Parvovirose em cães

Saiba tudo sobre a Parvovirose em cães: Transmissão, sintomas, diagnóstico, tratamento e como evitá-la.

por George Augusto — publicado 27 jan 2014 - 1:39

A Enterite Canina Parvoviral, mais conhecida como Parvovirose é uma enfermidade que acomete os cães e tem levado milhões a óbito todos os anos. Existem dezenas de subtipos do parvovírus, que causam doenças em várias classes de mamíferos, inclusive o Homem e o cão. Apesar disso, não se trata de uma zoonose, já que os vírus que atingem essas duas espécies, são distintos e específicos. Ela é causada pelo vírus que pertence à família Parvoviridae.

A Parvovirose canina pode atingir animais de diferentes idades, porém os cães mais novos (filhotes) são os mais acometidos por conta do seu baixo desenvolvimento imunológico. O parvovírus atinge principalmente o trato gastrointestinal do animal, como também, nos filhotes, afeta seriamente o músculo cardíaco, levando rapidamente a óbito.

 

Parvovirose em cães. Foto: Reprodução

Parvovirose em cães. Foto: Reprodução

 

Transmissão da Parvovirose

A forma de transmissão da Parvovirose pode se dar no ar (ao animal inspirar) ou também no contato do animal sadio com as fezes do animal infectado. O cão tem o hábito de lamber-se, como também aos outros, fazendo com que seu hábito seja uma porta de entrada para a famosa Parvovirose.

O vírus da Parvovirose é extremamente resistente no meio externo, sobrevivendo na maioria das vezes por até 6 meses. A erradicação dele no meio externo é praticamente impossível, já que o mesmo reside na superfície de plantas, solos e objetos, como: brinquedos de pet, sandálias e até mesmo na pata do animal. Um jeito bastante utilizado por proprietários para fazer a limpeza de casas e de canis é utilizando lixívia, porém não é totalmente eficaz para a erradicação do vírus da parvo.

 

Sintomas da Parvovirose

Os principais sintomas da Parvovirose, são: Vômito intermitente; diarréia bastante fétida e com presença de sangue; febre; falta de apetite; desidratação e depressão.

Na maioria das vezes, os cães chegam a óbito após 72 horas, por conta da forte desidratação devido ao vômito e a severa diarréia.

 

Diagnóstico da Parvovirose

O diagnóstico da doença só pode ser feito por um médico veterinário, pois o mesmo irá avaliar o caso, passando assim, exames laboratoriais, como: hemograma e exame de fezes para avaliar se há ou não a presença do vírus no bolo fecal.

 

Tratamento para Parvovirose

Infelizmente, atualmente não há tratamento eficaz que mate o vírus da Enterite Canina Parvoviral, a Parvovirose, entretanto, existem tratamentos de apoio escolhidos pelo médico veterinário na tentativa de uma melhora do animal. A melhora ou não do animal, depende principalmente do seu sistema imunológico, sabendo que, mesmo havendo uma melhora significante, o animal irá ainda ser portador do vírus da Parvo.

 

Como evitar Parvovirose

O melhor jeito de combater a Parvovirose é prevenir a mesma, fazendo a vacinação anualmente do seu cão. É bastante importante vacinar as fêmeas antes da cobertura, evitando assim, que seus filhotes contraiam a parvo ainda na barriga na mãe. Também é aconselhado que se um animal apresentar algum sinal clínico semelhante à o da parvo, isolar o mesmo e, chamar um médico veterinário para avaliar o caso e, se necessário, começar com a terapia medicamentosa.

Jamais tome decisões precipitadas medicando seu cão, pois com uma terapia errada pode piorar o quadro clínico levando rapidamente o seu animal a óbito. Procure sempre a opinião de um médico veterinário.

 

Atualização 07/12/2014, 22:57

 

Por: George Augusto von Schmalz Portella de Macedo

Ocupação: Acadêmico de Medicina Veterinária

Contato: [email protected]

Boneca Barbie vem acompanhada com cachorro que faz cocô e pá para a limpeza

por Andrezza Oestreicher — publicado 26 jul 2017 - 9:38

Apesar de atualmente já existirem inúmeras novidades quando o assunto é brinquedo infantil, a boneca Barbie ainda continua fazendo bastante sucesso e lançando novidades.

Batizada de “Barbie® Walk & Potty Pup” (Barbie passeio e pequeno filhote), a novidade da Barbie, uma boneca amada por crianças de várias gerações, vai agradar em cheio os amantes de animais.

A boneca vem agora acompanhada de um cachorrinho que ela precisa levar para passear para que ele faça as suas necessidades.

 » Read more about: Boneca Barbie vem acompanhada com cachorro que faz cocô e pá para a limpeza  »

Homem constrói cadeiras de rodas para cães com tubos de água de plástico

por Andrezza Oestreicher — publicado 25 jul 2017 - 18:18

Para os animais com deficiência física, a adoção é bem mais difícil de acontecer do que para os outros cachorros. Famílias chegam a abandonar seus cães depois que eles passam a ter esse tipo de problema, e algumas vezes o maio empecilho é a dificuldade e os custos para se obter uma cadeira de rodas para cachorro.

Em um abrigo de animais localizado em Tainan, cidade de Taiwan, os cães deficientes estão recebendo a ajuda de um amante de pets que passou a construir,

 » Read more about: Homem constrói cadeiras de rodas para cães com tubos de água de plástico  »

Alfie Allen leva cadelinha para evento e animal chama mais atenção do que os atores

por Andrezza Oestreicher — publicado 25 jul 2017 - 9:31

Famoso por interpretar Theon Greyjoy em Game of Thrones, personagem que desperta ódio, pena e até admiração entre os fãs da série, o ator Alfie Allen participou, no dia 21 de julho, da Comic Con de San Diego, onde se juntou a outros atores para falar sobre a nova temporada de GOT.

