22 jan 2013 - 9:09

Queda de pelo em cachorros, é normal?

Queda de pelos em cachorro. O que fazer para evitar a queda de pelos? É normal o cachorro perder tanto pelo? Descubra tudo o que você precisa saber sobre queda de pelo em cães.

Escrito por Samantha Kelly
Jornalista do Portal do Dog

Independente da raça, todos os cães soltam pelos! A única diferença é que alguns soltam mais e outros menos. Neste artigo, separamos todas as informações que você precisa saber sobre queda de pelos em cachorros.

Soltar pelos é uma forma dos cachorros eliminarem os pelos danificados e deixar que novos cresçam no lugar. Danos podem ocorrer pelos mais variados motivos, como fatores ambientais, de saúde, shampoos e muitos outros.

O pelo do seu cão passa por fases de crescimento e a duração dessas fases determina o quão frequente o seu cachorro vai soltar pelo.

Queda de pelo nos cachorros. Foto: Reprodução


Top 15 raças de cachorro que soltam MENOS pelo


Top 15 raças de cachorro que soltam MAIS pelo

 

Fases de crescimento do pelo do seu cão:

Anágena: Fase em que pelo novo irá crescer.

Catágena: Fase de transição na qual o pelo para de crescer e a camada que envolve a raiz se agarra ao pelo.

Telógena: Fase de repouso na qual o pelo não cresce nem cai.

Exógeno: O pelo cai  e os folículos voltam à fase Anágena de crescimento.

 

Porque alguns cães soltam menos pelo do que outros?

Cães que soltam menos pelo são aqueles que a pelagem tem uma fase maior de crescimento, transição e repouso e consequentemente uma fase menor de queda.

 

Perda de pelo sazonal

Os cães geralmente perdem o pelo do inverno a primavera e então para o verão ganham uma pelagem mais leve e curta. No outono o ciclo é revertido, já que o cão perde a pelagem curta e leve do verão para ganhar uma que proteja mais para os meses de frio intenso do inverno.

A mudança é mais óbvia em cães que possuem uma Dupla Pelagem, ou em outras palavras um sub-pelo denso, como os da raça Collie. Essas raças não só tem sobrepelo longo e protetor, como um subpelo fino e isolante.

 

O que fazer com a queda de pelo de seu cão?

Uma das atitudes mais importantes que você pode fazer é manter sempre uma pelagem saudável, incluindo uma higiene adequada e escovação, assim como uma dieta saudável .

A frequência vai ser determinada de acordo com o tipo de pelo que o seu cão tem, assim como o tipo de escova.

Escovar o pelo do seu cachorro remove o pelo que já caiu, evitando que ele caia no ambiente ou crie nós.

Fora isso, é um tempo que você dedica exclusivamente para o seu cão, criando uma conexão especial.

A queda de pelo natural é positiva para o cão que com esse processo se mantém saudável e protegido.

 

Doenças que podem influenciar na queda de pelo no seu cachorro

Conhecer o seu cachorro e saber como o ciclo de queda de sua pelagem normalmente se comporta é importante para que o dono possa identificar o que é um padrão comum de queda e o que é anormal.

Em casos de queda de pelo anormal, confira os fatores que podem influenciar:

 

  • Parasitas (ex.: pulgas)
  • Infecções fungais ou bacterianas
  • Reações alérgicas à comida
  • Problemas relacionados aos rins, fígado e tireóide.
  • Gravidez
  • Determinados medicamentos
  • Trauma auto-induzido com lambidas e mordidas à área.
  • Cancer
  • Doenças imunológicas
  • Queimadura de sol
  • Contato com substâncias causticas ou que possa irritar a pele.

 

Quando é hora de levar ao veterinário?

De preferência, se você notar algo diferente no comportamento do seu cão, é sempre bom levar ao veterinário para que ele possa examinar o seu pet.

Abaixo alguns sintomas que o dono deve sempre prestar atenção:

 

  • Irritação da pele, incluindo vermelhidão, inchaços, manchas ou cicatrizes
  • Feridas abertas de qualquer tipo
  • Carecas ou afinamento do pêlo
  • Pelo seco que sai facilmente
  • Coceira
  • Constantes lambidas no local onde o pelo caiu

 

Fontes:

Vetinfo.com

VetStreet.com

Aspca.org


  • Compartilhe


  • Receba as notícias do
    Portal do Dog no seu email!
    É gratuito!


    Deixe seu comentário
    • Regina Warlet

      Excelente matéria. Tenh um Cocker Spaniel Inglês com dois anos. Gostaria que publicassem matérias sobre os olhos dos cães e como evitar/ prevenir a cegueira, glaucoma, etc.

    • plinio ferreira damico

      boa noite, tenho um labrador e ele está soltando muito pelo, só d passar a mão já sai uma tufa de pelo ,ele não apresenta nem uma reação anormal, o que me preocupa é que na pelagem dele fica uns tufos e quando vou tira-lo saem como um bolo de algodão ,gostaria de ter uma resposta antes de leva-lo ao veterinário, desde já agradeço.

    • Luana

      Eu tenho um filhote mestiço de labrador com vira lata ele tem 21 dias 11/09 ele tomou 1ml de vermex hoje ele amanheceu com pelo sltando porque?

      • Carlos Davi Franco de Oliveira

        Tenho um fox paulistinha de 1 ano e meio, está soltando muito pelo, em algumas partes do corpo fica totalmente descoberto e muito vermelho com irritação.
        O que devo fazer?

