Piometra em cadelas

Saiba tudo sobre Piometra, doença infecciosa que ocorro no útero das cadelas

por Samantha Kelly — publicado 13 fev 2013 - 1:09

O que é a piometra?

O termo Piometra, se divido em duas palavras de origem, Pio significa pus e Metra significa útero. Piometra é uma infecção bacteriano que ocorre no endomédio (tecido que reveste a parede interna do útero) das cadelas devido a um estímulo hormonal prolongado.

Tal invasão bacteriana é facilitada pelo acúmulo de líquido no lúmen uterino e as glândulas endometrais, em conjunto com da diminuição da contratilidade do miométrio que é causada pelo hormônio progesterona.

As bactérias que estão no útero podem passar pela corrente circulatória e se instalar nos rins. É essa debilitação nos rins que geralmente leva as cadelas à óbito.

Pode acontecer com cadelas de todas as idades, apesar de ser mais comum em cadelas que possuem a partir de 5 anos em diante. Os sinais clínicos costumam aparecer em média de 1 a 2 meses depois do cio.

Como se está injetando hormônio no corpo da cadela, injeções anticoncepcionais também provocam piometra em cadelas.

A Piometra pode ser aberta ou fechada:

Aberta – Ocorre com a presença de corrimentos vulvares purulentos, geralmente após 2 meses que a cadela entrou no cio.

Fechada (colo uterino fechado) – Nesse caso, o processo infeccioso é muito silencioso porque não há o corrimento, o que pode ser mais perigoso, já que o dono muitas vezes só percebe a doença quando ela está em um estágio mais avançado.

 

Esquerda: Cadelas sem piometra. Direita: Cadelas com piometra. Foto: Reprodução

 

 

Sintomas da piometra

– Pus pode ou não escorrer da vagina / vulva (nem sempre a fêmea com piometra possui discarga vulvar)

– Discarga vulvar com líquido espesso, escuro e fétido.

– Aumento da sede / aumento da micção

– Alargamento do abdômen como o útero se enche de pus

– Letargia

– Falta de apetite

– A perda de peso

– Alargamento do abdômen

– Febre

– Desidratação

– Os sinais clínicos são variáveis de animal para animal de estimação

 Sua cadela está com algum desses sintomas. O que fazer? Levar urgentemente no veterinário.

 

Diagnóstico de Piometra

O diagnóstico da piometra é feito a partir de exames laboratoriais, exames físicos e análise do histórico da cadela.

Uma ultrasonografia para checar o tamanho e a espessura do útero, assim como o tipo de secreção que está acumulada no lúmen uterino.

Hemograma completo normalmente mostra uma contagem elevada de células de defesa, compatíveis com a infecção.

Os exames bioquímicos que analisam a função renal indicarão o comprometimento dos rins.

 

Tratamento da Piometra

Caso a sua cadela seja diagnosticada com piometra, deve-se agir imediatamente buscando oferecer cuidados incluindo uso intravenoso de fluidos e antibióticos para equilibrá-la. Uma vez que a cadela for estabilizada, o tratamento de emergência é a ovariohisterectomia (remoção do útero e dos ovários) e o procedimento deve ser feito o quanto antes para evitar uma septcemia (infecção generalizada) ou insuficiência renal.

 

Prevenção da Piometra

A única forma de prevenir contra a piometra é a castração, pois dessa maneira se está tirando tanto o estímulo quanto o local onde essa infecção irá acontecer.

 

Vídeo interessante

Confira o vídeo da TVUOL que também explica mais sobre a Piometra em cadelas.

 

 

 

 

Fonte Online

Info Escola

 

Fonte Impressa

Larousse – Do cão ao cãozinho

Dr. Rousselet-Blanc


Rottweiler salva vida de menino que teve uma convulsão durante a madrugada

por Andrezza Oestreicher — publicado 21 jul 2017 - 9:48

Apesar de ser tachado como uma raça violenta e perigosa, um Rottweiler foi o responsável por ajudar um menino com autismo e depois a salvar a sua vida.

Enzo é um menino de seis anos que tem autismo. Ele e sua família vivem em Ibaté, São Paulo. Quando a criança fez dois anos de idade, os pais levaram para casa um cão da raça Rottweiler. Quiron era um ano mais novo que Enzo e,

 » Read more about: Rottweiler salva vida de menino que teve uma convulsão durante a madrugada  »

Com o dia dos pais chegando, confira as melhores dicas de presentes para os papais de cachorro

por Samantha Kelly — publicado 20 jul 2017 - 19:12

Dia dos pais tem que incluir os papais de cachorro. Pensando nisso, a Doguim, loja do Portal do Dog especializada em apaixonados por animais, oferece uma série de produtos lindos e cheios de design desenvolvidos para pais de peludo.

Com a proximidade do dia 13 de agosto, nós listamos as melhores dicas de presentes para os super pais apaixonados por seus filhos de quatro patas.

Não deixe para última hora para garantir o presente perfeito para os papais de cachorro.

 » Read more about: Com o dia dos pais chegando, confira as melhores dicas de presentes para os papais de cachorro  »

Apesar da falta de recursos financeiros, morador de rua não abandonou seu amigo peludo

por Andrezza Oestreicher — publicado 20 jul 2017 - 18:30

Gilberto é um homem bem simples e que vive nas ruas. Ele não tem recursos financeiros nem para si mesmo, mas cuida com todo amor e carinho do seu cachorro, um fofo SRD que vive com ele.

Um dia, andando pelas ruas, Gilberto estava atravessando a rua com o cão, quando de repente, por algum motivo, o cão quis voltar no meio do caminho. Nesse momento, um carro atropelou o cachorrinho, que sofreu um machucado bem grave em uma das patas.

