cabeça femoral), dermatológicas, oftálmicas, pulmonares e urinárias.

Aparência física

Solidamente construído. Peito bem profundo, como também as últimas costelas. O dorso é reto. Posteriores possantes com membros bem musculosos comprovando, evidentemente, a magnífica combinação da força com ação.

Pelagem do West Highland White Terrier

Pelagem dupla. O pelo é duro, de comprimento em torno de 5 cm, sem qualquer
cacho. O subpelo é curto, macio e fechado. A pelagem aberta é um defeito grave.

Cor da pelagem

A pelagem do Westie é branca.

Filhotes

Até mesmo com 8 semanas, os filhotes da raça Westie já podem começar o treinamento, principalmente para socializar e diminuir sua tendência para latidos excessivos. As ninhadas normalmente são de 3 a 5 filhotes.

No geral, a pelagem interna do Westie não cresce até que ele tenha pelo menos 1 ano de idade. Em alguns casos, pode levar até 5 anos.

 

Preço

R$ 1500 a R$ 4000

Perguntas frequentes

O West Highland White Terrier pode viver em apartamentos ou espaços pequenos?

Sim, o Westie é um cachorro bom para viver em apartamento e é bem adaptável. Lembrando que, por ter uma tendência a latir muito, ele precisa sera adestrado para não enlouquecer os vizinhos.

O West Highland White Terrier é recomendado para crianças?

Sim, o Westie é um cachorro que geralmente se dá bem com crianças, por ser ativo e gostar de brincadeiras.

O West Highland White Terrier pode ficar sozinho em casa?

É um cachorro mais independente, então com o ambiente correto e enriquecido, ele conseguirá ficar um tempo sozinho, portanto que ele tenha a oportunidade de ser trabalhado.

Como todos os cães, eles são animais sociais e não se recomenda que nenhum fique períodos longos sozinho.

O West Highland White Terrier late muito?

O Westie tem uma tendência de latir excessivamente,  principalmente se estão frustrados, porém com o adestramento correto, esse traço pode ser amenizado.

O West Highland White Terrier solta muito pelo?

Não, o Westie não solta muito pelo, principalmente se a escovação estiver em dia.

Fotos doWest Highland White Terrier

Raças similares aoWest Highland White Terrier

Terrier Escocês

Jovial e próximo do dono

Norwich Terrier

Índole amável, não é brigão, tremendamente ativo, com constituição vigorosa; alegre e destemido

Yorkshire Terrier

Vivo e inteligente

American Staffordshire Terrier

Esperto e inteligente

Explore outrasRaças

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.