Xoloitzcuintli-raca-cachorro

Xoloitzcuintli

Aprazível e alegre
CBKC - Grupo 1
Esse cão quase sem pelos tem porte semelhante ao do Manchester Terrier.
Também conhecido como: Cão sem Pelos Mexicano, Pelado Mexicano, Nahuatl, Tepeitzcuintli, Mexican Hairless, Xalos, Xolo.

Informações Gerais

Com um nome nada fácil de pronunciar, o Xoloitzquintli não nos deixa outra alternativa a não ser utilizar seus outros nomes.

Apesar de não ser muito difundido mundialmente, o também conhecido como Cão sem pelos mexicano ou Pelado Mexicano não só é bastante conhecido em seu país de origem, o México, como também é visto como um tesouro nacional para a população local.

Com origem pré-colombiana, há cerca de mais de 3.500 anos e natural da Mesoamérica, o Xolo é a primeira raça canina das américas. Na época considerado um profeta e guia no submundo, os povos locais acreditavam que ele guiaria as almas dos astecas no além.

Hoje, ele é um ótimo e leal companheiro para sua família, apreciando muito a proximidade física com seus tutores e formando um elo emocional forte com eles. Sem dúvida um cão alegre, calmo, tranquilo e reservado, o Pelado Mexicano está sempre vigilante e alerta, sendo naturalmente desconfiado com estranhos. Ele é silencioso por natureza e só late quando realmente necessário. Não é aconselhado para famílias com crianças pequenas, porém pode conviver com crianças principalmente se for criado com com elas. Ele tem uma tendência interessante de se dedicar mais a um membro específico de sua família.

Não é um cão que aceita bem ficar longos períodos de tempo sozinho, sendo considerado por alguns até mesmo carente. Se o tutor não der a quantidade de afeto e atenção necessárias, ele pode facilmente se frustrar e desenvolver comportamentos destrutivos.

Apesar de poder se mostrar um pouco teimoso, responde bem a treinamentos e pode começar a ser adestrado muito jovem, com ainda 8 a 10 semanas de vida.

Seu instinto aflorado o torna mais suscetivel a perseguir animais de outras espécies.

Como o nome já entrega, cães dessa raça não possuem pelo. Não que isso seja um problema quando o assunto é se aquecer, já que ao longo dos anos, o próprio corpo adaptou-se a condição, conseguindo irradiar calor até mais do que cães com pelagem (geralmente mantém a temperatura de 40ºC). A falta de pelos, entretanto, faz com que os tutores desse mexicano tenham que ter um cuidado especial.

Seu corpo é magro e musculoso, similar aos cães da raça Manchester Terrier; possui olhos com uma expressão muito viva, sendo eles amendoados variando do amarelo ou preto; quando está com prestanto atenção em algo, sua testa ganha algumas rugas; suas orelhas são finas, elegantes e longas (como é o caso de outras raças antigas); um tufo de pelos tesos e poucos densos orna seu crânio.

Essa raça vem em três tamanhos, indo do Padrão (45 a 55 cm), Miniatura (35 a 45 cm) ao Toy (25 a 35 cm). Eles podem ter de 4 a 14 quilos, uma variação considerável.

Apesar deles terem uma tendência a irritar menos humanos com alergias, não existe um cachorro que seja completamente hipoalergênicos.

Expectativa de vida

Expectativa
Mínima
12 anos
Expectativa
Máxima
14 anos

Altura

Altura
Mínima
25
cm
Altura
Máxima
55
cm

Peso

Peso
Mínimo
4
kg
Peso
Máximo
14
kg

Características

Adaptabilidade
Nível de afeição
Bom para apartamento
Tendência de latir
Amigável com gatos
Amigável com crianças
Amigável com cães
Necessidade de exercícios
Espaço necessário
Tosa
Problemas de saúde
Inteligência
Gosto por brincadeiras
Queda de pelo
Necessidade social
Amigável com estranhos
Territorialista
Facilidade de treinamento
Cão de guarda
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor

Origem do Xoloitzcuintli

País: México

Evidências arqueológicas sugerem que os antepassados do Xolo eram cães que acompanhavam povos migratórios em toda a massa de terra de Beríngia – agora submersas – da Ásia para o Novo Mundo.

Conhecido por alguns como a primeira raça das américas, o Xolo tem uma origem muito antiga, datando da era pré-colombiana, há mais de 3.500 anos.

Diferente de outras raças caninas, ele não foi criado pela junção de duas raças. Por séculos a raça persistiu através de seleção natural, sem a manipulação direta do homem.

Há achados arqueológicos do Pelado Mexicano nas cerâmicas dos povos locais e nos relatos dos conquistadores espanhóis.

Eles tinham a fama de serem curandeiros misticos, podendo incrivelmente auxiliar em problemas de dor de dente e insônia. Seus corpos quentes traziam benefícios para pessoaso com reumatismo e asma.

As pessoas da época acreditavam que ele mantinha espíritos ruins e intrusos a distância.

Infelizmente, apesar de todos os poderes atribuídos a eles, os Pelados Mexicanos também serviram de refeição para os povos antigos.

No incício, foram considerados guias do submundo, podendo levar as almas dos astecas no além.

Mais recente, era muito famoso nas décadas de 1930 e 1940, porém perdeu sua popularidade de uma maneira que chegou a retirado dos registros do AKC. Recentemente, com o interesse do público voltando, ele foi novamente registrado.

 

mostrar mais

Curiosidades sobre o Xoloitzcuintli

– É a única raça canina que começa com a letra “X”;

– Com um nome diferente, são poucos que sabem sua origem. O nome Xoloitzcuintli é uma combinação de Xolotl, um deus asteca responsável pelo submundo, e Itzcuintli, a palavra asteca para cachorro.

– Ele tem uma reputação de curandeiro místico que perdura até hoje em áreas da América Central;

– Apesar do corpo sem pelos, o Xoloitzcuintli adaptou-se de uma maneira que o seu corpo irradia calor até mais que um cachorro com pelos. Por causa dessa característica, os povos antigos costumavam usá-lo como aquecedor natural;

– Nem todos os Xolos não possuem pelo. Na verdade, a falta de pelo pertence a um gene recessivo, então 1 em 4 filhotes nascem com pelo;

– Desenhos da era pré-asteca já mostram uma semelhança visual muito grande com a raça que conhecemos hoje;

– Pasmem, o Xoloitzcuintli já foi confundido com o Chupacabra na fronteiro do México com os Estados Unidos por pessoas que obviamente não conhecem a raça;

– Alguns acreditam que o Xolo tenha sido a primeira associação entre humano e cachorro;

– Seu visual único realmente não é apreciado por todos. É comum em competições no estilo “Cães mais feios do mundo” que um cachorro da raça Pelado Mexicano seja o vencedor;

– O Xoloitzcuintli foi uma das primeiras raças a ser registrada no Kennel Club em 1887. Apesar de toda sua história, ele quase ficou extinto, e chegou a ser removido dos registros do AKC em 1959. Felizmente, o interesse do público voltou e em 2011 foi reconhecida novamente pelo AKC;

– Apesar de sua representação sobrenatural, ele já serviu como alimento para tribos indígenas;

– O Pelado Mexicano aparece em diversas obras dos artistas mexicanos Frida Kahlo e Diego Rivera.

– Hoje há aproximadamente 30.000 cães da raça Xoloitzcuintli no mundo.

Cuidados e Bem Estar

O Xolo precisa de uma quantidade moderada de exercício diário, por volta de 20 a 30 minutos. Essas atividades podem incluir uma caminhada ou brincadeiras uma uma área cercada e segura, como um jardim. Ele pode ser muito bem em agility e obediência.

Como o Pelado Mexicano não possui pelos, esse fato o torna mais sensível ao sol. Por isso, não é aconselhado que cães dessa raça fiquem períodos longos de tempo expostos ao sol. É importante que os tutores utilizem protetor solar, este aprovado por veterinários, antes de passeios ao ar livre. Cuidado com o excesso de protetor, para não fechar totalmente seus poros. Para protegê-lo ainda mais, uma alternativa é levá-lo quando o sol não estiver tão quente, o que pode ser tanto no período da noite quanto logo cedo na manhã.

Por ter uma pele mais sensível, o Xolo não responde bem a temperaturas extremas e prefere climas mais temperados e quentes. Quando estiver frio, ele deve ficar em um ambiente mais quente, com aquecedor e algum tipo de agasalho. Essa característica física já elimina a possibilidade dele viver fora de casa, no quintal. Ele deve viver dentro, com a família e ter seu canto, no mínimo uma cama confortável para dormir.

Ele deve tomar banho semanalmente para garantir que sua pele ficará limpa, sem acne. É interessante também aplicar óleos ou hidratantes para manter a pele saudável. Deve-se prestar atenção na frequência que esses cães serão lavados, já que ele naturalmente possui óleos que o protegem. Ou seja, o excesso pode predudicá-lo.

Como ele é um cão protetor por natureza e geralmente é muito desconfiado com humanos que não conhece, é interessante que o tutor o exponha o máximo que puder a outras pessoas. Apesar do treinamento, deve-se manter em mente que ele pode nunca ser tão social.

Predisposição à Doenças: Alergias a comida, saúde bucal prejudicada, problemas de pele (incluindo acne).

Aparência física

Pelagem do Xoloitzcuintli

O Pelado Mexicano não possui pelos, a não ser por tufos em sua cabeça, um pouco nas suas costas e no rabo.

Cor da pelagem

A cor de sua pelagem varia do cinza-elefante, cinza-preto ou preto, avermelhada, cor de fígado, cor de bronze e loiro. Manchs de qualquer cor são aceitas pelo padrão.

Filhotes

São cães muito ativos e podem aprender comandos e começar o adestramento com 8 a 10 semanas de vida. Apesar de serem muito calmos quando adultos, são filhotes energéticos e bem ativos.

Preço

R$ 1600 a 4000

Perguntas frequentes

O Xoloitzcuintli pode viver em apartamentos ou espaços pequenos?

Ele é ativo mas nem tanto. É possível com apenas 20 a 30 minutos por dia drenar sua energia em atividades que incluem caminhadas. Então, ele pode sim ser bom para apartamentos, portanto que o tutor se comprometa a levá-lo em passeios.

O Xoloitzcuintli é recomendado para crianças?

O Xoloitzcuintli não é recomendado para famílias com crianças pequenas, porém com adestramento e convivência desde cedo, ele pode se adaptar aos membros pequenos de sua família.

O Xoloitzcuintli pode ficar sozinho em casa?

Não é recomendado que o Xoloitzcuintli fique sozinho em casa, já que é um cachorro considerado por alguns carente e muito apegado a família.

O Xoloitzcuintli late muito?

O Xoloitzcuintli não late muito, e é conhecido por latir só quando necessário.

O Xoloitzcuintli solta muito pelo?

A maioria dos Xolos não possui pelos, então você praticamente não verá pelos dele soltos por sua casa.

Fotos doXoloitzcuintli

Vídeos doXoloitzcuintli

Squeekie & the New Pup ~ Hairless dogs playing ~ Xoloitzcuintli...

My xoloitzcuintli Valentino...

How a Xolo makes a bed (Mexican Hairless dog, Xoloitzcuintli)...

AKC Meet the Breeds: Meet the Xoloitzcuintli...

Xolo, Mexican Hairless Dog Sings for Her Supper...

DOGS 101 - Xoloitzcuintli - Mexican Hairless Dog [ENG]...

Xoloitzcuintli (Mexican hairless dogs) Xolos are great pets!...

Xoloitzcuintli fun-ness...

Puzzled Xoloitzcuintli...

My xoloitzcuintli playing...

Toto the Xoloitzcuintli at Shadow Mountain Off Leash Dog Walk...

5th National Dog Show of National Club breed Xoloitzcuintli...

Xoloitzcuintli & Bull Terrier - treat?...

Xoloitzcuintli Shark Attack...

Mexican hairless xoloitzcuintli puppy...

Our xoloitzcuintli howling at hairless dog video...

mostrar mais

Notícias com Xoloitzcuintli no PdD

Raças similares aoXoloitzcuintli

bobtail

Bobtail

Cão "chiclete", ávido por carinho

affenpinscher

Affenpinscher

É um cão vivo e inteligente, charmoso e companheiro.

cocker-spaniel-ingles

Cocker Spaniel Inglês

Meigo, afetuoso, cheio de vida

pastor-australiano

Pastor Australiano

Inteligente, dotado de bom temperamento, companheiro e leal

Explore outrasRaças

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.


Copyright 2015 - Todos os direitos reservados à portaldodog.com.br