Abatimento, cansaço

por Samantha Kelly — publicado 8 jul 2012 - 15:36

Um cansaço ordinário que advém de um dia de caça, de esporte ou de jogos pode causar abatimento temporário. Um sono reparador acaba rapidamente com ele. No entanto, se o cansaço parecer permanente ou frequente, mesmo após um esforço de pequena amplitude, ele é mais sério. Pode ser o sinal de uma doença e especificamente ter origem em uma afecção cardíaca crônica, como a insuficiência mitral do cão idoso, ou ainda em uma anemia, em uma infecção microbiana ou parasitária, como a piroplasmose.

 

SINTOMAS:

O cão fica prostrado, reage pouco ou não reage aos estímulos visuais, sonoros ou olfativos habituais. Ele tende a dormir o tempo todo, levanta-se às vezes para dar alguns passos em direção a outro lugar, onde se deita, esgotado.

 

CUIDADOS:

Meça a temperatura retal, que deve se situar entre 38 e 39 C. A febre é uma das causas frequentes de abatimento. Verifique a cor da urina e controle os excrementos. No caso de uma fêmea, verifique se não há corrimento vulvares e busque a data do cio precedente. Se o estado de fraqueza se prolongar por mais de 24 horas, leve seu cão ao veterinário.

deixe seu comentário: