Como cortar a unha do seu cachorro

Conheça dicas valiosas e aprenda a cortar as unhas do seu cão de maneira segura.

por Samantha Kelly — publicado 3 set 2015 - 9:10

Se engana quem pensa que a manutenção em dia das unhas do cachorro é apenas por aparência. Na verdade, é um cuidado básico de saúde, já que, quando as unhas estão muito grandes, além de causar desconforto no animal quando ele se locomove, elas podem quebrar, deixando o pet aberto a uma infecção; ou envergar, influenciando em sua postura ou até mesmo perfurando a carne.

Geralmente, pets que não passeiam muito, pets idosos, ou que têm mais contato com superfícies lisas (como os que moram em apartamento), precisam que suas unhas sejam cortadas mais vezes. No caso de animais mais ativos, as unhas são naturalmente reduzidas com o exercício.

Separamos informações e o passo a passo para tutores que desejam aprender a cortar a unha de seus cães em casa, sem depender sempre exclusivamente de groomers e médicos veterinários. Além disso, há dicas para tornar o momento menos estressante, para humanos e cachorros.

 

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Por que é preciso ter um cuidado especial na hora de cortar as unhas do cão?

A unha do cachorro possui vasos sanguíneos e nervos em seu eixo central, conhecido como  sabugo. Quando cortado, o cachorro sente muita dor e perde sangue.

Quantas vezes você deve aparar a unha do seu cachorro?

Idealmente, corte a unha do seu cão a cada 1 ou 2 semanas e desde filhote. É importante não deixá-las muito grandes e sempre mantê-las no tamanho certo. Como a veia cresce à medida que a unha aumenta, se deixá-las sem cortar por muito tempo, a veia fica mais próxima da extremidade, assim ficando com uma chance maior de cortá-la.

Como saber que está na hora de cortar a unha?

Geralmente, quando você escutar o barulhinho das unhas batendo no chão, está na hora de apará-las. Uma vez que você começar a ser responsável por cortar as unhas, irá se acostumar ao tamanho e passará a saber visualmente se ela já está muito longa.

Como transformar o momento de cortar as unhas do seu cão mais tranquilo?

É preciso acostumar o seu cachorro a, primeiramente, ser tocado nas patas. É comum ver cães que não se sentem confortáveis com esse momento, seja porque esse é uma área vulnerável, ou porque eles se machucaram cortando as unhas em outro momento e acabaram associando a algo negativo.

Gradativamente, vá tocando na pata do seu cão, relacionando a algo gostoso e uma troca entre tutor e pet. Uma massagem de leve na almofada, respeitando o tempo do seu cão.

E quando falamos em respeitar o tempo, tudo vai depender de cada animal. O importante é que você continue tentando, todos os dias e nos momentos que o seu cão está bem tranquilo. Exemplos: Está vendo televisão, os dois juntinhos no sofá? Faça massagem! Após, vá evoluindo e toque não só na pata, mas também nas unhas.

 

cortar-unhas-cachorro-kit

 

Kit cortador de unhas

 

Existem dois tipos de cortador de unha: Alicate e Guilhotina. O cortador estilo guilhotina tem um buraco onde a unha vai e uma lâmina move para cortá-la uma vez que a pessoa aperta as alças. O cortador do tipo alicate funciona como um par de tesouras normal. Você abre e coloca a ponta da unha do seu cão entre as lâminas para prepará-la. Visite um profissional para te indicar qual dos dois é o melhor para o seu cachorro.

Lixa – Se a unha talhar, a lixa serve para dar um acabamento. Há ainda uma opção de lixa, chamada Pedi Paws, ou lixa prêmio, que é um instrumento com motor que possui uma lixa dentro e pode ser uma alternativa mais fácil para tutores inexperientes.

Pó Hemostático – É importante para estancar o sangue, caso necessário.

Bifinhos – Dar alguns pedacinhos de bifinho é uma forma de, através do reforço positivo, o pet entender que aquela situação pode ser boa. Sempre mantendo a atenção na quantidade.

 

cortando-a-unha-cachorro-ilustracao

Cortando a unha do seu cachorro

 

  1. Separe o kit cortador de unhas e escolha um momento que o seu cão está tranquilo, por exemplo, pode ser depois de um cochilo;
  2. Pegue a pata do seu cachorro e segure-a com firmeza, mas com suavidade para não machucá-lo;
  3. Comece pela extremidade da unha e corte em ângulo de 45 º, direcionando para a unha o bordo cortante do cortador;
  4. Sempre tenha cuidado com o sabugo. Em unhas brancas, a área rosada é bem visível e torna mais fácil o corte. Em unhas escuras e pretas, vá aparando aos poucos. Observe dentro da unha, quando começar a aparecer na região do corte um circulo cinzento (ou branco, no caso das unhas brancas), está chegando perto do sabugo e está na hora de parar;
  5. Se você cortar o sabugo, não fique nervoso e aplique com pressão um pedaço de algodão com pó hemostático. Se o sangue não estancar, consulte o seu veterinário;
  6. Não esqueça de cortar a unha do esporão, localizada na parte interior da pata.
  7. Para finalizar o corte da unha, dê o acabamento com uma lixa;
  8. Não deixe de dar pequenos pedaços de bifinhos para recompensar o momento;

 

atencao-cortar-unhas-cachorroDica especial: Se você não está se sentindo seguro para cortar a unha do seu cão, leve-o para um profissional.

A melhor maneira de aprender é consultar um médico veterinário ou tosadores profissionais para que, pessoalmente, eles possam ensinar como é a maneira correta. 

Walt Disney World irá permitir a presença de cães em seus hotéis pela primeira vez

por Andrezza Oestreicher — publicado 16 out 2017 - 18:24

Pela primeira vez os hotéis e resorts do complexo Disney passaram a aceitar famílias hospedem também seus cachorros de estimação.

O Disney’s Yacht Club Resort, Disney Port Orleans Resort – Riverside, Disney’s Art of Animation Resort e o Disney’s Fort Wilderness Resort, todos localizados em Orlando, na Flórida, abriram suas portas ontem, dia 15 de outubro, para receber também hóspedes caninos.

Os animais não podem circular por todas as áreas dos hotéis e os quartos onde eles podem se hospedar com suas famílias ficam em andares específicos,

 » Read more about: Walt Disney World irá permitir a presença de cães em seus hotéis pela primeira vez  »

Instituto Luisa Mell recebe a visita da estrela teen Larissa Manoela

por Andrezza Oestreicher — publicado 16 out 2017 - 9:33

Depois do resgate dos 135 cães feito por Luisa Mell, com o apoio da polícia e de uma superequipe, em um canil de Osasco, o Instituto Luisa Mell recebeu o apoio e visita de diversas celebridades que ficaram tocados com a situação dos animais.

Na última sexta-feira, dia 13 de outubro, mais uma celebridade foi até o Instituto. Dessa vez foi a atriz e cantora Larissa Manoela que esteve no local conhecendo as instalações e todos os animais que são ajudados por lá.

 » Read more about: Instituto Luisa Mell recebe a visita da estrela teen Larissa Manoela  »

Cachorro foge de casa e participa de casamento em Teresina

por Fabio Sakita — publicado 15 out 2017 - 20:14

O Pit bull Hulk foi a estrela do casamento entre Luiza e Lucas. O cachorro entrou na igreja, que fica no bairro de São Cristóvão, Zona Leste de Teresina, na noite de quinta-feira(12), participou da cerimônia e até posou para fotos como se fosse convidado.

Na semana passada, contamos o caso de Snoop que invadiu um casamento e foi adotado pelos noivos. Neste caso Hulk já tem uma família porém seus donos haviam viajado e eles conseguiu escapar.

 » Read more about: Cachorro foge de casa e participa de casamento em Teresina  »

deixe seu comentário:
Siga o Portal do Dog
Últimas notícias

Walt Disney World irá permitir a presença de cães em seus hotéis pela primeira vez

por Andrezza Oestreicher — publicado 16 out 2017 - 18:24

Pela primeira vez os hotéis e resorts do complexo Disney passaram a aceitar famílias hospedem também seus cachorros de estimação.

