Cachorro não precisa de agasalho

Cobrir seu cachorro das patas a cabeça pode deixá-lo bastante desconfortável e pode também ser perigoso.

por Fabio Sakita — publicado 10 abr 2013 - 1:44

Chega o inverno e para proteger seu cãozinho, você vai ao petshop e compra aquele casaquinho de lã, todo forrado para deixar seu amigo bem quentinho.

Devemos lembrar que os cães possuem uma proteção natural, os pelos. Seja curto ou longo, o pelo protege o cachorro nas épocas mais frias, “empacotar” o seu cãozinho pode trazer bastante desconforto e também ser perigoso.
 

Roupinhas podem deixar se cachorro desconfortável. Reprodução/Google


 
De acordo com Mario Marcondes, diretor clínico do Hospital Veterinário Sena Madureira, em São Paulo, muita gente veste o animal somente para dar um passeio fashion. O problema está quando o animal tenta se desvencilhar de uma peça e pode acabar se enforcando.

Animais de pelo longo não precisam de roupas, por mais frio que esteja. Cachorros acima do peso também não, já que a gordura corporal ajuda proteger do frio. Cachorros com essas características podem sofrer de hipertermia, temperatura corporal acima do normal, quando cobertos com muita roupa.

E os sapatos para cães? Nunca! Os sapatinhos fazem o cão perder o tato, um sentido muito importante.

O uso de agasalhos e roupinhas não faz mal ao seu cão, porém devem ser usados de forma correta. Sempre verifique se o utensílio não tolhe os movimentos do seu cãozinho. Nem todo cachorro está acostumado com a ideia de usar roupinha, coloque aos poucos para ir se acostumando.

Há 2 sinais de que seu cãozinho está passando frio, e nesses casos uma proteção será bem vinda:

  • O cãozinho está com ataques de tremedeira.
  • As orelhas e patas estão mais frias que o normal.
  • deixe seu comentário: