31 dez 2015 - 21:27
thumbnail 1 summary

Técnica de enfaixar o cachorro pode ser alternativa para o medo de fogos

Alexandre Rossi conta com o auxílio de Barthô e Estopinha para demonstrar a técnica de enfaixamento.

Escrito por Samantha Kelly
Jornalista do Portal do Dog

Ano novo já virou sinônimo de fogos de artifício, o que para muitos cães significa estresse e medo. Por isso, os tutores estão sempre buscando alternativas para amenizar a situação e fazer com que o cão passe por esse momento barulhento da maneira mais segura possível.

Uma das técnicas muito comentadas ultimamente para acalmar o cachorro é a do enfaixamento. Sendo na verdade uma antiga prática, estudos mostram que aplicar pressão gentilmente em cães e gatos oferece um efeito calmante.

Alexandre Rossi, o especialista em comportamento animal mais famoso do Brasil e parceiro especial do Portal do Dog, explicou em um vídeo muito elucidativo um pouco sobre como a técnica funciona.

 

E esse negócio de enfaixar os cães para diminuir o estresse? Procurei falar um pouco sobre esse assunto. A técnica pode funcionar, mas é importante tomar alguns cuidados.

Posted by Alexandre Rossi on Segunda, 28 de dezembro de 2015

 

Para os que ficaram interessados, ela pode ser feita tanto com roupinhas especiais oferecidas no mercado pet, quanto com faixas de tecido encontradas em casa. Elas devem estar fixas no corpo do animal, porém sem causar aperto ou prejudicar a movimentação.

É importante testar antes da queima de fogos para saber se essa técnica se adapta ao seu pet e se ele se sente confortável. Cada cão é diferente e reage de forma única a diferentes situações.

O médico veterinário é o profissional indicado para ensiná-lo como enfaixar seu cão de uma maneira que não o coloque em perigo ou o deixe desconfortável.

O Portal do Dog possui uma matéria especial com diversas dicas para lidar com cães que têm medo de fogos (confira aqui).

Atenção: Devido ao medo, infelizmente muitos cães acabam se perdendo nessa época do ano. Como todo cuidado é pouco, apliquem microchip em seus cães e não esqueçam de colocar uma tag em suas coleiras com todas as informações de casa.

Principalmente durante a queima de fogos, verifique se todos os portões e portas estão devidamente fechados e se o cão se encontra em um local seguro.

 


  • Compartilhe


  • Receba as notícias do
    Portal do Dog no seu email!
    É gratuito!

    Deixe seu comentário