É bastante comum vermos animais como cães farejadores auxiliando bombeiros e equipes de buscas a encontrar pessoas desaparecidas em diversas situações diferentes, inclusive após desastres naturais, como os terremotos que aconteceram no México neste mês de setembro.

Os cachorros são muito utilizados nesses trabalhos por conta da junção de suas habilidades naturais com adestramentos específicos que recebem de humanos. Muita gente ainda critica o uso desses animais em serviço, mas os cães farejadores fazem uma diferença muito grande na hora de encontrar e salvar vidas.

A cadela Frida ajudou a salvar a vida de 12 pessoas após o terremoto do dia 7 de setembro. (Foto: Reprodução / O Globo / Edgard Garrido / Reuters)

Após o terremoto que aconteceu no dia 7 de setembro e que atingiu de forma mais forte a cidade de Oaxaca, três cachorros que auxiliavam a equipe de buscas foram os responsáveis por encontrar 41 corpos que estavam em meio aos escombros e salvar 12 pessoas, que foram resgatadas com vida graças aos cães.

Na quarta-feira, 20 de setembro, um dia após o forte terremoto que atingiu a Cidade do México, um cão farejador ajudou uma menina que estava há mais de 20 horas presa nos escombros do que antes era a sua escola. Como só ele conseguia alcançá-la, o animal levou uma mangueira com água até a menina.

Para participarem de buscas e meio a escombros, como aconteceu após os terremotos no México, os cães farejadores usam equipamentos específicos de proteção, como óculos e sapatilhas para proteger as patas. Caso algum destes animais venha a se machucar, como aconteceu com uma cadelinha que teve um ferimento na pata após entrar nos escombros e encontrar uma vítima, eles recebem os cuidados necessários imediatamente. Neste caso, o animal recebeu uma limpeza no ferimento e teve a pata enfaixada e a vítima encontrada por ele foi resgatada.

Fonte: O Globo