Como limpar a orelha do cachorro

Manter as orelhas do cachorro limpas pode evitar problemas. Veja como limpar as orelhas do cachorro.

por Fabio Sakita — publicado 18 set 2013 - 21:45

Limpar as orelhas do seu cachorro pode se tornar uma rotina fácil e rápida uma vez que você aprender como realizá-la. Devemos lembrar que as orelhas são órgãos sensíveis e de muita importância em nossos amigos caninos, devemos ter sempre muita atenção a qualquer sinal de feridas e/ou sujeiras.

Enquanto nosso canal auditivo é horizontal, o do cachorro é em formato “L”, que o deixa mais propício a ter problemas de ouvido. Orelhas sujas podem causar inflamações e infecções no ouvido. Cachorros com orelhas grandes podem ser alvo fácil de fungos e bactérias, a atenção deve ser redobrada. Veja na imagem abaixo alguns sintomas de que seu cachorro pode estar com problemas de ouvido.

Como identificar problemas com a orelha do cachorro

Alguns sintomas de que o cachorro pode estar com problemas de ouvido:

  • O cachorro balança demais a cabeça, algo o parece incomodar.
  • Forte odor no ouvido.
  • O cachorro está com feridas na parte interna da orelha.

 

Confira o artigo Otite canina

 

Como identificar problemas com as orelhas do cachorro. Imagem: Portal do Dog

 

Veja o passo a passo de como limpar a orelha do seu cachorro

 

  1. Devemos analisar como está a orelha do cachorro. Caso você ache que está muito suja, com forte odor e/ou machucada, leve o seu cãozinho ao veterinário.
  2. Após breve análise, devemos separar o material para a limpeza. Um frasco de loção para limpeza de ouvidos caninos e algodão.
  3. Aplique o produto dentro da orelha do cachorro.
  4. Massageie a orelha de forma a espalhar o produto e também amolecer a sujeira.
  5. Pegue uma bolinha de algodão e comece a retirar a sujeira da orelha, se o algodão estiver sujo, troque por outro e continue a limpeza até não haver mais sujeira ou líquido no ouvido do cachorro.
  6. Repita o procedimento na outra orelha.
  7. Recomendamos uma recompensa por bom comportamento. Toda vez que o seu cachorro se comportar bem em alguma atividade de rotina, dê uma recompensa, dessa forma podemos garantir que ele se comporte adequadamente outras vezes.

 

como limpar a orelha do cachorro

Como Limpar a orelha do cachorro. Imagem: Portal do Dog

 

Alguns cuidados que devemos tomar ao limpar a orelha do cachorro

 

  • Não recomendamos a utilização de cotonetes, o uso incorreto pode acarretar danos ao ouvido do seu cachorro.
  • Esteja preparado para uma reação do animal. O ouvido é uma parte sensível, e normalmente os cachorros se sentem incomodados. Peça a ajuda de alguém para segurar o cachorro.
  • Jamais improvise, não utilize objetos pontiagudos. O recomendado é utilizar somente o dedo com algodão.
  • Não utilize água dentro do canal auditivo do cachorro. O acúmulo pode levar a formação de bactérias e fungos.

 

Vídeo de como limpar a orelha do seu cachorro


Fonte: Youtube – Dra. Tatiana Berenger

É sempre bom alertar, caso você se sinta desconfortável em fazer a limpeza, leve ao veterinário, não levará mais do que 5 minutos e evitará diversos problemas para o seu cachorro.

deixe seu comentário:
  • maira m iffarraguirre

    Gostei de como limpar as orelhas dos cães.

  • Samuel Cordeiro de Oliveira

    Gostei muito do ensinamento. Eu uso o Epiotic. Serve também?

    • João Branco

      minha irmã que cria Golden só usa esse.

  • amo cachorros,eu tenho 4.dois pintcher,um bace,um vira lata.acho muito importante estas dicas,so tenho que agradecer…

  • DEBORAH CAÑADAS

    SEMPRE limpei sozinha o ouvido do meu LABRADOR, talvez por ele ser da raça que é, NUNCA se sentiu incomodado, pelo contrário. Passo EPIOTIC da Virbac com algodão, limpo bem até o algodão não sair mais sujo, depois pingo duas gotas de Zelotril Oto e massageio. Ele NUNCA teve inflamação no ouvido, e já está com 12 anos !!!