    • Luana

      Alguem me ajuda com quanto meses ele tem que tomar a vacina?

      • Avatar

        De mês em mês tem que vacinar mais lembrar e da mesma data.

    • mara

      tive recentemente um tratamento com doses orais de iodo, sendo um material radioativo pode ter prejudicado meu cachorro, pois ele teve contato direto comigo, e notei que o pelo ta caindo muito, o que pode ter acontecido?

    • Sidineia

      Tenho uma vira lata malhada e esta soltando muito pelo,pode ser leshimaniose?

    • jessica

      ola! me chamo Jessica, meu cachorro recentemente comeu sabonete, fizemos a retirada e os pelos começaram a cair logo em seguida ele vomitou bastnte , fizemos o tratamento, mas os pelos continuam a cair fora do normal, ainda por cima deixando carecas no local. o que eu faço?

    • Pingback: Saiba como lidar com a queda de pelo do seu cão » 6 Patas()

    • Jeferson Cardeal Alecrim

      eu tenho um cachorro maltes e ele e muito agitado ja que ele e filhote claro rsrs, mas ele tenta morde muito as pessoas com seus dentinhos parece fofo mas pode ser um problema quando crescer eu sei mas quando bricamos com ele morde morde e morde e normal filhote morde?

      obs:eu acho que quando um filhote e pequeno ele tem que fortalece o dente posso dar um briquedo se for o caso

    • FelipeGomes

      Ola,minha cadela esta com o pelo áspero e sai quando passa a mão, isso é algum problema?

    • Andreia

      ola tenho um cachorrinho não sei ao certo a idade dele pois meu marido o recolheu da rua, faz uns dois meses. Ele esta perdendo pelos logo acima das patinhas traseiras, verifiquei por algum tempo mas não o vi coçando, ontem fui dar banho nele e conforme eu jogava água e na hora de secar os pelos dele saiam em grande quantidade, como nunca tive nenhum cachorro nãos ei se é doenças. A alguns dias atras um cachorro maior foi brincar com ele e acabou machucando ele e minha mão deu um pedacinho de um remedio q ela toma pra coluna será que foi isso??

    • Joelma Cristina

      Oi, boa tarde, gostaria de elogiar o site parabéns!!!!!!

    • ediuzia l m barbosa

      tenho uma cadela coke spener de 1 ano a dos dias fui da baho nela c o champoo snout anti pulga e condicionador e carrapacida 3 em 1 so q depois notei q o pelo dela estar caindo mt como nunca vi antes estou preocupada n sei se foi o champoo ela n come comida so raçao pedigre elequilibrio p raça pequena

      ela n fica na rua e cachorro de ficar dentro e casa nunca tive esse tipo de problema c ela. gostaria q me desse uma resposta a respeito trato dela c todo cuidado.. se poder me dar uma dica p q o problema dela seja resolvido.. c uma urgencia agradeço a compreençao, estou mt preocupada c isso.

    • ediuzia l m barbosa

      tenho uma cadela coke spener de 1 ano a dois dias fui da um banho

      nela c o champoo snop anti pulca e condicionador e carrapacita so q depois disso o pelo dela estar caindo mt, isso nunca aconteceu c ela estou mt preocupa pois ela sio vive dentro de casa navai p rua trato dela c maior carinho e isso q estar me preocupando .. so o q estar o pelo dela estar caindo mt peço uma ajuda p solucionar o problema. ela n apresenta nenhuma reaçao anormal.. apenas a queda msm do pelo n sei sei o q fazer gostaria e uma sugestao sua c urgencia.. melhor leva la ao veterinario? mais se vcs tiverem uma soluçao q possa me ajudar eu agradeço e fico desde ja aguardando uma resposta de vcs,

    • Estela cruz

      muito obrigado pelas orientações dadas,sou mãe de pet de primeira viagem e fiquei muito assustada com a quantidade de pelos que ele está soltando e ainda carecas,ele ainda fica coçando e lambemdo o local afetado.agora ele está medicado.curto demais esse portal pois tira todas minhas dúvidas.
      abraço.

    • jessica

      ola meu nome é Jjessica ,tenho um pit bul, e no corpo dela apareceu algumas feridas e ela não para de cair o pelo e ela não para de se cosar o que devo fazer?

    • Amanda

      Ola , meu cão é um boxer branco , esses dias ele estava tossindo muito por ele ser muito sensivel , ele estava gripado , dei um remedios para infecção de garganta e ele melhorou mais agora esta soltando muito pele , o pelo dele nao esta ralo e nem careca mais ele esta soltando muito pelo , sera que foi o remedio ou isso é normal ?

    • Vivi Trevisan

      oi tenho uma pinscher de 4meses, o pêlo dela ta caindo no meio das costas e fazendo tipo uma caspa (casquinhas secas), nao sei do que, pq ela fez tratamento para giardia e tosse, mas ta bem disso e agora começou isso de cair o pêlo, a veterinaria deu um shampu mas nao ta resolvendo, nao sei se é a ração pq ela nao ta mais querendo comer ja trocamos e nada, por favor me ajudem.

    • Clovis Leandro Nahring

      Meu cão esta soltando pelo somente em algumas regiões. Percebi que debaixo do pêlo que cai, tem uma espécie de ferida na pele. Como se fosse uma casquinha seca. A gente passa a mão, parece uma sujeira. Mas quando passa a unha o pêlo cai inteiro e fica na pele. São pontos pequenos , na cabeça, na barriga, nas costas. O que pode ser?