21 jan 2013 - 17:57

Cachorro pode tomar paracetamol?

Escrito por Fabio Sakita
Jornalista do Portal do Dog


 
Nós não queremos que nossos amigos sofram e por isso sempre pensamos em medicá-los, porém devemos lembrar que é primordial ter um acompanhamento veterinário e que alguns remédios podem ser perigosos para cachorros.

O paracetamol é um fármaco anti-inflamatório e antipirético muito utilizado em Medicina Humana em diversas situações inflamatórias ou dolorosas, pode ser encontrado em remédios como o Tylenol®, Parador® e Acetofen®.

O uso de paracetamol em cachorros pode provocar toxicidade aguda e grave nas células do fígado e do sangue. Os animais podem ainda apresentar edemas (inchaços) na face e nos membros. Poderá ainda reparar na coloração azulada das mucosas (lábios, conjuntiva do olho, etc) ou mesmo da pele devido à intoxicação a nível sanguíneo. Em cães o paracetamol raramente leva a morte, porém em grande doses pode levar ao coma e até ser fatal.

Existe um antídoto no caso do seu cachorro ter tomado paracetamol e deve ser administrado o mais rapidamente possível após a intoxicação.

Sempre procure um veterinário, não medique o seu cãozinho sem uma consulta.


  • Compartilhe


  • Receba as notícias do
    Portal do Dog no seu email!
    É gratuito!


    Deixe seu comentário
    • Eliana Moser

      Gostei!

    • rose sobral

      Minha cadela estava com febre eu dei a metade de um paracetamol para ela o que eu faço?

    • Eliana Moser

      Rose, conforme diz o texto, “procure um veterinário”.

    • Raquel

      ola minha cadelinha tava com febre e eu dei 3 cotinhas de paracetamol infatil pra ela não fas mau neh ?

    • Regina

      É muito bom dizer “leva no veterinário urgente” mas na verdade….ninguém sabe as condições da pessoa….! Me desculpe mas se eu tivesse dinheiro jamais iria vir aqui procurar por uma solução ….! Na situação em que eu e varias pessoas se encontram é bem difícil….! Graças a Deus tem comida na mesa….mas se acaso eu ou qualquer membro da minha familia presisarmos de um exame ou um medico…eu não tenho…!e neste momento um membro de minha familia precisa ..minha cachorra que para mim te muita importancia em minha vida…,posso garantir que sempre farei o melhor que estiver ao meu alcance….mas o meu meu melhor é muito pouco…..ela merece muito mais! Mas aqui nunca lhe faltou amor e nem faltara….! Os anos em que ela esteve comigo ela foi bem cuidada…então não me arrependo e jamais me arrepende rei de te-la adotado! Porque ela poderia estar morta e numa vida bem diferente que a que proporcionamos a ele! Só digo a quem sempre fala isso….:por favor repense…! É muito triste procurar um modo de ajudar o seu bichinho amado,e só receber :vá ao veterinário…! Mas ninguém pensa que se a pessoa esta aqui é porque não tem,e não tem da onde tirar! Não existe nem se quer um SUS para os animais….!e se nenhum pobre adota-sse pode crer que teria no minimo 80% a mais de animais nas ruas …..!

    • Claudia S. Santos

      então quais os medicamentos que podem ser usados?