Whippet

Meigo e calmo
CBKC - Grupo 10
Esse galgo de tamanho reduzido alia grande elegância e reais qualidades de atleta.
Também conhecido como: Whippet

Informações Gerais

Elegante e gracioso, o Whippet foi primeiramente criado no século 19, no Reino Unido, como uma mistura entre cães da raça Greyhound e vários Terriers locais. O intuito foi desenvolver um cachorro que seria bom tanto para caçar coelhos, quanto para caçar pequeno vermes.

Suas características iniciais como caçador poderoso e veloz ainda continuam, porém, em casa ele é muito tranquilo, quieto e adora ficar no sofá com sua família. Por isso mesmo ele se adapta muito bem a um ambiente de apartamento em razão ao conforto e por ter um tamanho médio. É interessante frisar que, assim como os gatos, eles amam ficar nos móveis e em basicamente tudo que for macio.

Mesmo sendo um exímio corredor, ele também ama um cochilo e no geral é um cachorro bem descontraído.

Por ser um cachorro alegre, afetuoso e dócil, ele é muito bom com crianças e outros cachorros. De tão bonzinho, ele não late excessivamente e não é considerado um bom cão de guarda.

Como eles amam fazer parte de um grupo, não reagem bem a longos períodos de tempo sozinhos e são muito apegados a família.

São animais um pouco tímidos e inteligentes. Por terem uma mente independente, eles respondem muito bem a técnicas de reforço positivo, principalmente quando elas envolvem uma comida como recompensa. Eles podem se tornar muito bons em esportes como agility e lure coursing. Treiná-los não é necessariamente fácil e é preciso paciência, já que eles são sensíveis e não aceitarão um tratamento duro.

Apesar de ser no geral um cachorro muito calmo, o mesmo não pode ser dito quando ele está na presença de outros animais que seriam suas possíveis presas, como gatos, coelhos e hamsters. Somente quando crescem junto e são acostumados com outros animais que a convivência é possível. Entretanto, como seu instinto é muito forte, o melhor a fazer é deixar os animais separados quando o tutor não estiver presente.

Ele pode aparentar ser frágil, mas não deixe julgue um livro pela sua capa. Cães da raça Whippet têm uma corrida que pode atingir 65km/h. Apesar do Greyhound ser o mais veloz dos cães, proporcionalmente o Whippet teria um melhor desempenho que o seu semelhante.

Com uma história tão forte de corridas e caças, é mais que natural que o Whippet ame correr ao ar livre em campos abertos. Sempre que possível, permita que ele corra em um ambiente cercado e seguro.Ele precisa gastar a energia e deve passear pelo menos uma vez por dia.

Ele possui uma cabeça longa e seca, que vai afinando em direção ao focinho; seus ombros são oblíquos, bem desenhados e musculos e suas coxas são particularmente desenvolvidas; tem orelhas pequenas e finas mantidas em rosa; um pescoço longo e musculoso que forma um arco elegante e sua cauda é longa e adiada.

O Whippet de pelo curto é mais comum e ocasionalmente o de pelo longo é visto. Seu pelo curto vem em uma grande variedade de cores.

Por ser muito similar visualmente aos cães da raça Greyhounds, alguns o chamam de “Greyhound em miniatura”. Assim como seu primo maior (Grauhound), o Whippet é incomparável em uma corrida em campo aberto.

Seu corpo bem proporcional e atlético o dá todo o suporte para que corra e se movimente com tanta propriedade e rapidez. A velocidade do Whippet é atribuída ao seu galope com dupla suspensão. Com um tipo de passada similar a de outros galgos, ele consegue ficar com as quatro pernas fora do chão não só uma, mas duas vezes durante a corrida. A primeira suspensão ocorre quando as quatro pernas estão encolhidas e contraídas embaixo do corpo, e a segunda quando as quatro pernas estão completamente estendidas e praticamente paralelas ao chão. Ao visualizá-los em câmera lenta, temos a impressão de que estão flutuando. Dessa maneira, eles conseguem cobrir um espaço maior em pouco tempo. Seus pés possuem uma estrutura parecida com os de uma lebre, auxiliando seu pouso no chão.

Expectativa de vida

Expectativa
Mínima
12 anos
Expectativa
Máxima
15 anos

Altura

Altura
Mínima
44
cm
Altura
Máxima
51
cm

Peso

Peso
Mínimo
10
kg
Peso
Máximo
12
kg

Características

Adaptabilidade
Nível de afeição
Bom para apartamento
Tendência de latir
Amigável com gatos
Amigável com crianças
Amigável com cães
Necessidade de exercícios
Espaço necessário
Tosa
Problemas de saúde
Inteligência
Gosto por brincadeiras
Queda de pelo
Necessidade social
Amigável com estranhos
Territorialista
Facilidade de treinamento
Cão de guarda
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor

Origem do Whippet

País: Reino Unido

Acredita-se que o Whippet tenha vindo de um cruzamento entre Greyhounds e Terriers no final do século 18 por camponeses do norte da Inglaterra para a caça de coelhos e entretenimento através de corridas. Ele acabou ganhando o apelido de “O cavalo de corrida do pobre” pelo origem humilde de seus donos, geralmente mineradores.

Entretanto, foi com a revolução industrial que o desenvolvimento do Whippet realmente ganhou força. As grandes massas migratórias de operários que se mudaram do campo para as cidades levaram os cães da rapra para entretenimento.

Ainda há corridas que utilizam o Whippet, mas não chegaram nem perto do sucesso comercial adquirido pelos Greyhounds.

