19 dez 2013 - 1:33

Vermes em cães

Vermes em cachorros: O que são os vermes, seu sintomas e qual o tratamento.

Escrito por George Augusto
Acadêmico de Medicina Veterinária

É muito comum ouvirmos falar sobre vermes em cães. Esses parasitas acometem animais em geral, independente da idade ou raça. Dependendo da classificação eles apresentam um formato, porém, todos eles são invertebrados e endógenos, ou seja, protozoários que habitam o interior do animal. O verme pode se localizar em diferentes locais no organismo do animal, como: Coração (dirofilariose), estômago, rins, pulmões, esôfago, olho, intestino, fígado e até mesmo no cérebro do hospedeiro.

verme caes

Cachorro com verme. Foto: Reprodução / Google

O parasita quando se instala no corpo do animal pode causar sérios danos, pois os mesmos causam lesões tanto no órgão onde se encontram, quanto na vida do paciente, já que eles produzem substâncias tóxicas. Às vezes, um tratamento medicamentoso contra uma doença pode ser ineficaz, dependendo do tipo e da carga parasitária do animal. Isso acontece por conta dos vermes presentes no animal. Existem milhares de tipos de vermes e com diferentes tipos e causas de contaminação. No entanto, nos cães existem três tipos mais conhecidos que são:

Ancilóstomo: A presença dele ocorre mais em áreas quentes e úmidas, porém, isso não impede dele se apresentar em áreas de temperaturas diferentes. O Ancilóstomo é encontrado principalmente em filhotes, pois na maioria das vezes, ele é transmitido no momento da amamentação através do leite materno. Esse parasita se hospeda no intestino delgado, se alimentando, principalmente, do sangue do mesmo. O diagnóstico pode ser feito através de exame laboratorial de fezes, com o intuito de encontrar a presença de ovos de Ancilóstomo, assim, facilitando a escolha do medicamento próprio.

Ascarídeos: Esse verme aparece principalmente em filhotes, porém em adultos também acontece e, na maioria das vezes, não apresentam sinais clínicos. O animal pode ser contaminando tanto no momento da gestação, através da placenta, quanto no momento em que a boca do cão entra em contato com o solo onde é encontrada grande parte dos ovos. O diagnóstico pode ser feito com o auxilio do exame de fezes.

Giárdia: A Giárdia pode acometer tanto os seres humanos quanto os cães. Ele é transmitido principalmente pela água contaminada, ou seja, água que contém ovos desse protozoário. A melhor profilaxia é não permitir que o animal beba água de rios, poças de água e lagos. O diagnóstico pode ser feito através de exames laboratoriais.

Sintomas de vermes em cachorros

Os principais sintomas que podem aparecer em seu cão são: animal com o corpo aparentemente abaixo do peso e com a barriga bem inchada; diarréia sanguinolenta ou não; o animal apresenta uma expressão melancólica; presença de vermes nas fezes; o animal se alimenta bem, porém não se observa nenhum ganho de peso. É importante ressaltar que dependendo do tipo de verme, o seu cão irá apresentar uma sintomatologia diferente.

Tratamento de vermes

O tratamento da verminose consiste na administração de vermífugo, pois ao mesmo tempo em que ela tem a função de erradicar os vermes, ela tem a função profilática. O mais indicado é que o proprietário leve seu cãozinho para um Médico Veterinário, pois ele irá prescrever o vermífugo correto para o combate do determinado protozoário.

Mais informações sobre Vermes em cães:
Vermes – Wikipédia

 

Por: George Augusto von Schmalz Portella de Macedo

Ocupação: Acadêmico de Medicina Veterinária

Contato: [email protected]


  • Compartilhe


  • Receba as notícias do
    Portal do Dog no seu email!
    É gratuito!


    Deixe seu comentário
    • Anizia

      minha cadelinha vira latas ta caindo muito pelos e isso vem acontecendo a muito tempo, cai muitos pelos isso é normal me ajudem

      • ♫ Auriane S. Brito ♫

        É melhor vc levá-la ao veterinário. É mais seguro.