Adenovirose em cães

Não tão conhecida por tutores, existem dois tipos principais de Adenovírus canino, que são: O tipo 1 e o tipo 2. Saiba mais sobre a Adenovirose em cães

por George Augusto — publicado 24 maio 2014 - 11:14

A adenovirose é uma doença não muito conhecida pelos tutores de cães domésticos, por não ter uma divulgação ampla como outros tipos de moléstias que costumam infectar esses animais. Por conta disso, muitas vezes acontece que ela seja passada despercebida. A adenovirose merece ter uma atenção especial pelos criadores, pois um cão acometido com a doença pode ir a óbito.

 

Principais causas da adenovirose

Existem vários fatores que podem causar o aparecimento da adenovirose em cães. Uma das principais causas é o contato direto entre cães, onde os animais infectados transmitem a doença para os sadios. Outro ponto que é bastante propício para o aparecimento da doença é a higienização do ambiente em que o animal vive. A principal causa para o aparecimento da adenovirose é a queda na imunidade do pet. Isso se dá devido à má alimentação, ao manejo inadequado do animal e a administração de remédios inadequados.

 

Tipos de adenovirose

Existem dois tipos principais de Adenovírus canino, que são: O tipo 1 e o tipo 2.

 

Adenovírus canino do tipo 1 (CAV-1): Esse primeiro tipo de adenovírus é o principal causador da doença Hepatite Infecciosa Canina (HIC). Essa doença é de origem infecto-contagiosa e acomete principalmente cães filhotes e não vacinados.

Os principais sinais clínicos dessa moléstia, são:

– Diarréia com ou sem presença de sangue;

– Febre intensa;

– Dor abdominal;

– Icterícias (mucosas amareladas);

– Fígado aumentado de tamanho;

– Depressão;

– Perda de peso.

– Em casos mais severos, prostração e morte do animal.

 

Adenovírus canino do tipo 2 (CAV-2): É o causador principal da doença chamada “Tosse dos Canis”, também popularmente chamada de Gripe Canina. Essa moléstia é extremamente contagiosa, causando sérios danos ao sistema respiratório do animal, sendo bastante encontrada em aglomerações de cães.

Os principais sinais clínicos dessa enfermidade, são:

– A tosse intensa (sendo a mais percebida pelos tutores);

– Tentativas de vômitos;

– Depressão;

– Resistência ao esforço físico;

– Respiração forçada;

– Apatia.

 

O diagnóstico da Adenovirose deve ser feito por um profissional médico veterinário. É feita a anamnese junto ao proprietário, como também, o exame clínico do animal. Normalmente o médico veterinário opta pelo o exame laboratorial para confirmação do diagnóstico.

O tratamento para a adenovirose é feito através de terapia medicamentosa escolhida pelo médico veterinário da sua confiança. Não se deve, de maneira alguma, medicar o animal sem o acompanhamento de um profissional habilitado, pois o quadro do animal pode ter ruma piora significante, levando o mesmo a óbito.

A prevenção dessas doenças consiste na vacinação anual do seu pet. Jamais deixe de vacinar seu animal. É importante que o animal seja levado a um profissional para a avaliação, e em seguida, à vacinação. Outro ponto importante para a prevenção da adenovirose, é não permitir que o animal sadio entre em contato com animal que não se sabe a procedência. O manejo adequado do seu animal pode evitar, de modo significante, o aparecimento do vírus. Consulte rotineiramente um médico veterinário.

 

Adenovirose em cães. Foto: Reprodução

Adenovirose em cães. Foto: Reprodução

 

Por: George Augusto von Schmalz Portella de Macedo

Ocupação: Acadêmico de Medicina Veterinária

Contato: [email protected]

Tosadora abre sua loja na madrugada para ajudar um cachorro encontrado em péssimas condições

por Andrezza Oestreicher — publicado 21 out 2017 - 18:33

Cachorros abandonados podem chegar a um estado terrível por conta da falta de cuidados. Isso fica ainda pior no caso dos animais peludos, pois os pelos vão crescendo, se emaranhando, e isso pode trazer graves consequências para os cães.

Na Flórida, nos Estados Unidos, um casal passeando de carro viu um cachorrinho na rua. Ao chegar mais de perto eles puderam perceber que o animal não estava perdido. Pela situação de negligência que o cão estava,

 » Read more about: Tosadora abre sua loja na madrugada para ajudar um cachorro encontrado em péssimas condições  »

Cachorro faz xixi em homem na rua e acaba ganhando um lar

por Andrezza Oestreicher — publicado 21 out 2017 - 9:38

Este mês, um vídeo bastante engraçado com um cachorro fez muito sucesso nas redes sociais. As cenas mostram um homem sentado no chão tranquilamente mexendo no celular, até que um cachorro chega, cheira o homem e faz xixi nas costas dele. Ao sentir o xixi, o homem toma um susto e se levanta rapidamente pegando na blusa e dá um chute no ar, em direção ao cachorro.

Algumas pessoas criticaram bastante o homem, que se chama Heinze Sánchez e tem 27 anos,

 » Read more about: Cachorro faz xixi em homem na rua e acaba ganhando um lar  »

Cães encontrados em uma situação terrível juntos esperam ser adotados por uma mesma família

por Andrezza Oestreicher — publicado 20 out 2017 - 9:36

Os cachorros Jefe e Jericho foram encontrados juntos em uma situação de negligência terrível. Desde o primeiro momento, os membros da equipe da Arizona Humane Society, organização de proteção animal que resgatou a dupla, perceberam que os cães, apesar de diferentes, eram grandes amigos e companheiros.

Os dois cachorros, um Chihuahua de 2 anos chamado Jefe bem extrovertido e um belíssimo Pastor Alemão de três anos de idade chamado Jericho, estavam no quintal de uma casa nos Estados Unidos,

 » Read more about: Cães encontrados em uma situação terrível juntos esperam ser adotados por uma mesma família  »

deixe seu comentário:
Siga o Portal do Dog
Últimas notícias

Tosadora abre sua loja na madrugada para ajudar um cachorro encontrado em péssimas condições

por Andrezza Oestreicher — publicado 21 out 2017 - 18:33

Cachorros abandonados podem chegar a um estado terrível por conta da falta de cuidados. Isso fica ainda pior no caso dos animais peludos, pois os pelos vão crescendo, se emaranhando, e isso pode trazer graves consequências para os cães.

Na Flórida, nos Estados Unidos, um casal passeando de carro viu um cachorrinho na rua. Ao chegar mais de perto eles puderam perceber que o animal não estava perdido. Pela situação de negligência que o cão estava, ele havia sido abandonado e não recebia cuidados há algum tempo.

O animal foi encontrado em uma situação de total abandono. (Foto: Reprodução / Bored Panda / Facebook BGE Grooming)

Seus pelos estavam enormes e tão cheios de nós que o cão quase não conseguia andar.

O casal, que não podia ficar com o cão durante a noite, fez um apelo nas redes sociais pedindo socorro para que alguém ajudasse o cachorro. Foi aí que apareceu Kari Falla, que é tosadora de cachorro.

Kari percebeu que o cão em questão precisava urgentemente de cuidados e então abriu seu “salão” meia-noite para dar o tratamento que o pobre cachorro tanto precisava.

Cão tomou banho e recebeu uma bela tosa nos pelos. (Foto: Reprodução / Bored Panda / Facebook BGE Grooming)

“Eu sabia que era ruim, mas nada me preparava para o que vi”, disse Kari, que trabalhou incansavelmente até 3 horas da manhã para deixar o cãozinho limpo e livre daquele peso de pelos que ele estava carregando.

Após dar banho e tosar o cachorro, Kari o levou ao veterinário. O cão, que agora se chama Lucky, foi encontrado cego e surdo, mas agora está se recuperando em um lar temporário. Quando estiver 100% pronto, o animal será colocado para adoção.

Após se livrar do peso de pelos que carregava, o cão também recebeu cuidados médicos. (Foto: Reprodução / Bored Panda / Facebook BGE Grooming)

Fonte: Bored Panda

Cachorro faz xixi em homem na rua e acaba ganhando um lar

por Andrezza Oestreicher — publicado 21 out 2017 - 9:38

Este mês, um vídeo bastante engraçado com um cachorro fez muito sucesso nas redes sociais. As cenas mostram um homem sentado no chão tranquilamente mexendo no celular, até que um cachorro chega, cheira o homem e faz xixi nas costas dele. Ao sentir o xixi, o homem toma um susto e se levanta rapidamente pegando na blusa e dá um chute no ar, em direção ao cachorro.

Algumas pessoas criticaram bastante o homem, que se chama Heinze Sánchez e tem 27 anos, pela tentativa de agressão após o xixi. Porém, além de não ter agredido o cão, o homem acabou adotando o cachorro que fez xixi nele.

O cachorro foi até o homem discretamente e fez xixi nas costas dele. (Foto: Reprodução / Vídeo / Extra)

“Eu estava mexendo no celular. Ia responder uma mensagem e estava concentrado sentado no chão. Nem o vi chegar. Ele se aproximou devagar e eu só senti aquele negócio quente e tomei um susto. Quando olhei, vi que ele tinha feito xixi. Fiquei indignado com aquilo”, contou o homem.

“Muita gente me criticou por ter chutado ele. Mas não pegou não. Eu retraí a perna na hora. Foi uma reação do momento e não tive a intenção de machucá-lo. Ainda chegou outro cachorrinho perto e eu falei ‘viu o que o teu amigo fez comigo?’”, explicou Heinze.

Apesar de não ter agredido o cão de fato, o homem ficou com peso na consciência por ter brigado com o animal. Então, ele decidiu ir atrás do cachorro na rua onde tudo tinha acontecido.

O cãozinho agora tem um lar e um papai humano que está lhe dado muito carinho. (Foto: Reprodução / Facebook Heinze Sánchez)

“Quando o encontrei, chamei e ele veio abanando o rabo. Estava começando a chover. Fiquei brincando um tempo com ele e depois resolvi levá-lo para casa. Ele se aproximou de mim. É muito dócil, fica grudado, chora quando saio de casa. Faz algumas bagunças na casa do vizinho, mas é um bom cachorro”, contou Heinze agora bem feliz.

O homem escolheu um nome bem especial para o seu cãozinho, Enzo. “Dei esse nome porque sempre falava que quando eu tivesse um filho, se chamaria Enzo. Agora está comigo, alimentado e limpinho”, contou o novo tutor, que já publicou muitas fotos do novo membro da família nas suas redes sociais.

Fonte: Extra