O Disney’s Yacht Club Resort, Disney Port Orleans Resort – Riverside, Disney’s Art of Animation Resort e o Disney’s Fort Wilderness Resort, todos localizados em Orlando, na Flórida, abriram suas portas ontem, dia 15 de outubro, para receber também hóspedes caninos.

Cães já podem se hospedar em quatro hotéis do complexo Disney em Orlando. (Foto: Reprodução / Petcha / Disney Parks Blog)

Os animais não podem circular por todas as áreas dos hotéis e os quartos onde eles podem se hospedar com suas famílias ficam em andares específicos, tudo para que tanto os cães quanto pessoas que possuem alergia ou outros problemas tenham mais comodidade e tranquilidade durante sua estadia.

Cada quarto poderá hospedar no máximo dois cachorros por vez e os animais serão muito bem recebidos nos resorts. No momento do check-in, os cães receberão um kit de boas-vindas do Pluto que inclui: esteira e tigelas para comida e água, uma etiqueta de identificação, sacolas descartáveis ​​de plástico, almofadas de cachorro, e mapas de locais para caminhar com os cachorros e uma etiqueta para porta indicando que tem um animal de estimação no quarto.

A taxa cobrada pela presença de cada animal será de 75 dólares por noite no Disney Yacht Club e 50 dólares por noite nos outros três resorts Disney abertos para cães. Essas taxas destinam-se a cobrir os custos de limpeza.

Os cães irão receber um kit de boas-vindas do Pluto no momento do check-in. (Foto: Reprodução / Petcha / Disney Parks Blog)

No complexo Disney você encontra ainda a Best Friends Pet Care, uma instalação de serviço completo para animais de estimação. O Local funciona como creche, onde os cães podem ficar durante o dia enquanto seus tutores estão nos parques, e também funciona como hotel pet, onde os animais podem ficar hospedados por uma semana direto.

Para se hospedar nos hotéis Disney o cachorro deve estar com as vacinas em dia e espera-se que o animal seja bem comportado e que os tutores respeitem as áreas proibidas para pets.

Fonte: Disney Parks / Petcha

Instituto Luisa Mell recebe a visita da estrela teen Larissa Manoela

por Andrezza Oestreicher — publicado 16 out 2017 - 9:33

Depois do resgate dos 135 cães feito por Luisa Mell, com o apoio da polícia e de uma superequipe, em um canil de Osasco, o Instituto Luisa Mell recebeu o apoio e visita de diversas celebridades que ficaram tocados com a situação dos animais.

Na última sexta-feira, dia 13 de outubro, mais uma celebridade foi até o Instituto. Dessa vez foi a atriz e cantora Larissa Manoela que esteve no local conhecendo as instalações e todos os animais que são ajudados por lá.

A atriz e cantora Larissa Manoela se emocionou bastante durante visita ao Instituto Luisa Mell. (Foto: Reprodução / Stories Instagram @larissamanoela)

A ativista animal Luisa Mell foi quem recebeu pessoalmente a estrela teen e a acompanhou em um passeio por todo o Instituto, explicando o que acontecia em cada área e apresentando alguns dos 135 cães resgatados do canil em Osasco.

Durante o passeio, que foi mostrado ao vivo para o público através do Instagram de Luisa Mell, Larissa Manoela e também do Instituto Luisa Mell, a atriz se emocionou bastante ao conhecer a área de internação do local, onde se encontram os animais que estão com a saúde mais debilitada.

Larissa também se emocionou, desta vez de felicidade, ao ser apresentada a uma cadelinha que recebeu o seu nome. A Larissa Manoela peludinha é uma das matrizes que foi regatada em péssimo estado no canil de Osasco e recebeu o nome em homenagem à estrela teen.

Ao final da visita, Larissa Manoela fez uma doação para ajudar os animais resgatados. (Foto: Reprodução / Stories Instagram @larissamanoela)

Ao final da visita, a atriz e cantora, em uma parceria com o BRECHÓ KING, fez uma doação para ajudar a todos os animais que são cuidados pelo Instituto Luisa Mell.