Depois que ele foi oficialmente registrado no Kennel Club em 1888, o público passou a prestar mais atenção em sua estética, e cruzamentos com o Greyhound Italiano refinaram ainda mais seu visual.

Eles foram introduzidos nos Estados Unidos por mineradores ingleses que se mudaram para Massachusetts, local que ficou posteriormente muito conhecido por corridas de cães da raça.

Hoje ele é o galgo mais popular no mundo.

mostrar mais

Curiosidades sobre o Whippet

– Segundo a lista de Stanley Coren que categoriza os cães indo dos mais aos menos inteligentes, o Whippet se encontra na posição 51;

– Com uma velocidade que chega a atingir  65km/h, essa raça pode correr mais rápido que um urso, um canguru e um veado;

– Seu pelo tão curto faz com que ele seja praticamente livre do famoso “odor canino”;

– A raça ganhou esse nome devido a sua rapidez que se assemelha a de um chicote (Whip em inglês);

– A primeira menção de cães da raça Whippet aconteceu em 1610;

– Acredita-se que o artista Jean-Baptiste Oudry tenha pintado um Whippet em seu quadro Misse and Turlu;

– O Whippet é mundialmente o mais popular dos galgos;

– Além de possuirem uma capacidade de enxergar muito bem no escuro, os Whippet possuem uma visão de 250º, em comparação a dos humanos de 180º. Por sua cabeça ser estreita, isso permite que os olhos estejam localizados mais para o lado;

– Ele foi primeiramente reconhecido pelo Kennel Club inglês em 1888;

– Em 1992 a cadela Pencloe Dutch Gold e em 2004 o cachorro Cobyco Call the Tune ganharam o prêmio de Best in Show no Crufts, maior dog show do mundo.

Cuidados e Bem Estar

É necessário passear com o Whippet todos os dias, pelo menos 30 minutos. Sempre que possível, leve-o a uma área aberta e cercada para que ele possa correr. Durante os passeios, o cachorro nunca deve estar sem a guia. Mesmo que seja bem treinada, a raça tem um instindo de caça muito aguçado, então qualquer pequeno animal que ele interpretar como caça, pode despertar esse lado. Por correr muito rápido e pular muito bem, pode perder as esperanças de alcançá-lo.

O Whippet não gosta de passear na chuva ou quando o clima está ruim, então jogos dentro de casa para gastar sua energia e trabalhá-los mentalmente são recomendados.

Como muitos ouros cães, se o Whippet não tiver sua cota de energia gasta todos os dias, o acumulo irá gerar frustração e pode desenvolver um comportamente destrutivo.

Sua pelagem curta os torna muito fáceis de manutenção e os cuidados básicos, como banhos regulares, unhas cortadas e orelhas limpas devem ser mantidos com ele.

Com seu corpo delicado, o Whippet não pode viver fora de casa. Por adorar o conforto e a companhia de sua família, seu ambiente deve ser aconchegante.

Por não reagirem bem ao frio extremo, os Whippets devem ser mantidos agasalhados no inverno. Realmente eles se dão melhor com climas mais quentes.

Por ter os membros mais finos, é necessário que o tutor tome cuidado com acidentes que possam causar fraturas nesse corredor.

Predisposição à Doenças: Alterações autoimunes, cardíacas, dermatológicas, endócrinas, oftálmicas, sensibilidade a drogas e criptorquidismo.

Aparência física

Equilibrada combinação de poder muscular e força com elegância e linhas graciosas. Construído para velocidade e trabalho. Qualquer forma de exagero deve ser evitada. Crânio longo e seco, plano no topo, afinando para o focinho, bastante largo entre os olhos. Pescoço longo, musculoso, elegantemente arqueado.
Dorso largo, bem musculoso, firme, um tanto longo. Lombo dando impressão de força e poder. Cauda sem franjas. Longa, afilada e, quando em ação, curva-se para cima, sem ultrapassar a linha do dorso.

Pelagem do Whippet

Whippets têm o pelo fino, curto e cerrado.

Cor da pelagem

Qualquer cor ou mistura de cores.

Filhotes

Quando filhotes, os cães da raça Whippet são muito ativos. As ninhadas normalmente são de 1 a 10 filhotes.

Como têm um instinto muito aflorado para a caça, é interessante treiná-los desde cedo para conviverem com outros animais.

O adestramento pode começar cedo, em média com 10 a 12 semanas de idade.

Preço

R$ 1200 a R$ 2000

Perguntas frequentes

O Whippet pode viver em apartamentos ou espaços pequenos?

Sim, o Whippet é recomendado para apartamentos. Por ser um cachorro de porte médio e adorar dormir, ele se adapta bem a espaços pequenos.

O Whippet é recomendado para crianças?

Sim, o Whippet é recomendado para famílias com crianças. Porém, como é o caso também com qualquer outro cachorro, crianças muito pequenas devem ser mantidas sob supervisão.

O Whippet pode ficar sozinho em casa?

Não, o Whippet não reage bem se ficar longos períodos sozinhos, principalmente por ser muito apegado ao tutor.

O Whippet late muito?

Não, o Whippet não é conhecido por latir muito.

O Whippet solta muito pelo?

Não, com sua pelagem curta, o Whippet não solta muito pelo.

Fotos doWhippet

Raças similares aoWhippet

Greyhound

Inteligente, gentil, afetuosos e com temperamento equilibrado.

Afegão Hound

Sensível e capaz de uma relação estreita com o dono.

Galgo Escocês

Gentil, amistoso e obediente

Borzoi

Dócil, sensível e gentil.

Explore outrasRaças

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.