  • sonia

    adorei

    • sonia

      adorei gostaria s
      de imformaço~es so olhos

  • Clicia Pita

    Obeigada pela dica. É a cachorrinha se comportou muito bem tb. faltou a recompensa dela por se comportar. Bj.

  • Jota

    Grande dica. Resgatei uma vari-lata porque ela era muito mal-matratada antiga tutora. O ouvido veio com forte odor e além da vermelhidão ela costuma coçar. Vou levar no vet e em seguir os cuidados com essas dicas.
    Valeus

  • Maria Clara

    Boa dica !

  • Pingback: 8 dicas para cachorros saudáveis | Portal do Dog - O maior Portal de Cachorros do Brasil()

  • simone

    devemos ou não USAR COTONETES? Vc diz que não devemos usa-los e posta um vídeo onde a doutora usa-os. Onde está o erro,em vc ou nela? Ou deve ser usado apenas por profissionais?

  • Armando Magina

    Posso usar óleo johnson para a lipaza do ouvido ou não?

  • Aline Florenzano Penha

    Deu um surto de carrapato em casa da qual já joguei veneno pela casa, e já levei meus cachorros para uma tosa higiênica e medicinal. Depois de 4 semanas, mais carrapatos voltaram, porém quem está sofrendo mais, é o meu caçula Neném (Lhasa Apso de 1 ano e 1 mês). Hoje estava tirando os carrapatos dele, e notei que dentro no ouvido dele está cheio de ovos e carrapatos. Consegui tirar alguns com pinça, mas ele desde pequeno sempre foi muito inquieto e não consigo de forma alguma tirar os que estão mais ao fundo. Sempre tive muito cuidado e amor aos meus animais e nunca os machuquei, mas quando ele vê a pinça ele fica louco. E mesmo quando eu tento tirar os carrapatos da orelha dele com as mãos, ele não deixa e também dificulta mais. O que eu posso fazer nesse caso? Porque no momento não tenho dinheiro pra levá-lo em um Veterinário. 🙁 Teria alguma outra opção sem ser um Veterinário? Eu pesei em passar um algodãozinho com veneno dentro do ouvido dele mas não sei se é o mais aconselhável.

    • monica

      oie usa lisoform na sua casa diliu duas colheres e passa no chão eu uso em minha cs nunca mais voltaram faz tres meses q uso,ele é um litro grande amarelo dura dois meses alem disso não custa nem 10,00 bjs boa sorte

    • Thiago Brito

      Boa tarde Aline, tive o mesmo problema que vc, carrapatos invadiram a minha casa por conta da vizinha que tem três cachorros que estavam cheios de carrapatos, tive um sério problema com isso e me indicaram um remédio que foi a solução exata, comprei o remédio FRONTLINE, ele évuma dose única, paguei em torno de uns 50,00 em um petshop aqui perto de casa, os carrapatos acabaram e o meu lhasa apso parou de sofrer com isso, cheguei até achar carrapatos mortos no chão por conta do remédio, super indico, em dois dias acabaram o sofrimento. Espero ter ajudado e boa sorte pra sua família e o cãozinho.

    • luana

      Oi Aline, bom aqui na minha casa tbem apareceu carrapatos filhotinhos e muitos na cadela que tenho e muitas pulgas no ambiente e nela.
      Bom pulverizei todo o ambiente com butox deixei secar natural.
      E no cão banho normal com shampoo para cão e frontline gotas do dorso até o rabo.
      E acabou.
      Vou manter o frontline como a veterinária dela indicou uma vez por mês e manter o ambiente uma vez por mês detetizado havendo necessidade.
      Boa sorte.

  • Pingback: Como Limpar a Orelha do Cão | Ser Nutrir Integral()

  • Uilne Nobre

    Acabei de ler no Portal do Dog, a informação de q não devemos utilizar cotonetes para a limpeza das orelhas dos Pet’s, porém a vet. Dra. Tatiana Béranger, nos orienta a fazê-lo. E agora, o q devemos fazer? Usar ou não cotonetes? Obgada!

  • BatataCondessa .

    Nunca use cotonetes. Podem ferir o canal auditivo do cao. Os cotonetes foram projetados para o ouvido humano de modo a nao chegar a ferir nossos ouvidos. O algodao puro e simples e muito melhor.

  • Alessandra

    boa noite estou desisperada coloquei o remedio de pugas k-spot ele ta irritado balanção a cabeça deita com pezinhopr cima de desispero o que estar abontecendo com ele socorro .

  • Larissa Carvalho

    Posso usar álcool em gol pra limpar os ouvidos dele?