Leve o seu cão ao veterinário

O médico veterinário é o seu principal e maior aliado na manutenção e tratamento da saúde do seu cachorro

por Samantha Kelly — publicado 11 mar 2013 - 10:59

Recebemos muitas perguntas de donos com o mesmo tópico: meu cachorro está com x sintomas, o que devo fazer?

Queridos leitores, nós só temos uma resposta: Levem o seu cachorro ao veterinário! De preferência o mais rápido possível. O médico veterinário é o maior aliado na prevenção e tratamento de doenças e manutenção de um quadro saudável. Ele é o único que pode, baseado em todo o conhecimento arduamente adquirido na faculdade (curso este específico e completamente voltado para tratar o seu animal), prescrever medicamentos, diagnosticar e indicar o caminho a ser seguido em um tratamento. O seu veterinário, e só ele, irá fazer um exame físico no animal, escutar o seu relatório, prescrever e analisar exames laboratoriais, realizar procedimentos cirúrgicos, dentre outros.

Leve o seu cão ao veterinário! Foto: Reprodução/ Google Images

Leve o seu cão ao veterinário! Foto: Reprodução/ Google Images

Como jornalistas, nem se nós quiséssemos poderíamos auxiliar nessa questão. O que tentamos fazer aqui no Portal do Dog é ser um aliado contra a falta de informação, porém, nunca iremos substituir o cuidado e atenção do médico veterinário. Com responsabilidade e sempre pensando no bem estar dos cães e donos, construímos nossos artigos baseados em livros e publicações da área (impressas ou digitais) e indicações diretas de médicos veterinários.

Nossa indicação é que você tenha uma clínica veterinária de confiança, com estrutura boa e profissionais sérios, que funcione 24 horas. Deixe anotado em sua agenda os telefones e contatos do seu veterinário.

O ideal é que você leve o seu cachorro periodicamente ao veterinário para monitorar e acompanhar a saúde do seu cão. Como você precisa, de qualquer maneira, realizar normalmente os procedimentos básicos de manutenção, como vacinas, vermifugação e tosa, combine visitas de check up com o médico. Em casos especiais nos quais o cão necessita de um cuidado a mais, provavelmente o seu veterinário irá dar as coordenadas de como serão as visitas.

Conheça o seu cão: Preste atenção na rotina do animal, em sua condição física, psicológica e emocional. A qualquer mudança, sintoma diferente, não exite, vá ao veterinário. A maioria das doenças, se diagnosticadas cedo, têm muito mais chances de serem tratadas.

Quando se faz o compromisso de ter um animal, é de sua responsabilidade proporcionar a melhor qualidade de vida para o cão, o que inclui um ambiente com estrutura adequada, carinho, paciência e cuidados básicos. O ato de não levar o cachorro ao veterinário quando o mesmo está doente é negligência e considerado um crime.

deixe seu comentário:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *