Raiva canina

Raiva Canina (chamada também de hidrofobia). Conheça os sintomas, como identificar se o seu cachorro está com raiva, tratamento e prevenção.

por George Augusto — publicado 12 dez 2013 - 12:47

A raiva, chamada também de hidrofobia, é uma enfermidade causada por um vírus da família Rhabdoviridae do gênero Lyssavirus que acomete mamíferos e merece ter uma atenção redobrada, pois é uma zoonose (doença transmitida do animal para o Ser Humano). Além disso, em 99% dos casos, tem um prognóstico fatal.

O vírus acomete primeiramente o sistema nervoso, em seguida, afetando as glândulas salivares, que provoca no animal uma salivação excessiva, o que é uma característica dessa doença.

Causas da Raiva

raiva canina

Raiva Canina. Foto: Reprodução / Google

A causa primordial de transmissão é o contato da saliva do animal enfermo no sadio. As formas de difusão da doença são: mordidas do animal acometido pela raiva em outros, lambida em regiões expostas, como feridas, ou seja, qualquer lugar onde a saliva entre contado com o sangue do animal, assim, ocorrendo a passagem do vírus.

Diferente do que muitos pensam, a raiva pode ser transmitida antes mesmo do animal apresentar seus sinais clínicos, por isso, é sempre bom evitar receber mordidas do seu pet mesmo sendo de brincadeira.

Sintomas

Os sintomas da doença, como dito anteriormente, podem demorar a aparecer. Quando o vírus da raiva atinge o sistema nervoso, os animais apresentam um quadro clínico típico que é: uma mudança brusca no comportamento do animal, como inquietação, agressividade, depressão; o latido do animal apresenta rouquidão; também apresenta um comportamento atípico, em que aparenta morder o ar; salivação excessiva (sialorréia); apresenta também fotofobia (sensibilidade a qualquer tipo de luz); hidrofobia (medo de água); paralisia das patas posteriores; dificuldade de engolir e mudança nos hábitos alimentares. Na maioria dos casos os animais morrem em poucos dias, pois não ingerem líquido e nem comem corretamente.

O diagnóstico de raiva pode ser errôneo, já que existem outras doenças com a sintomatologia bastante parecida, principalmente as doenças virais. Se seu animal apresentar sintomas parecidos procure um Médico Veterinário para que possa ser feito uma avaliação mais especializada. Não tome atitudes precipitadas, peça a opinião de um profissional.

Como previnir a Raiva

A prevenção pode ser 100% eficaz. Existe atualmente a vacina anti-rábica que serve para evitar a possível futura doença. Por isso, é indispensável a vacinação a partir do 4º mês de vida do animal e deve ser repetida anualmente.

Existem outros pontos que você pode colaborar com a erradicação da doença, como: Evitar criar animais silvestres, que poderão transmitir a doença; não permitir a saída de seu animal para rua, pois pode ser contaminado por outros animais; façer a castração do seu cão, para evitar a super população de cães nas ruas; não entrar em contato com cães que você não conhece, evitando assim, uma mordida e, conseqüentemente, a transmissão da doença e manusear qualquer cachorro com o uso de focinheira.

Tratamento

O tratamento, infelizmente, ainda é ineficaz , já que depois que o animal é acometido não há como reverter o quadro. Existem tratamentos que aliviam os sintomas do animal, porém não o curam. O melhor jeito de evitar a doença é a prevenção, através de vacinas e precauções.

Mais informações sobre a Raiva Canina:
Raiva Canina – Wikipédia
Quadro Clínico da Raiva em Animais – Governo do Estado de São Paulo

 

Por: George Augusto von Schmalz Portella de Macedo

Ocupação: Acadêmico de Medicina Veterinária

Contato: [email protected]

Cachorro faz cirurgia para restaurar visão e tem reação linda ao ver sua tutora

por Andrezza Oestreicher — publicado 19 ago 2017 - 18:35

O amor entre um cão e seu tutor ou tutora é uma coisa pura e extremamente especial. E para os amantes de animais, qualquer esforço vale a pena quando estamos lutando pelo bem-estar de nossos queridos cachorros.

A catarata nos cães pode ser bem diferente dos humanos e dependendo do caso e da idade do animal é tarde demais para corrigir o problema e a cirurgia nem sempre é bem sucedida.

Por conta das complicações que podem acontecer durante um procedimento cirúrgico,

 » Read more about: Cachorro faz cirurgia para restaurar visão e tem reação linda ao ver sua tutora  »

Cachorro encontra caixa misteriosa e todos ficam surpresos com o conteúdo

por Andrezza Oestreicher — publicado 19 ago 2017 - 9:28

O cachorro Aragon foi resgatado e encaminhado para um lar temporário. Todos os dias, a voluntária que está cuidando do cão caminha por uma região de montanhas na Grécia procurando animais abandonados, pois essa é uma área onde muitos animais são deixados para morrer.

Em um dos dias dessa caminhada, o cachorro Aragon foi levado junto. Eles estavam andando por uma direção quando, de repente, o cão começou a puxar a mulher para o outro lado.

 » Read more about: Cachorro encontra caixa misteriosa e todos ficam surpresos com o conteúdo  »

Cachorro se apaixona por sete filhotinhos de gato e cuida de todos eles

por Andrezza Oestreicher — publicado 18 ago 2017 - 9:17

Apesar de ainda muita gente acreditar que cães e gatos não se gostam, está cada vez mais comum ver grandes e fortes amizades entre esses animais. E o caso de amor entre um cãozinho e filhotes de gato pode provar isso.

A tutora de duas gatinhas estava servindo na Marinha e precisou viajar. Ela deixou seus animais com uma amiga, a usuária da rede social Imgur que possui alguns cachorros, mas ninguém ficou preocupado quanto a isso e todos os animais se deram bem.

 » Read more about: Cachorro se apaixona por sete filhotinhos de gato e cuida de todos eles  »

deixe seu comentário:
Siga o Portal do Dog
Últimas notícias

Cachorro faz cirurgia para restaurar visão e tem reação linda ao ver sua tutora

por Andrezza Oestreicher — publicado 19 ago 2017 - 18:35

O amor entre um cão e seu tutor ou tutora é uma coisa pura e extremamente especial. E para os amantes de animais, qualquer esforço vale a pena quando estamos lutando pelo bem-estar de nossos queridos cachorros.

A catarata nos cães pode ser bem diferente dos humanos e dependendo do caso e da idade do animal é tarde demais para corrigir o problema e a cirurgia nem sempre é bem sucedida.

Ao ver sua tutora, a cadelinha foi andando diretamente até ela. (Foto: Reprodução / Little Things / WTSP Tampa)

Por conta das complicações que podem acontecer durante um procedimento cirúrgico, muitos tutores preferem não correr o risco e não mandam seus cães para cirurgia, principalmente quando não influencia na qualidade de vida do animal.

Porém, quando soube que existia a possibilidade fazer sua cadelinha Aurora voltar a enxergar, sua tutora não mediu esforços para conseguir arrecadar o valor da cirurgia, que custou 4.500 dólares.

Aurora, uma cadelinha que havia sido resgatada, nasceu com catarata nos dois olhos e, com dois anos de idade, era jovem o suficiente para ser um candidato interessante para a cirurgia.

O encontro foi emocionante e cheio de amor. (Foto: Reprodução / Little Things / WTSP Tampa)

A apaixonada tutora da cadelinha então se esforçou bastante para conseguir arrecadar e juntar todo o valor da cirurgia e teve uma linda recompensa quando sua Aurora conseguiu ver.

O encontro entre as duas após a cirurgia, quando finalmente Aurora conseguia enxergar de forma clara, não poderia ter sido mais emocionante. A cadelinha foi para os braços de sua mamãe e a lambeu bastante, se aninhando em seus braços cheia de amor.

Fonte: Little Things

Cachorro encontra caixa misteriosa e todos ficam surpresos com o conteúdo

por Andrezza Oestreicher — publicado 19 ago 2017 - 9:28

O cachorro Aragon foi resgatado e encaminhado para um lar temporário. Todos os dias, a voluntária que está cuidando do cão caminha por uma região de montanhas na Grécia procurando animais abandonados, pois essa é uma área onde muitos animais são deixados para morrer.

Em um dos dias dessa caminhada, o cachorro Aragon foi levado junto. Eles estavam andando por uma direção quando, de repente, o cão começou a puxar a mulher para o outro lado. Ele certamente estava ouvindo ou sentindo alguma coisa.

Aragon encontrou uma caixa com quatro gatinhos abandonados. (Foto: Reprodução / Bored Panda / Second Chance Animal Rescue Society)

A mulher decidiu seguir o instinto do cachorro. Até que ele parou em um local onde estava uma caixa largada no chão. Ao abrir a caixa veio a surpresa. Quatro pequenos filhotes de gato estavam lá dentro.

Os gatinhos eram apenas mais alguns dos animais que costumavam ser largados na região para morrer. Porém, esses tiveram muita sorte. Eles foram encontrados por Aragon e resgatados pela mulher que estava cuidando dele.

Os animais foram resgatados e o cão passou a cuidar dos filhotes. (Foto: Reprodução / Bored Panda / Second Chance Animal Rescue Society)

“Nós estávamos andando com Aragon perto da montanha, na verdade planejando um vídeo sobre o grande número de animais abandonados lá, quando Aragon começou a nos puxar para outra direção – basicamente ele foi o salvador”, contou a voluntária.

Chegando em casa, a mulher teve uma nova surpresa, Aragon se aproximou bastante dos pequenos gatinhos e passou a cuidar deles. “Aragon tem curiosidade sobre os gatinhos e, desde o primeiro momento em que os viu, teve uma necessidade constante de mantê-los todos juntos e de limpá-los”, afirmou ela.

Aragon é o melhor papai que os gatinhos poderiam ter. (Foto: Reprodução / Bored Panda / Second Chance Animal Rescue Society)

Os filhotes, que ganharam o melhor papai que poderiam, estão bem e serão todos colocados para adoção.

Fonte: Bored Panda