 » Read more about: Apesar da falta de recursos financeiros, morador de rua não abandonou seu amigo peludo  »

deixe seu comentário:
Siga o Portal do Dog
Últimas notícias

Rottweiler salva vida de menino que teve uma convulsão durante a madrugada

por Andrezza Oestreicher — publicado 21 jul 2017 - 9:48

Apesar de ser tachado como uma raça violenta e perigosa, um Rottweiler foi o responsável por ajudar um menino com autismo e depois a salvar a sua vida.

Enzo é um menino de seis anos que tem autismo. Ele e sua família vivem em Ibaté, São Paulo. Quando a criança fez dois anos de idade, os pais levaram para casa um cão da raça Rottweiler. Quiron era um ano mais novo que Enzo e, apesar do receio por conta do que as pessoas falavam em relação à raça do cachorro, ele e a criança se deram muito bem rapidamente.

Enzo e Quiron são amigos há quatro anos. (Foto: Reprodução / G1 / Rhozana Diniz Menzani)

O cachorro chegou na casa da família pouco tempo depois que Enzo tinha sido diagnosticado com autismo. De acordo com os pais do menino, o cachorro o ajudou bastante, principalmente na socialização da criança. “Foi a melhor coisa que a gente fez, porque eles se tornaram melhores amigos e se deram superbem e ajudou muito na socialização do Enzo, desde pequeno”, contou Rhozana Diniz Menzani, mãe do Enzo, para a EPTV.

Um tempo depois, o menino foi diagnosticado também com adrenoleucodistrofia, uma doença rara e degenerativa que evolui naturalmente. “A síndrome destrói a capa da mielina, que faz a ligação entre os neurônios. Então, aos poucos a doença compromete os sentidos e movimentos dele. Agora ele já está sem visão e também já não caminha mais”, explicou o pai de Enzo, Nino Menzani.

Há pouco tempo, o cachorrão Quiron, hoje com cinco anos de idade, provou para a família que chegou para proteger não só a casa, mas também o seu melhor amigo Enzo.

O cão ajudou bastante na socialização do menino, que tem autismo. (Foto: Reprodução / G1 / Felipe Lazzarotto/ EPTV)

No meio de uma madrugada, o cão começou a fazer muito barulho na janela do quarto dos pais do menino. Rhozana se assustou e se levantou para ver o que tinha acontecido com o animal. Nesse momento ela passou pelo quarto do filho, onde escutou um barulho também estanho.

Ao entrar, ela viu que seu filho estava tento uma convulsão, coisa que nunca tinha acontecido com ele. Quando Quiron começou agir de forma desesperada, pensei: ‘será que ele está passando mal?’ Porque ele teve dor de ouvido recente, porém já estava bem. Na dúvida, saí correndo do quarto para ver o que estava acontecendo e foi quando vi meu filho tendo uma convulsão. Ele e meu filho estavam fazendo o mesmo barulho, como se estivessem urrando”, explicou a mulher.

Rhozana, que é técnica de enfermagem, imediatamente pegou o seu filho no colo. Ao perceber que ele tinha parado de respirar, a mulher o colocou de volta na cama, fez massagem e respiração boca a boca. O menino voltou a respirar e foi levado para um hospital.

O cão também salvou a vida de Enzo ao perceber que ele não estava bem e acordar seus pais. (Foto: Reprodução / G1 / Felipe Lazzarotto/ EPTV)

O menino fez exames e hoje se recupera bem em casa. Para os pais, Enzo só está vivo graças ao cachorro. Foi graças ao Quiron que eu consegui socorrer meu filho, até porque eu não esperava que isso fosse acontecer. Se não fosse ele, meu filho não estaria mais aqui. Quiron é um anjo da guarda”, disse a mamãe Rhozana.

Fonte: G1

Com o dia dos pais chegando, confira as melhores dicas de presentes para os papais de cachorro

por Samantha Kelly — publicado 20 jul 2017 - 19:12

Dia dos pais tem que incluir os papais de cachorro. Pensando nisso, a Doguim, loja do Portal do Dog especializada em apaixonados por animais, oferece uma série de produtos lindos e cheios de design desenvolvidos para pais de peludo.

Com a proximidade do dia 13 de agosto, nós listamos as melhores dicas de presentes para os super pais apaixonados por seus filhos de quatro patas.

Não deixe para última hora para garantir o presente perfeito para os papais de cachorro. Acesse a Doguim aqui e confira todos os nossos produtos.

 

1) Pais de cachorro (coleção família)

Nossa super coleção ”Família Pet” focada nos pais de cachorro permite que os tutores possam personalizar completamente os produtos, com ilustrações caninas lindas e exclusivas.

Dentre as opções de personalização estão mais de 70 raças caninas (incluindo 8 variações para os queridos vira-latas), até 5 raças por produto com inclusão do nome do pet e 6 cores de fundos (verde, azul, roxo, salmão, rosa e amarelo).

Clique aqui para conferir as canecas, squeezes, almofadas e canecas de chopp disponíveis.

 

2) Lançamento Canecas de Chopp

Temos uma série de opções, fresquinhas para o dias dos pais, com temas divertidos e carinhosos, especialmente para os papais que curtem uma gelada.

Clique aqui para conferir todas as canecas de chopp.

 

3) Fotos e ilustrações personalizadas

Como qualquer apaixonado por pet, nós queremos a fotinho dos nossos filhos em tudo. Na Doguim você pode ter a foto do seu pet personalizada com ilustrações especiais.

Clique aqui para conferir as ilustrações disponíveis.