Porém, apesar de o personagem ter passado por bastante coisa e causar curiosidade quanto ao seu destino e a série,

 » Read more about: Alfie Allen leva cadelinha para evento e animal chama mais atenção do que os atores  »

deixe seu comentário:
Siga o Portal do Dog
Últimas notícias

Boneca Barbie vem acompanhada com cachorro que faz cocô e pá para a limpeza

por Andrezza Oestreicher — publicado 26 jul 2017 - 9:38

Apesar de atualmente já existirem inúmeras novidades quando o assunto é brinquedo infantil, a boneca Barbie ainda continua fazendo bastante sucesso e lançando novidades.

Batizada de “Barbie® Walk & Potty Pup” (Barbie passeio e pequeno filhote), a novidade da Barbie, uma boneca amada por crianças de várias gerações, vai agradar em cheio os amantes de animais.

A Barbie agora vem acompanhada de um cachorrinho que precisa passear para fazer cocô e também com um kit de limpeza. (Foto: Reprodução / Barbie® Walk & Potty Pup)

A boneca vem agora acompanhada de um cachorrinho que ela precisa levar para passear para que ele faça as suas necessidades. Além disso, um pequeno kit de pás também vem junto, para que as fezes do cão sejam recolhidas.

Se pensarmos que as crianças aprendem com os exemplos dos mais velhos e levam suas brincadeiras para a vida, essa é uma ótima forma de educarmos nossos pequenos e ensinar que devemos limpar as sujeiras de nossos amigos peludos.

Ao apertar o rabo, saem as fezes de brinquedo do cãozinho. (Foto: Reprodução / Barbie® Walk & Potty Pup)

Além da Barbie, do cachorrinho e das pás, a caixa do brinquedo inclui um potinho de comida e um petisco em forma de osso para o cão, além de pequenas fezes de plástico, que saem de dentro do cachorro (ao empurrar o rabinho do brinquedo) e precisam ser retiradas do chão com a ajuda do kit de pás.

Essa é uma forma bem legal e divertida de mostrar para os seus filhos como devemos cuidar de nossos bichinhos de estimação.

O brinquedo pode ajudar a ensinar para as crianças alguns cuidados básicos que devemos ter com os animais de estimação, como levá-los para passear e limpar a sujeira que eles fazem na rua. (Foto: Reprodução / Barbie® Walk & Potty Pup)

É, não somos só nós. A Barbie também precisa levar seu cãozinho para passear e fazer as necessidades e depois também precisa limpar toda a sujeira deles.

Homem constrói cadeiras de rodas para cães com tubos de água de plástico

por Andrezza Oestreicher — publicado 25 jul 2017 - 18:18

Para os animais com deficiência física, a adoção é bem mais difícil de acontecer do que para os outros cachorros. Famílias chegam a abandonar seus cães depois que eles passam a ter esse tipo de problema, e algumas vezes o maio empecilho é a dificuldade e os custos para se obter uma cadeira de rodas para cachorro.

Em um abrigo de animais localizado em Tainan, cidade de Taiwan, os cães deficientes estão recebendo a ajuda de um amante de pets que passou a construir, por vontade e iniciativa própria, cadeiras de rodas para aqueles bichinhos que têm dificuldade de locomoção.

Um homem está ajudando vários animais com deficiência em Taiwan. (Foto: Reprodução / Business Insider UK / Tech Insider UK)

Pan Chieh começou a fazer cadeiras de rodas para animais de abrigo depois que ele teve uma experiência pessoal. Um amigo resgatou e salvou um cachorro abandonado ferido. Depois de receber todos os cuidados médicos, constatou-se que o cão não conseguiria mais andar sozinho.

A clínica ofereceu uma cadeira de rodas para o animal, porém o preço era muito elevado e o salvador do cão não conseguiria pagar tudo. Para ajudar o amigo e o cão, Pan construiu uma cadeira de rodas para o animal.

“O primeiro cão se recuperou completamente depois de usar a cadeira de rodas, o que me deu muita confiança”, explicou Pan. O homem, que faz cadeiras de rodas para cães e gatos desde então, começou com ​​peças de madeira, que eram mais pesados, e finalmente chegou aos modelos atuais.

Ele faz cadeiras de rodas com tubos de água de plástico para cães e gatos. (Foto: Reprodução / Business Insider UK / Tech Insider UK)

Feitas com tubos de água de plástico, e conectadas por articulações, os novos modelos de cadeiras de rodas construídos por Pan chegam a custar menos de um terço do preço dos modelos disponíveis no mercado.

Além de bem mais baratas, as cadeiras de rodas feitas por Pan são leves e o material utilizado permite que o homem personalize as cadeiras de acordo com as necessidades específicas de cada animal.

Pan e sua namorada passam os fins de semana visitando diversos abrigos e casas em que vivem animais para ver os animais que precisam de suas cadeiras de rodas. Eles cobram apenas o valor dos produtos utilizados na construção das cadeiras e nos casos de cães abandonados o casal oferece tudo de forma gratuita.

O homem conhece os animais que estão precisando das cadeiras e constrói cada peça com a ajuda de sua namorada. (Foto: Reprodução / Business Insider UK / Tech Insider UK)

De acordo com o casal, as cadeiras de rodas produzidas pro eles ainda não são os modelos perfeitos para os animais e podem ser melhoradas, mas o trabalho deles, que é feito com muito amor, está ajudando a mudar e salvar as vidas de muitos bichinhos em Taiwan.

Fonte: Business Insider UK