Cachorro com nariz rosa, é normal?

Cachorros com nariz (trufa) rosa é normal mas fique atento a sinais, pode ser sinal de doença ou machucado.

por Fabio Sakita — publicado 7 jul 2013 - 18:18

A cor do nariz (trufa) dos cachorros é determinado por fatores genéticos. Apesar de ser normalmente preta, a pigmentação do nariz também pode ser rosa, marrom e da cor do cachorro. Então cachorro com nariz rosa é normal? Sim, mas também pode significar algum problema de saúde.
 

A cor do nariz canino é determinado por fatores genéticos. Foto: Reprodução / Google


 
O caso mais comum de cachorros em que o nariz vai perdendo a coloração preta e se tornando rosa é o chamado “snow nose” (nariz de neve) ou “winter nose” (nariz de inverno), é quando o pet troca a coloração do nariz durante o inverno e voltando ao preto durante o verão. Isto é comum em raças como o Labrador Retriever, Golden Retriever, Boiadeiro Bernês e o Husky Siberiano.

Em diversas raças o cachorro pode apresentar a troca na coloração do nariz de preto para marrom ou rosa durante o envelhecimento. A causa está na enzima Tirosinase, responsável pela produção do pigmento. A enzima também é sensível a temperatura e funciona melhor em temperaturas quentes, o que explica a mudança da cor no inverno.
 

Em países mais frios é mais comum encontrar cachorros com nariz rosa. Foto: Reprodução / Google


 
Problemas físicos do animal também podem causar a perda na coloração do nariz. Às vezes, o nariz fica rosa devido a doença ou trauma, uma vez curado, o nariz volta a ter a cor original. O mesmo acontece se o cachorro machuca o nariz com algum arranhão ou corte.

Alguns cachorros têm alergias à materiais plásticos e a utilização de potes para alimentação e água podem irritar o nariz do seu pet, neste caso, utilize potes de aço inox.

 

Filhotes

Em muitas raças de cachorros os filhotes apresentam o nariz rosa no nascimento e com o tempo, que pode variar de semanas a meses, se tornam pretos.
 

Filhote com nariz cor de rosa. Foto: Reprodução / Google

 

Vitiligo

Vitiligo é uma doença no sistema imunológico que podem ser a causa de nariz rosa em cachorros. Porém, cachorros com essa doença normalmente apresentam manchas brancas pelo corpo. Algumas raças têm mais propensão de apresentar Vitiligo: Doberman, Pastor Alemão, Rottweiler e Dachshund. Um veterinário poderá diagnosticar a doença. O Vitiligo canino não é um risco a saúde do animal e há alguns tratamentos para amenizar a descoloração do cachorro.

 

Proteção

Se você tem um cachorro com nariz rosa, utilize protetor solar de uso veterinário na parte despigmentada do animal. Sem proteção, poderá ocorrer queimaduras e até desenvolver câncer. Há casos em que os donos escolhem tatuar o nariz do cachorro com tinta preta, desta forma o protegem do sol.

Ao identificar alguma mudança na coloração do nariz do seu pet, analise sua condição física, se o cachorro continua se alimentando, brincando e aparentemente saudável, provavelmente não há com o que se preocupar. De qualquer forma, sempre aconselhamos a levar o pet ao veterinário, só ele poderá tirar suas dúvidas e fazer uma melhor analise do animal.
 

Cachorro com nariz tatuado de tinta preta. Foto: Reprodução / Google


 
Fontes:
Why is My Dog’s Nose Turning Pink
Two Things About Your Pet’s Nose You Should Know
American Kennel Club
Tirosinase – Wikipedia
deixe seu comentário: